sábado, 10 de fevereiro de 2018

Prefeitura monta esquema especial de saúde, transporte e limpeza nos circuitos de Carnaval

Carnaval de Todos 2018 é uma promoção da Prefeitura e Governo do Estado e deve reunir um grande número de pessoas durante os dias de folia

Passarela do Samba é um dos locais que mais concentra foliões durante as festas
A Prefeitura de São Luís mobilizou equipes e equipamentos de pelo menos seis órgãos da administração municipal durante o período do Carnaval de Todos 2018, realizado pelo poder municipal e Governo do Estado. A medida é para garantir o reforço no atendimento das demandas amplificadas durante este período. A mobilização nos órgãos de maneira direta foi efetivada sexta-feira (9), com o início oficial da programação, e se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas (14).
"O Carnaval de 2018 está sendo muito mais participativo pela amplitude da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. E nós temos certeza que a nossa cidade ganhará mais projeção nacional por conta dessa forma integrada e da grande participação que haverá da população, principalmente pelas ruas da cidade", declara o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
Concomitante à abertura da programação, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), deslocou agentes da Guarda Municipal para fazer a segurança na parte interna e em todo o entorno da Passarela do Samba. Essa foi uma estratégia acordada com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. O efetivo conta com o veículo do programa de combate ao crack, com sistema de câmera. Isso vai facilitar a ação da Guarda Municipal.
 DISCIPLINAMENTO
Para controlar a atuação do comércio informal, a Blitz Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semhur), atua em três frentes durante o calendário oficial de festas. Com uma estrutura de oito viaturas e equipes formadas por motorista, fiscal e três auxiliares, a Blitz pretende manter o disciplinamento do comércio nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus e Passarela do Samba. No circuito Beira-Mar haverá uma área para o comércio informal, compreendido entre a Praça Maria Aragão e cabeceira da Ponte São Francisco. Para atuar nesta área específica, a Blitz Urbana cadastrou 100 vendedores.
Nas operações durante o Carnaval de Todos a Blitz Urbana conta com o apoio da Polícia Militar e de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). A atuação conjunta vai permitir mais eficácia na inibição do comércio, evitando transgressões à Portaria da Secretaria de Estado de Segurança como a venda de bebida em vasilhames de vidro, entre outras.
Na Madre Deus, a Blitz atua em conjunto com o Conselho de Cultura do bairro para evitar a obstrução das principais vias do circuito como Rui Barbosa, Passeio e Praça do Gavião. Tanto neste reduto tradicional do Carnaval ludovicense como na Passarela do Samba, as equipes da Prefeitura têm orientação para, durante a abordagem, solicitar a autorização concedida pela Semurh. Desta forma, pretende eliminar as invasões de clandestinos. ´
VIGILÂNCIA
As condições de comercialização dos produtos pelo comércio instalado nos circuito e passarela serão observadas por 15 fiscais sanitários deslocados pela Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Os fiscais se identificarão por crachás e coletes e poderão ser acionadas pela população.
Boas práticas de manipulação de alimentos foram repassadas aos ambulantes em treinamento com vista ao cumprimento das normas sanitárias. Os pontos de vendas também passarão por inspeção durante todo o período de realização do Carnaval de Todos.
O Circuito Madre Deus e Passarela do Samba contarão com o apoio de toda frota do Samu, além de duas ambulâncias permanentemente posicionadas para atender ocorrências. As quatro bases descentralizadas dos serviços, localizadas nos bairros Vila Fialho, Cidade Olímpica, Itaqui-Bacanga e São Bernardo, além da Sede no Filipinho, estarão de prontidão para, no menor tempo possível, responder aos chamamentos. Caso necessário, o trabalho terá ainda o apoio da Central Integrada de Ambulâncias de onde será possível acionar as ambulâncias das unidades de saúde do município.
ATENDIMENTO
A Prefeitura de São Luís preparou uma estrutura especial de atendimento para garantir assistência de saúde à população no período carnavalesco. Toda a rede de urgência e emergência foi reforçada, e um posto médico foi instalado na Passarela do Samba. Até a Quarta-Feira de Cinzas (14), a rede municipal de urgência e emergência estará funcionando com equipes reforçadas para assegurar o atendimento às urgências médicas.
A rede de urgência e emergência teve reforço na estrutura de pessoal e material, e os atendimentos serão feitos de acordo com o grau de complexidade. Os Socorrões I e II vão atender adultos em casos de alta complexidade. As crianças que precisarem de atendimento de urgência em clínica médica devem ser levadas ao Hospital da Criança, mas se as ocorrências pediátricas forem trauma ou de natureza neurológica serão atendidas no Socorrão I. Casos de urgência de média complexidade serão atendidos nos Socorrinhos (Cohatrac e São Francisco), Posto de Saúde do Anil e UPA da Zona Rural, que estarão funcionando 24 horas. As quatro Unidades Mistas (São Bernardo, Itaqui Bacanga, Coroadinho e Bequimão) estão preparadas para realizar pequenas cirurgias, curativos e atendimentos clínicos de média complexidade.
O transporte de pacientes em situação de urgência será feito pelo Samu, que estará com toda a frota circulando. Duas ambulâncias estarão posicionadas exclusivamente para atender o circuito da folia (Passarela e Madre Deus), e para assegurar o menor tempo resposta possível no atendimento das chamadas telefônicas, além da sede do SAMU, estarão em operação também as quatro bases descentralizadas (Vila Fialho, Cidade Olímpica, Itaqui Bacanga e São Bernardo). 
Com tema "Vamos Combinar? Prevenir é Viver", a Prefeitura de São Luís, por meio da Semus, está desenvolvendo ampla campanha com ações voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), no período carnavalesco, na capital. As atividades desenvolvidas estão centradas em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas, onde equipes de agentes de saúde prestam orientações, aconselhamento e distribuem preservativos e materiais informativos sobre as formas de prevenção às DSTs/AIDS e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
TRÂNSITO
Há equipes extras e de plantão para disciplinar a circulação de veículos na região do circuito do Carnaval de Todos, no Centro da cidade, entre sábado (10) e terça-feira (13). Serão 260 agentes de trânsito deslocados para a região que terão apoio de 27 viaturas, 18 motos e sete guinchos.
Na retaguarda dos trabalhos nos circuitos estão ainda 70 agentes de plantão e as equipes da Central de Controle de Operação (CCO). A fiscalização eletrônica do sistema de trânsito realizada pelo CCO vai funcionar durante 24 horas. A equipe de 14 pessoas vai se revezar durante o período para que sejam cumpridas as rotas e horários dos ônibus.
A Prefeitura de São Luís também modificará o trânsito durante o período de festa carnavalesca para garantir a segurança dos foliões, motoristas e a fluidez no trânsito. As alterações são no Circuito Madre Deus, Passarela do Samba e Beira-Mar até terça (13). As interdições provocarão mudanças em áreas como Centro, Anel Viário, Avenida Beira-Mar e São Francisco.
A SMTT promove alterações nos horários e nos trajetos dos ônibus pelo Centro da cidade. Das 14h do domingo (11) até as 14h de quarta-feira (14), o transporte coletivo irá operar com frota total. Os trajetos dos ônibus serão alterados por conta do fechamento parcial da Avenida Beira-Mar e do Anel Viário. As linhas que operam pela Ponte do São Francisco, por exemplo, com destino Terminal da Praia Grande e Centro, devem desviar pela Rua das Paparaúbas e seguir pela Ponte Bandeira Tribuzzi em direção à Camboa, Avenida Venceslau Brás, Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida e Anel Viário, para, então, seguir o itinerário normal.
As linhas que operam pela Avenida Getúlio Vargas (Monte Castelo) com destino ao Terminal da Praia Grande via Rua Rio Branco, devem passar pela Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida, Anel Viário e segue itinerário normal. Já as linhas que operam pela Ponte Ponte Bandeira Tribuzzi, devem desviar pela Camboa, Avenida Venceslau Brás, Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida e Anel Viário.
Por conta do desfile de passarela, antes de seguir o itinerário normal, as linhas que operam pela Avenida Beira-Mar sentido Bacanga/Areinha/Avenida dos Africanos, devem desviar na Fonte do Bispo, Rua das Cajazeiras, Avenida Guaxenduba e Areinha. Segundo a SMTT, durante o período as equipes de plantão de trânsito e transportes estarão trabalhando 24h, e as solicitações de apoio podem ser acionados por meio dos telefones 3214-1123/3214-1149.
A fim de atender a demanda de usuários que participarão do Ora São Luís e do Retiros Culturais que acontece na quarta-feira (14), a Prefeitura de São Luís disponibilizará 27 ônibus para o transporte de passageiros ao final do evento, previsto para encerrar às 3h. Os coletivos sairão no sentido da Avenida Beira-Mar para o Viva, retorno da Rffsa e terminal da Praia Grande e, posteriormente, seguirão até o ponto final de cada linha. Entre as linhas disponibilizadas estão Vicente Fialho, Divineia/ São Luís Shopping, Cohatrac IV, Janaina Riod, São Raimundo, Cidade Olímpica, Piquizeiro, Vila Sarney, Gapara e Vila Nova/ Sol Nascente.
LIMPEZA
A ação de limpeza pública no circuito de festas do Carnaval de Todos terá a participação de 184 agentes atuando nos circuitos oficiais da folia. Antes, realiza uma força tarefa para garantir ambiente limpo e agradável para a festa. Na Passarela do Samba, haverá equipes fazendo a limpeza da área ao longo da noite.
Nos dias subsequentes aos desfiles, caminhões pipas farão a lavagem do circuito e caminhões de coleta recolhem o lixo acumulado. O mesmo esquema será adotado no Circuito Beira-Mar e Madre Deus. Nos três circuitos serão colocados toneis para que foliões possam descartas latas garrafas pet e outros tipos de resíduos.
ILUMINAÇÃO
Para garantir segurança e conforto ao foliões, a Prefeitura também implantou iluminação especial nos circuitos oficiais e em áreas do entorno. Para isso, estão recebendo atenção especial a Avenida Beira-Mar, novo circuito carnavalesco da Ilha; áreas da Madre Deus e a Passarela do Samba, onde a Prefeitura implantou sete torres de iluminação próprias para o evento, com incidência de luz em torno de 185 kW de potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário