segunda-feira, 12 de março de 2018

Em sua 40ª edição, Feirinha São Luís celebra o Dia Internacional da Mulher

Nesta edição do programa da Prefeitura de São Luís uma das novidades foi o Consultório Volante com a oferta de serviços na área de saúde; ação tem foco na atenção básica e na educação e saúde        

Durante todo o mês de março as mulheres serão homenageadas na Feirinha São Luís
Nesse domingo (11), a Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura por orientação do prefeito Edivaldo e coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em alusão ao dia 8 de março, celebrou o Dia Internacional da Mulher. Uma das novidades desta edição foi a presença no local do Consultório Móvel com a oferta de serviços na área de saúde. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. A programação da Feirinha incluiu ainda a ações de beleza voltadas para o público feminino, atrações culturais, produtos da agricultura familiar e artesanato.
A Feirinha ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultuira familiar. Durante todo este mês, serão celebradas no espaço as conquistas femininas e a luta por igualdade
Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, celebrar o Dia da Mulher tem uma grande importância social e corrobora a política de valorização implementada na gestão do prefeito Edivaldo. "Por tudo o que elas representam socialmente, fibra, garra, lutas e vitórias, as mulheres merecem ser valorizadas sempre", destacou o secretário.
A cada edição o público da Feirinha se depara com uma novidade. O Consultório Móvel foi a deste domingo. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou a unidade móvel de saúde Consultório Volante com a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação (tétano, hepatite B, rubéola e febre amarela), testes rápidos e preventivo de câncer de colo uterino. O Consultório Volante é uma novidade da Prefeitura, resultado de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho que também acompanhou as ações da unidade na Feirinha.
O secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a ação e explicou que a unidade vai possibilitar atendimentos médico (pediátrico, clínico geral e ginecologista) e odontológico em áreas onde não têm Unidade Básica de Saúde. "É mais uma alternativa de acesso aos serviços de saúde, pois com isso poderemos chegar a comunidades bem distantes; além de atender também em grandes eventos, oferecendo novas alternativas à população", disse o secretário.
A ação também terá como foco a educação e saúde, com a realização de capacitações, palestras e várias atividades que possam sensibilizar a população a cuidar da saúde de um modo geral, tais como alimentação, higiene e cuidados básicos que ajudam a melhorar a condição de saúde da população.
 EMBELEZAMENTO
Na área da beleza foi oferecido, em parceria com a empresa Mary kay, limpeza de pele, maquiagem e demonstração de produtos estéticos da marca. E ainda por meio da parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi ofertado para as mulheres serviços como oficina de flores de papel e performance teatral com o ator Josimael Caldas.
Maria Antônia, de 37 anos, trabalha com serviços gerais e aprovou a iniciativa. "É muito bom comemorar o Dia da Mulher se sentindo valorizada, com serviços bons, em um ambiente agradável e ainda uma festa ao ar livre acessível a todos", garantiu.
O projeto Feirinha São Luís é ponto de encontro, compras, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. Motivos para visitar o espaço é que não faltam: abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, encontrar artigos decorativos artesanais, boas leituras com obras de autores locais, ou tomar café da manhã e almoçar. Tudo isso com diversas atrações artísticas.
CULTURA
A programação cultural ficou toda no comando das mulheres nessa edição voltada para elas. No gospel, Dory Lima e Banda. Na MPB, Rose Maranhão. A energia e empoderamento feminino do Trio 123 (Tássia Campos, Milla Camões e Camila Boueri), e As Brasileirinhas com um mix musical, encerraram a festa.
A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo das edições. Apenas no primeiro ano, movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local. A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a geração de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário