sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Líderes do litoral ocidental maranhense retomam encontros do programa Lider

 
O local escolhido para dar continuidade ao programa, foi a cidade histórica de Alcântara, uma das integrantes da microrregião. O quinto encontro do ciclo acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade de Guimarães.

As discussões que tem como objetivo a formulação de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para região do Litoral Ocidental Maranhense, foram retomadas nos dias 25 e 26 de janeiro, por líderes dos onze municípios que integram o programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), promovido pelo Sebrae, por meio da sua unidade regional de Pinheiro em uma iniciativa inédita no estado do Maranhão.
O local escolhido para dar continuidade ao programa, foi a cidade histórica de Alcântara, uma das integrantes da microrregião. O encontro foi o quarto de um total de oito encontros e teve como principal foco a capacidade de negociação dos líderes, considerando a importância de se tornarem bons negociadores, para que possam atingir objetivos de interesse comum da sociedade.
“A iniciativa Lider foi elaborada com o intuito de provocar os líderes locais a buscarem ferramentas para o desenvolvimento dos seus municípios, por isso existe a necessidade de que eles estejam capacitados para isso, uma vez preparados para transpor os obstáculos, as lideranças poderão lidar melhor com os desafios que surgirem ao longo do caminho, resultando em políticas públicas mais eficientes e portanto mais benéficas para toda a sociedade”, afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, que participa de todas as edições do programa e foi o principal articulador para que a iniciativa fosse implantada no estado.
Os líderes foram levados a reflexão para compreender que uma negociação não deve ser um confronto, onde existem vitoriosos e derrotados, onde o único objetivo é conseguir o que se quer, não importando os meios e nem tão pouco pode ser uma disputa pessoal com práticas intimidadoras.
“Uma cooperação temporária onde ambas as partes cedem e recebem benefícios satisfatórios sem deixar de atingir os objetivos esperados é o melhor caminho em uma negociação. Precisamos trabalhar para evitar os conflitos e promover o desenvolvimento sustentável da nossa região, eliminando os entraves e garantindo que questões pessoais não irão ser colocadas acima do interesse da coletividade”, garantiu o líder Jorge Dino, em uma de suas falas durante o encontro.
Durante o encontro, os participantes conheceram diversas técnicas de negociação e seus elementos fundamentais, fazendo uma auto crítica que determinou os seus perfis como negociadores e quais características precisam desenvolver para alcançar negociações mais eficazes.
Participação de especialistas
Os líderes tiveram como tarefa, convidar palestrantes especializados que pudessem contribuir para tomadas de decisões na formulação do plano estratégico de desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense.
Cada palestrante falou sobre um dos quatro eixos temáticos: educação, agronegócios, turismo e infraestrutura. Temas eleitos como determinantes para alavancar o desenvolvimento da região.
O promotor de justiça da comarca de Alcântara, Jansen Sales, proferiu a palestra “Educação Sustentável para o Desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense” e elogiou a iniciativa do Sebrae em reunir os líderes para discutir políticas de desenvolvimento locais.
“Essa é uma iniciativa espetacular, que na minha opinião deveria ser fomentada em todos os municípios, pois serve para esclarecer os líderes sobre a atuação deles. Eu espero ter contribuído para essa construção, para essa iniciativa, que tenho certeza que veremos os resultados muito em breve”, afirmou Sales.
O Lider
O Programa Lider apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).
O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios.
“Iniciar um trabalho com a força e a importância que tem o programa Lider pela região do litoral ocidental Maranhense é muito mais que uma honra, é uma grande responsabilidade para nós que atuamos na região. Temos certeza que ao final dos oito encontros os objetivos que foram propostos serão alcançados”, projetou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento da instituição na região.
Próximos encontros
A próxima reunião das lideranças já tem data e local marcados. O quinto encontro do ciclo acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade histórica de Guimarães, importante na região do litoral por todo seu potencial turístico e valor histórico.
“Acreditamos que a descentralização das atividades do programa é importante para a construção do plano de desenvolvimento que se propõe, uma vez que, as lideranças vão poder conhecer diversas realidades distintas que se apresentam dentro da sua própria região”, garantiu a gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário