sábado, 20 de janeiro de 2018

“O Juventude, Esporte em Ação é um projeto de interação social”, diz jovem mediador em encontro com governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino recepciona jovens do programa "Juventude, Esporte em Ação". (Foto: Karlos Geromy)
 
“Me sinto muito feliz, muito contente de fazer com que as pessoas da minha comunidade vivenciem algo positivo, de ver a alegria e o brilho no olho de cada criança, adolescente e jovem do meu bairro”. O relato cheio de entusiasmo é do jovem Hugo Cruvel, mediador do projeto Juventude, Esporte em Ação no bairro do Coroadinho que participou de encontro com o governador Flávio Dino na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio dos Leões.
Hugo é um dos 64 jovens escolhidos a partir da realização das edições do projeto, que ocorre desde o mês de setembro de 2017, nas comunidades Anil, Vinhais, Coroadinho, Vila Embratel, Alemanha e Liberdade e que acontecerá até fevereiro com mais duas edições nos bairros da Cidade Olímpica e Vila Luizão.
 
Os jovens recebem uma bolsa mensal e têm a missão de atuar como agentes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto nas comunidades, após as duas semanas de execução da atividade pelo Instituto Formação em parceria com o Governo do Estado.
O projeto é desenvolvido pelo Instituto Formação, em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), de Esporte e Lazer (SEDEL) e com patrocínio dos Supermercados Mateus, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Os jovens mediadores foram recepcionados pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões, e conversaram sobre as experiências do projeto e os impactos sociais que as atividades geram nas comunidades, bem como sobre a missão que os mesmos têm como agentes responsáveis pela continuidade da ação nos bairros.
“O Juventude Esporte em Ação é um projeto de interação social. É uma experiência ímpar onde jovens, adolescentes e crianças estão tendo uma vivência diferenciada de esporte e educação dentro da sua própria comunidade”, contou Hugo Cruvel ao relatar ao governador Flávio Dino, como as atividades do projeto tem impactado na vida das pessoas que delas participam.
Jovem mediadora no bairro do Vinhais, Ariadne Cantanhede conta que as atividades tem sido uma verdadeira descoberta para muitas crianças e adolescentes da sua comunidade. “Muitos deles nunca tinham tido nenhum contato com esportes como rugby, badminton, handebol e agora estão tendo a oportunidade. Então nós estamos conseguindo levar um pouco de alegria para cada bairro”, relata.
Iniciado no mês de setembro e já tendo contemplado seis bairros de São Luís, o Juventude, Esporte em Ação já beneficiou mais de 3 mil pessoas com as atividades esportivas e educativas oportunizando lazer, diversão e educação por meio do esporte, tornando-se uma política pública que contempla várias áreas da inclusão social, como bem destacou o governador Flávio Dino após testemunhar os relatos dos jovens mediadores.
 
“O projeto é uma política de autoestima para a juventude, que abre um caminho diferente de prevenção à violência, com a difusão de bons valores e a construção da cultura da paz e da valorização dos direitos humanos. É um modo de congregar a juventude em cada bairro em torno de um propósito comum”, ressaltou o governador.
A secretária Tatiana Pereira ressalta que o projeto tem um impacto social amplo, pois além de levar atividades esportivas e educativas para os bairros, também consegue mobilizar e formar jovens educadores esportivos para realizar ações na sua própria comunidade. “As atividades esportivas conseguem movimentar não só a juventude, mas toda uma comunidade e, além disso, o projeto ainda qualifica jovens para atuar dentro do próprio bairro, tornando-os protagonistas na valorização da sua comunidade”, destacou.
Para a presidente do Instituto Formação, Regina Cabral, o Juventude, Esporte em Ação possibilita, principalmente, a integração dos jovens com a sua comunidade e com as outras comunidades que integram as ações do projeto. “A prática de ser um mediador educador esportivo possibilita que esses jovens se relacionem mais com sua própria comunidade e também tenham uma integração com jovens de outros bairros. É um grande movimento que envolve, qualifica e mobiliza a juventude”, relatou.
Ainda de acordo com o governador Flávio Dino, a ação já tem continuidade garantida para esse ano e com a ampliação do número de bairros e de jovens que serão beneficiadas. “Nós vamos não só continuar o projeto em 2018, como ampliar para mais oito bairros, chegando a 16 bairros contemplados com as ações, com 128 jovens monitores e milhares de jovens, crianças e adolescentes que vão participar das atividades, para que, assim, nós tenhamos a continuidade do que marca o nosso governo, que é a luta contra a desigualdade social e a geração de oportunidade para todos”, concluiu Flávio Dino, que ainda conheceu as atividades praticadas pelos jovens.
A recepção aos jovens mediadores do projeto Juventude, Esporte em Ação contou, ainda, com a presença do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Hewerton Carlos Rodrigues, do presidente do Procon Maranhão, Duarte Jr. e de representante do Grupo Mateus.
07765_foto_kge_juventude_esporte_em_acao_5_4478878488232784781

Nenhum comentário:

Postar um comentário