segunda-feira, 12 de março de 2018

Afonso Manoel participa do painel sobre a Campanha da Fraternidade

Com o tema Fraternidade e superação da violência, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”, o vereador Afonso Manoel (PRP), participou do painel da Câmara Municipal que debateu a Campanha da Fraternidade 2018 na sexta-feira (9). O parlamentar destacou que a CNBB sempre traz propostas bem desafiadoras, assim como a escolhida desse ano.
Durante seu discurso, o vereador elencou pontos para que sejam debatidos a diminuição da violência. Buscar programas para geração de renda pondo fim às desigualdades sociais; melhorar a Educação do país; melhor funcionamento dos órgãos de Segurança.
Afonso Manoel lembrou que o combate à violência é um desafio diário. “Como vereador eu defendo uma segurança preventiva do que a ostensiva”, avaliou propondo um debate permanente entre a sociedade com o executivo e legislativo para desenvolver políticas públicas para garantir a Segurança Pública.
O painel da Campanha da Fraternidade contou com a presença da vereadora Concita Pinto (propositora da atividade); do secretário de Articulação Política de São Luís Jota Pinto; da delegada Kazumi Tanaka; do ex-vereador José Joaquim, assim como padres e demais representantes do segmento católico. 
 
Projeto Viva Mais Saúde comemora Dia Internacional da Mulher com bolo, refrigerante, Zumba e distribuição de lembrancinhas
Focada em melhorar a saúde da mulherada, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) criou dois Polos de Zumba no Pirapora e bairro João de Deus. O sucesso é tão grande que durante a semana se juntam crianças, jovens e adultos e incluem homens e mulheres para fazer exercícios dançando na maior diversão . Na última quinta-fera (8) a Zumba foi especal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com isso a vereadora mandou buscar as mulheres do polo Pirapora para o Aulão na antiga Proab no João de Deus.
Comandadas por 4 professores, as aulas de Zumba são divertidas e além de queimar as calorias, as pessoas ainda se divertem dançando. Para a vereadora Fátima Araújo, o projeto Viva Mais Saúde é uma forma de ajudar a população se exercitar. "Isso não é um projeto político, estamos trabalhando para manter por muito tempo e ajudar nossas mulheres. Quero dizer que cada pessoa que pratica esta atividade mora no meu coração. Vocês não imaginam o carinho, o respeito que tenho por cada uma. Gostaria de poder fazer muito mais, mas como vocês sabem, uma andorinha sozinha não faz verão, mas do que eu posso estou fazendo. Parabéns à todas as mulheres por esta data especial, parabéns à todas vocês, parabéns às professoras da zumba. Parabéns mães, esposas, namoradas, vovós e meninas por este dia", destacou a Pequena Guerreira.
Para Maria Antônia Silva Matos, de 61 anos, moradora do São Bernardo, o projeto Viva Mais Saúde é uma verdadeira academia da saúde. "Desde que iniciou o projeto da vereadora Fátima Araújo estou praticando exercícios aqui. Tenho preguiça de caminhar, mas amo dançar, mesmo não sendo uma grande dançarina (risos). Não venho em todas as aulas, mas venho. Moro próximo à Clínica Paulo VI e praticamente só atravesso a Guajajara. Saio daqui leve, feliz e estou me sentido muito feliz. Eu era muito sedentária, mas graças a Deus tudo está mudando para melhor", destacou a aposentada.
Após as aulas que contaram com professores dos dois polos, aconteceu sorteio de brindes e distribuição de lembrancinhas. No final a vereadora cortou o bolo que foi distribuído pela equipe de assessoria de Fátima Araújo para as mais de 200 pessoas presentes. A aula foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Vereadora cada momento da festa que comemorou o Dia Internacional da Mulher.
REUNIÃO NO JARDIM SÃO CRISTÓVÃO 
Fátima Araújo (PCdoB), trabalha dentro e fora do parlamento. Nos dias em que não há sessão ordinária, ela reúne com as comunidades e busca problemas para transformá-los em soluções. É baseada nesse planejamento, que a parlamentar comunista tem buscado melhorias para as comunidades que fazem parte do Complexo de bairros do João de Dus. 
 
Na sexta-feira (9) a vereadora Fátima Araújo, a convite de lideranças comunitárias e religiosas, reuniu com moradores da Rua da Paz - no bairro Jardim São Cristóvão, na capital maranhense. No encontro, membros da Igreja Batista Aliança, comandada pelo pastor Idrevan, pediram ajuda à vereadora para buscar melhorias da rua. 
 
Atendendo o convite dos moradores, Fátima Araújo tinha a finalidade de ouvi-los sobre as demandas que precisam ser vistas pelas autoridades. A principal delas, seria a pavimentação da Rua da Paz, que segundo os moradores, nunca chegou. De acordo com depoimentos de moradores, última vez que foi feito uma revitalização na via, os próprios moradores se juntaram, compraram cimento e areia, e arrumaram a rua com concreto. 
 
Com a marca de luta e persistência, Fátima Araújo deve apresentar requerimento na Câmara Municipal pedindo ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr e ao Secretário Antônio Araújo, providências urgentes para a melhoria da via, já que o inverno está atrapalhando a vida dos moradores devido a rua está intrafegável.
  
Ricardo Diniz anuncia ações para ajudar
no combate da violência contra a mulher
Durante os eventos realizados pela Câmara Municipal de São Luis realizou um painel para marcar o Dia Internacional da Mulher. O vereador Ricardo Diniz, autor de um requerimento propondo a iniciativa anunciou ações para ajudar o combate a violência contra a mulher como a criação na sede do Legislativo  Municipal de um Comitê de Prevenção à Violência Obstétrica, proposto pela professora universitária Marinete Diniz que foi a palestrante do Painel: Avanços e Desafios no Combate a Violência Contra as Mulheres no Maranhão.

Segundo Marinete Diniz, a violência obstétrica é praticada durante a gestação, o parto e no pós-parto e está relacionada às agressões físicas e psicológicas sofridas pelas mães em um dos momentos mais especiais para a vida e para a saúde delas. O vereador também pretende apresentar uma proposição para criar na Câmara a Frente Parlamentar de Combate a Violência Contra as Mulheres.

Outra proposta que irá apresentar será a criação de um abrigo para mulheres vítimas de violência. Participaram do Painel a vereadora Bárbara Soeiro, o vereador Joãozinho Freitas, a secretária de estado da Mulher Terezinha Fernandes, a secretária municipal de Informação e Tecnologia Tati Lima, a juíza Kariny Reis Bogéa da coordenação estadual da mulher, a promotora de justiça Uiuara Medeiros e a delegada Kazumy Tanaca,
coordenadora das delegacias especializadas da mulher no estado.

A programação do Dia Internacional do Mulher na Câmara Municipal de São Luis começou com um café da manhã, oferecido pelo vereador Ricardo Diniz às funcionárias da Câmara, lideranças comunitárias e representantes de entidades. Já é uma tradição a homenagem organizada pelo vereador todos os anos no dia 8 de março, proporcionando um momento de alegria, respeito e confraternização.

"O Dia Internacional da Mulher precisa dessa reflexão, desse debate, as mulheres precisam ser homenageadas, mas também protegidas, pois os números da violência só crescem no Maranhão, no nosso mandato as mulheres são prioridade e estaremos sempre na Câmara lutando por mais respeito, dignidade e bem-estar para as mulheres", pontuou Ricardo Diniz
  
Moradores se reúnem novamente e fazem
operação tapa-buraco no bairro Ivar Saldanha
Na manhã deste sábado (10), os moradores do bairro João Paulo e Ivar Saldanha se reuniram, novamente, para colocar a mão na massa e fizeram outro mutirão executando obras de tapa-buraco. A ação, que começou no dia 04 de Março, tem o apoio do vereador Sá Marques, que também está contribuindo com material, como cimento, areia e brita.
s moradores, cansados de esperar pelos serviços do poder público, resolveram se unir e eles mesmos, trabalharem para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população do bairro. A rua contemplada neste sábado, foi a Antônio Berredo de Lisboa, no bairro Ivar Saldanha.
De acordo com o vereador Sá Marques, a ação, que começou no sábado passado, vai continuar, pois os moradores já estão mais do que cansados de esperar pelos serviços da Prefeitura, que até agora, não resolveu os problemas.
Quero aqui, mais uma vez, solicitar os serviços da Semosp no bairro e adjacências, pois o sofrimento aqui é antigo. É inadmissível que a Secretaria de Obras feche os olhos para essa situação. As ruas estão só buracos, dificultando a vida das pessoas que moram aqui”, ressaltou o vereador.
  
Raimundo Penha participa de
vistoria de obras na Vila Isabel
 
O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, neste último sábado (10), de visita à Rua Senador Pompeu, no bairro Vila Isabel, onde acompanhou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) no trabalho de vistoria de obras de drenagem e construção de uma praça.
 
“Mais uma vez, o prefeito Edivaldo mostra compromisso com o povo da área Itaqui-Bacanga, em especial os moradores da Vila Isabel. Esta obra de drenagem, que deverá ser entregue em, no máximo, um mês, é de extrema relevância e oferecerá muito mais qualidade de vida à população”, avaliou o parlamentar.
 
O prefeito Edivaldo também destacou a relevância dos trabalhos. 
 
"Estamos dando continuidade ao trabalho que foi iniciado ainda na nossa primeira gestão. Aqui, na rua Senador Pompeu, está em fase adiantada uma grande obra que envolve drenagem profunda, asfaltamento, calçada, meio-fio e construção de uma praça. Por onde temos andado ouvimos repetidamente a população dos bairros afirmar que há mais de três décadas aguardam por obras essenciais que na nossa gestão estão sendo executadas", disse.
 
Na semana passada, é importante destacar, Raimundo Penha acompanhou o prefeito na solenidade que autorizou o início da obra de construção   da ponte da Rua do Comércio, via também situada na Vila Isabel.
 
A nova ponte, que substituíra uma de madeira, tratou-se de pleito defendido por Penha durante todo o ano de 2017.
O parlamentar, inclusive, apresentou requerimento pleiteando o serviço e visitou o local várias vezes.
Também participaram da vistoria das obras na Rua Senado Pompeu o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC); o vice-prefeito Júlio Pinheiro (PC do B); o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; além de lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário