quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Nove mil toneladas de sementes são entregues pela Prefeitura e Governo a agricultores de São Luís

A entrega de sementes, fertilizantes, adubos e kits de irrigação para as comunidades Cassaco e Rio dos Cachorros beneficia mais de 500 agricultores e segue politica do prefeito Edivaldo para a área

Sementes de milho fazem parte dos insumos entregues nesta quarta-feira (10)Produtores da capital estão sendo beneficiados com insumos e equipamentos agrícolas que permitem o aperfeiçoamento de suas atividades diárias. Como parte da política de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar em São Luís, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, entregou insumos agrícolas a produtores familiares e pequenos produtores agrícolas da capital. A entrega ocorreu na manhã dessa quarta-feira (10), na comunidade rural Cassaco. A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, tem investido fortemente em políticas públicas visando o crescimento da zona rural da capital.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) se uniu à Secretaria da Agricultura Familiar, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), para realizar a ação que tem como objetivo garantir a autonomia e soberania dos agricultores do Agropolo da capital. Foram entregues oito toneladas de sementes de milho, uma tonelada de sementes de arroz, dois kits de irrigação - um para a comunidade Cassaco e outro para a comunidade Rio dos Cachorros - além de uma tonelada de fertilizante, adubo e ureia, que beneficiam mais de 500 agricultores familiares cadastrados pela Semapa.
O fornecimento desses insumos aos produtores locais soma-se a outras iniciativas já implementadas pelo prefeito Edivaldo com esse objetivo. O vice-prefeito Julio Pinheiro reforçou a importância do apoio do município e das parcerias para o desenvolvimento econômico da cidade. "A Prefeitura inicia o ano com a entrega das sementes aos produtores rurais, que chegam em boa hora, com o período chuvoso. Isto vai auxiliar na produção da agricultura familiar, levando em conta que São Luís é uma das poucas capitais brasileiras com uma produção agrícola expressiva. Estamos considerando esse dado de forma vantajosa ao investir na aquisição de insumos importantes como esses, que facilitam o trabalho dos produtores da capital", disse Julio Pinheiro.
"Estamos continuamente trabalhando em parceria com a Prefeitura de São Luís, que através da Semapa tem contribuído significativamente para o incentivo e fortalecimento da agricultura local. Hoje são mais de 10 toneladas de insumos, como as sementes, fertilizantes e adubo, visando à melhoria do setor e aumento da produção rural, que hoje graças a esse trabalho contínuo, abastece as feiras e supermercados da capital", explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Márcio Honaiser. 
O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, reforçou o objetivo do investimento. "Estamos, juntos, construindo uma política de desenvolvimento agrário para a nossa cidade, que é uma das poucas do Brasil com produção rural na capital. Sob a orientação do prefeito Edivaldo, através de parcerias, estamos driblando a crise e investindo em ações como essas. Assim, vamos avançando no fortalecimento dessa política e beneficiando cada vez mais os produtores", destacou o secretário.
PARCERIA
Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), os produtores das comunidades do Cassaco e Rio dos Cachorros contam agora cada um com seu próprio kit de irrigação, que contribuem para aumento da produção e variedade de alimentos.
"Essa parceria sinaliza que estamos no caminho certo, fazendo com que a Ilha de São Luís, que tem um potencial grande em produção agrícola familiar, possa ser desenvolvida e fortalecida cada vez mais, gerando renda e empregabilidade para a população do campo, incentivando ainda o comércio de produtos saudáveis que vão para a mesa do consumidor", reforçou o secretário adjunto da SAF, Chico Sales.
AÇÕES
Somente ano passado, a Prefeitura beneficiou cerca de duas mil famílias de agricultores com a entrega de aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes de hortaliças. 25 mil mudas de alface, couve, pimentão, mamão e manga; três toneladas de sementes de feijão; cinco mil mudas de juçara precoce; e quatro toneladas de ração para peixes.
Lauro Cardoso, agricultor da comunidade Cassaco, sente-se assistido e com sentimento de gratidão pela ação realizada. "Hoje São Luís é uma área forte em produção agropecuária. Eu fico muito agradecido aos nossos governantes de poder ver nossa zona rural crescendo e saber que meus filhos terão um bom futuro trabalhando no campo", disse.
A Prefeitura coloca ainda à disposição dos produtores agrícolas, equipamentos para dar assistência técnica no trabalho do campo, que são um caminhão refrigerador para transporte de hortifruti, tratores, 15 kits de irrigação, uma pick up 4x4, caminhões 3x4, freezers, além de diversos equipamentos periféricos para trator (como pulverizadores, enxadas rotativas, retroescavadeira agrícola, grades armadoras, roçadeiras de arrasto, semeadoras de 400L e uma plaina dianteira).
Estiveram presentes ainda na solenidade o deputado federal Rubens Pereira Junior, o gestor regional metropolitano de São Luís pela Agerp, Adelmo Soares, o secretário adjunto de Articulação Política do Estado, Julio França, e os vereadores de São Luís, Joãozinho Freitas e Edson Gaguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário