quinta-feira, 22 de março de 2018

Cézar Bombeiro pede audiência pública para debater o uso sustentável, abastecimento, desperdício e a qualidade da água em São Luís




O vereador Cézar Bombeiro, pretendia usar a tribuna do legislativo municipal hoje para se antecipar e falar sobre algumas reflexões sobre o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22). Ele diz que está solicitando ao plenário do legislativo municipal a realização de audiência para a promoção de um amplo debate sobre a água. O uso sustentável da água, o Abastecimento, Desperdícios e a Qualidade da Água, que a população consome, estão entre as discussões que serão postas, além de vários problemas sérios que afetam diretamente os consumidores de todos os bairros de São Luís.

Neste sábado será encerrado em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, com a presença de especialistas em água doce e ambientalistas de vários países do mundo, com propostas diversas para a preservação dos potenciais hídricos e o combate intenso sobre o desperdício e consumo sustentável.

São Luís três fontes de abastecimento, que não conseguem atingir dezenas de bairros, que vivem em plena exclusão de um direito fundamental, enquanto outros por terem acessos privilegiados não dão o devido tratamento ao precioso e necessário produto, que é vida. A maioria da cidade é abastecida pelo sistema Italuís com dias alternados, e em seguida o sistema Paciência, mais voltado para o centro da capital e com menos porte, seguindo a orientação de dias alternados. O terceiro vem dos poços artesianos, vários do poder público e a maioria localizados em empreendimentos da construção civil e em residências particulares. Sem um consumo responsável e desperdícios, não vai demorar muito tempo para que o nosso lençol freático possa vir a sofrer sérias consequências, fala Cézar Bombeiro, frisando que tem visto muitas preocupações de técnicos especialista, daí a sua preocupação em promover um amplo debate na Câmara Municipal de São Luís com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, inclusive as associações comunitárias, acentuou o vereador do PSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário