quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Sagrima lança Programa para fortalecer produção de mandioca

 
A mandioca é uma cultura muito forte no Maranhão, sendo desenvolvida em diversos municípios do Estado na produção de farinha e de outros derivados. Porém sendo desenvolvida de forma rústica, necessitando de tecnificação. Com base nisso, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), lançou na manhã desta quinta feira (01), no Palácio dos Leões, o Programa de Tecnificação e Modernização da Cadeia da Mandioca, onde foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia.

O secretário municipal de Morros, Domingos Fernandes, ressaltou que “No município de Morros, nós temos uma produção de mandioca muito boa e de farinha também, inclusive comercializando para os municípios da região e para a capital. Esse lançamento é muito importante pois nos trará além de conhecimento, proporcionará a melhoria da nossa produção.”
O evento , contou com a participação do Senar, Faema, Emprapa, UFMA, prefeitos e secretários municipais de agricultura, representando os mais de 30 municípios da cadeia da mandioca e dos Agropolos. Na mesma oputinidade, também foram realizadas palestras abordando técnicas e boas práticas de manejo e plantação que podem ser adotadas pelos produtores.
Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, “Participei do lançamento desse programa de técnificação e modernização da cadeia da mandioca com muita alegria , pois esse programa beneficiará muitos municípios, aumentando e melhorando a produção e gerando renda para o produtor rural.
Na mesma ocasião, também foi realizado o lançamento do livro “A realidade da mandioca no Maranhão”, resultado de anos de estudos da cadeia produtiva, feitos pelo Engenheiro Agrônomo José Carlos Durans.
Já o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, frisou que “O Maranhão possui parte considerável de seu território dedicado ao cultivo da mandioca, tradicional, mas com resultados em produção e produtividade que podem ser melhores, com o uso de equipamentos e tecnologias adequadas. Por isso, estamos lançando o programa de tecnificação e modernização, buscando elevar o patamar da nossa mandiocultura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário