segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Informações da Câmara Municipal de São Luís

 Tombamento do prédio da Câmara Municipal
inviabiliza algumas obras, diz Astro de Ogum

“Houve realmente problemas na estrutura da Câmara, em decorrência das fortes chuvas que se abateram sobre São Luis, mas sessão da última quarta-feira não foi realizada  por falta de quórum e não em função dessa questão, uma vez que o plenário estava propício para os trabalhos legislativos normais”.

A declaração é do presidente da Câmara Municipal de São Luis, vereador Astro de Ogum (PR), ao rebater críticas de que teria havido problemas na estrutura da Câmara e devido a isso a sessão não tenha ocorrido. 

Ele enfatizou que “já realizamos muitos trabalhos de recuperação na infraestrutura do prédio, como  no próprio  plenário, na copa, no gabinete da presidência e em outros setores. O problema é que o imóvel, além de ser muito antigo, é tombado pelo Iphan e não se pode realizar qualquer  intervenção sem a devida autorização do órgão federal”, destacou Astro.

De acordo com Astro de Ogum, é complexa a situação para se estabelecer reformas estruturais num prédio tombado, sob pena de punição. Ele lembra que teve de retirar o letreiro que identificava o legislativo municipal, por imposição do Iphan, que estabeleceu até multa diária, se a identificação da Casa parlamentar permanecesse.

“Há ocasiões em que o comunicador, no afã de sair na frente com a notícia, esquece de buscar informações na fonte e acaba cometendo injustiça. No caso da Câmara, temos boa vontade  em reformar, mas esbarramos na legislação do Iphan e aí, acabamos por sofrer duplamente. Com a paralisação e com as críticas, muitas das vezes infundadas”, ressaltou Astro de Ogum.
Prefeitura garante a construção
da Bíblia ainda este ano
O vereador Pavão Filho (PDT) tem se mostrado bastante satisfeito com a garantia do prefeito Edivaldo Holanda Junior da construção do Memorial da Bíblia na Praça da Bíblia, ainda este ano. A solicitação foi feita pelo parlamentar pedetista no ano passado, por meio do requerimento nº 617/2017, aprovado pela Câmara Municipal de São Luís.
“O Memorial da Bíblia é uma homenagem à palavra de Deus, na qual estão estabelecidas as nossas regras de fé e práti8ca para uma vida de santidade em Jesus Cristo”, enaltece o vereador do PDT e acrescenta: “o Memorial da Bíblia deverá dispor de toda infraestrutura necessária para receber da melhor maneira todos os seus visitantes.
Para sua concretização, o Memorial contará com a contribuição das diretorias do Instituto Carlos Castelo Branco – AME São Luís. Associação de Ministérios do Evangelho (AME), Associação dos Homens de negócios e UNIPAS. Essas instituições solicitam que o auditório seja intitulado “José Carlos Castelo Branco”, e que se comprometem em administrar e se responsabilizar pela manutenção do Memorial.

Penha visita Casa Bom Samaritano
conhece atividades do DJOMA
O vereador Raimundo Penha visitou, no sábado (24), a Casa da Acolhida o Bom Samaritano, localizada no bairro Mato Grosso, zona rural de São Luís, e que é mantida pelo Desafio Jovem do Maranhão (DJOMA).
No espaço, são desenvolvidas ações de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas; e tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos, assim como apoio às suas famílias.
“Foi um dia de muito aprendizado. A prevenção ao uso de drogas é um tema que exige união e esforços de toda sociedade. O DJOMA está de parabéns pela iniciativa de reativar este espaço", afirmou o parlamentar, que visitou o local atendendo convite do Desafio.
A Casa está recebendo serviços de recuperação e, em breve, terá capacidade para atender e internar para tratamento até 30 jovens, além da realização de atividades preventivas com crianças, adolescentes e suas famílias.
Também participou da visita presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís, Janicelma Fernandes
Desafio Jovem do Maranhão é uma Instituição sem fins lucrativos, criada em 1987,, que tem por finalidade desenvolver atividades terapêuticas, numa perspectivas prático pedagógica e social para a recuperação de crianças e adolescentes a nível de prevenção e ações articuladas com outras entidades de jovens e adultos com dependência química, bem como apoio às famílias também atingidas, e com isso, possibilitar condições corretas para superação de tais dificuldades para sua reconstrução pessoal, familiar e comunitária.
FÓRUM METROPOLITANO
Também na sexta-feira, (23),  Raimundo Penha (PDT) reuniu-se com representantes do Fórum Metropolitano das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia.
O parlamentar garantiu apoio irrestrito a várias reivindicações feitas pela entidade, dentre elas a criação, no âmbito do município de São Luís, da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e Patologia; instalação de uma coordenação na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde para tratar de assuntos relacionados a este público; além de promover visita in loco as obras de recuperação da Praça Deodoro com o objetivo de averiguar se os serviços atendem aos requisitos de acessibilidade previstos em lei.
Raimundo Penha classificou o encontro como extremamente proveitoso e de máxima importância, uma vez que trata-se de uma ação em defesa de pessoas que, historicamente, sempre tiveram seus direitos negados.
Segundo o vereador, que aceitou convite para participar de uma nova reunião do Fórum Metropolitano na Escola de Cegos, na próxima semana, as reivindicações propostas serão defendidas por ele forma veemente na Tribuna da Câmara Municipal.
“São reivindicações mais do que justas. Todos que fazem o Fórum podem contar com o meu total apoio”, garantiu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário