sexta-feira, 9 de março de 2018

Informações da Câmara municipal de São Luís

 Ricardo Diniz convida para o encerramento do 
projeto Meu Querido Olhar na Cidade Operária

Neste sábado, (10), às 8h30, com uma vasta programação no Viva Cidade Operária, que fica localizado na avenida 2013, acontecerá o encerramento do projeto Meu Querido Olhar. Durante o evento serão entregues os óculos de grau para os alunos que foram beneficiados e vai acontecer ainda uma vasta programação cultural e recreativa para toda a família.

Os primeiros sinais de que alguma coisa está errada é a dificuldade para
ler, vista embaçada ou irritada. Na escola isso se torna um sofrimento
para os alunos que não conseguem acompanhar as aulas e os problemas na
visão afetam diretamente o rendimento escolar.

O Wescley de 11 anos não conseguia ver direito o que a professora escrevia
no quadro, mas  ele é outros alunos realizaram exames de vista sem pagar
nada e vão receber os óculos de graça. O jovem é um dos beneficiados pelo
projeto "Meu Querido Olhar", que é um conjunto de ações e serviços para
promover a saúde ocular, por meio de consultas e doações de óculos de grau
para crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino do bairro
da Cidade Operária e adjacências, o projeto tem o apoio do vereador
Ricardo Diniz.

Para o vereador Ricardo Diniz será um dia para promover a atenção básica
de saúde e o bem-estar. "Contamos com a participação da comunidade e das
pessoas que quiserem fazer parte desta grande ação criada para melhorar a
saúde ocular dos alunos e assim contibuir para o desempenho escolar
deles", concluiu Ricardo Diniz.



Cézar Bombeiro quer discutir precariedade
de feiras e mercados em audiência na Câmara
Tendo em vista a situação de precariedade em que se encontra a grande maioria das feiras e mercados da capital maranhense, o vereador Cézar Bombeiro (PSD) está levando o assunto para ser debatido na Câmara Municipal de São Luís, envolvendo os parlamentares e a sociedade, notadamente por meio de seus representantes de entidades.
Para tanto, o representante da social democracia no Legislativo já está com uma proposição pronta, para ser apreciada em plenário, objetivando o agendamento de uma audiência pública com vistas a tratar sobre o seguinte tema: “As Feiras e os Mercados de São Luís/MA”.
“Em visitas realizadas às feiras do Bacanga, da Liberdade, Raimundo Correia do Monte Castelo, Vila Maranhão, dentre outras se constata que muito ainda deve ser feito para que se busque melhorias tanto no sentido da infraestrutura quanto no de fornecer meios aos feirantes de se instalarem nos mercados para desenvolvimento de sua renda”, afirma o vereador do PSD.
Segundo ele, “tendo em vista a atual situação dos mercados e feiras da nossa cidade, que encontram-se em estado de péssima conservação, necessitando de uma reforma urgente que possa lhe devolver a devida estrutura, promovendo assim o conforto das pessoas que realizam suas compras nesses locais”.
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO
Como alternativa para encontrar uma solução para o problema, Cézar Bombeiro enfatiza que “tendo em vista que a prefeitura, através da SEMAPA vem realizando um magnífico trabalho na recuperação de diversas feiras de São Luís, apresenta-se este requerimento”. Acrescenta ele que para a audiência tem o objetivo de “convidar todos os atores públicos envolvidos para buscar melhores soluções sobre o que pode ser feito, atingindo assim o fim maior que é de prestar o bom serviço público à comunidade”.
Para finalizar, Cézar Bombeiro acentua que por meio de sua propositura “se demonstra o sentimento do povo que vivencia diariamente essa situação”. Logo em seguida ele completa que “nesse momento requer um posicionamento das autoridades públicas, é de extrema relevância a promoção desta audiência pública”.  


Câmara promulga lei que garante gratuidade 
em transporte a mulher vítima de violência 
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), promulgou na última terça-feira, (06), a Lei nº 492, oriunda do Projeto de Lei nº 087/201, de autoria do vereador Sá Marques (PHS), que institui a gratuidade temporária no sistema de transporte público para mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo o dispositivo legal, será beneficiada a mulher vítima de violência doméstica a quem seja concedida medida protetiva, conforme dispõe o artigo 18 da Lei nº 11.340/2006. “Caberá ao Centro de Referência de atendimento a mulher em situação de violência o cadastramento da vítima de violência, após registro de boletim de ocorrência competente na Delegacia da Mulher e encaminhamento dos nomes para a SMTT (Secretaria Municipal de trânsito e Transporte)”, determina a lei.
Na proposta de Sá Marques, a gratuidade será concedida em dias úteis de atendimento aos órgãos inerentes ao processo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica”. 
Ainda conforme a Lei, serão disponibilizados quatro embarques diários, por um período de 60 dias, através de créditos colocados em um cartão de transporte provisório fornecido pela SMTT, podendo ser prorrogável por igual período a depender da avaliação do órgão competente.
Sá Marques deixou claro em sua iniciativa que o benefício terá validade em todos os meios de transporte público coletivo que circulem no âmbito do município. Também essa garantia só será concedida, conforme disposição,  “toda vítima só poderá ter acesso ao benefício comprovando não ter renda, ou, se assim perceber que não seja superior a um salário mínimo”.

Nato Júnior pede construção de creche no Coroadinho

Muitas mães não tem onde deixar os filhos e acabam ficando em casa, sem poder trabalhar e ajudar na renda da família. Esta é um das justificativas do vereador Nato Junior (PP), que apresentou no pedido para que a prefeitura construa uma creche no bairro do Coroadinho, para atender os moradores desta localidade e proximidades.

Segundo o parlamentar, o pedido visa solucionar o problema da falta de vagas em creche, pelo qual passa os moradores da comunidade.

"A minha solicitação se faz necessária, após ouvir a nossa comunidade. Por isso solicito ao prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior, para que possa atender a esse pleito que é de extrema importância para o bairro do Coroadinho", disse

 

Autorizada construção de ponte na Rua do Comércio, na Vila Isabel


Os moradores do bairro Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, estão em festa. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atendendo pedido feito pelo vereador Raimundo Penha (PDT), assinou, na noite da última quarta-feira (07), ordem de serviço autorizando o início das obras de construção da ponte da Rua do Comércio.

A nova ponte, que substituíra uma de madeira, é uma reivindicação antiga dos moradores e foi defendida por Penha durante todo o ano de 2017.

O parlamentar, inclusive, apresentou requerimento pleiteando o serviço e visitou o local várias vezes acompanhado do secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Leonardo Andrade.

“Esta obra vem coroar todo o trabalho que vem sendo feito na Vila Isabel pelo prefeito Edivaldo, a exemplo da Rua Senador Pompeu. São 40 anos de espera por esta ponte. Agradeço ao vereador Penha por ajudar a levantar esta bandeira", afirmou Michael Jackson Sousa, presidente da Associação de Moradores do bairro.

Raimundo Penha agradeceu a parceria do prefeito. De acordo com ele, Edivaldo realiza um grande trabalho na Vila Isabel e a construção da ponte é mais uma ação importante no setor da infraestrutura e mobilidade urbana.

Edivaldo agradeceu o apoio dos moradores e do Parlamento Municipal.

Para o prefeito, mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passam todos os municípios brasileiros, a prefeitura de São Luís, com planejamento, vem conseguindo atender aos anseios da população.

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC); o vice-prefeito Júlio Pinheiro (PC do B); além de várias outras lideranças políticas e comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário