quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Governo do Estado leva Bloco da Saúde para Viva Beira-Mar

 
O Bloco da Saúde, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforçou a orientação sobre o uso do preservativo e outras medidas preventivas contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nesta quarta-feira (7) com uma blitz educativa no VIVA, na Beira Mar. A ação foi realizada em parceria com a unidade, vinculada ao Procon, que recebe uma média de três mil pessoas por dia.
 
“Com o Bloco da Saúde continuamos a falar de prevenção, assim como fazemos durante todo o ano. Infelizmente, a infecção por HIV/Aids tem crescido em todo o país, sobretudo entre o público jovem, que tem se desprevenido. Aproveitamos o período de carnaval para alertar sobre a prevenção e a importância do uso do preservativo”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Acompanhada de uma banda, as equipes distribuíram e colocaram à disposição no local 14.400 preservativos masculinos, dois mil femininos e dois mil géis lubrificantes. “Além dos serviços que já oferecemos, hoje, estamos oferecendo prevenção. Fazer esse projeto em parceria com a SES é fundamental, pois estamos orientando os cidadãos, distribuindo preservativos, que, de acordo com a pesquisa do Procon, foi o item que apresentou maior diferenciação de preço. Aqui a distribuição é gratuita”, destacou o presidente do VIVA/Procon, Duarte Júnior.
Segundo a chefe do Departamento de DST/Aids da SES, Jocélia Frazão, a iniciativa no VIVA integra um esforço maior de reforçar a importância da prevenção no período carnavalesco em todo o estado, a exemplo de ações realizadas na área central de São Luís e em cidades do interior, como Cururupu, onde uma equipe permanece até a quinta-feira (8), orientando a população.
 
“Nesse período, retomamos o trabalho de prevenção com a população. Hoje, fazemos mais uma ação para o cidadão dentro do VIVA, que vem resolver alguma questão de cidadania, de documentação e aproveita para adquirir o preservativo gratuitamente. Dessa forma, a fortalecemos a política de prevenção”, ressaltou.
As pescadoras Elenilda Gomes, de 30 anos, e Cleidiane Barros, de 31, foram ao VIVA resolver pendências documentais e aproveitaram para levar alguns preservativos. “É muito bom ter esse tipo de ação para ajudar a nos prevenir. O principal é evitar muitas doenças. Muitas mulheres engravidam também porque o parceiro não tem. Aqui pegamos gratuitamente”, disse Elenilda Gomes.
Cleidiane Barros lembrou que a distribuição ajuda as mulheres a serem protagonistas também na relação. “Além de evitar a gravidez, evita muitas doenças. Muitos homens não estão nem aí para isso. Nós, mulheres, que temos que nos cuidar. Hoje em dia, tem muita doença por aí”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário