segunda-feira, 26 de março de 2018

Josué Pinheiro pede ao prefeito revitalização do Parque do Bom Menino

 
A inclusão de serviços de revitalização do Parque do Bom Menino no Plano de Metas de Obras Prioritárias da administração municipal está sendo solicitada ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) pelo vereador Josué Pinheiro (PSDB). O pleito do parlamentar social democrata foi feita por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal.

Na sua proposta, ele sugere a “revitalização da área, com uma permanente capina, de recolhimento do lixo e adequada iluminação pública, além da garantia de segurança, que promoverá o bem estar da população e certamente agregará forte potencial turístico”.
O vereador do PSDB apresentou a proposição “em atenção o clamor da comunidade e diante da sensibilidade e compromisso do Poder Executivo, e acreditamos que sejam adotadas as devidas providências, dentro das prioridades do Plano de Obras e Serviços Municipais”.
Enfatiza Josué Pinheiro que “o Parque do Bom Menino está localizado no centro da capital maranhense, possui uma área urbanizada com calçadão propício para as caminhadas e com equipamentos para exercícios físicos, sendo muito útil à comunidade para atividades físicas e de lazer”. Ele faz a ressalta que “entretanto, apresenta fortes sinais de degradação, iluminação pública deficitária, vegetação alta e acúmulo de resíduos, que consequentemente atraem pragas urbanas peridomiciliares e falta de segurança”.
 

Penha participa de ação social no Pão de
Açúcar e de etapa do ‘Superação’ na Alemanha
O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, neste último sábado (24), de importantes eventos nas áreas da assistência social e saúde.
 
Na Igreja Católica do bairro Pão de Açúcar, o parlamentar acompanhou a programação de uma ação social realizada por voluntários da comunidade.
 
Foram promovidas diversas atividades, tais como apresentações culturais; corte de cabelo; cursos de fabricação de bombons caseiros; rodas de leituras na biblioteca móvel do Sesc; dentre outras.
 
Apoiador da iniciativa, Penha afirmou que o evento, além do seu caráter social, serviu para mobilizar a comunidade e uni-la cada vez mais.
 
Já no bairro da Alemanha, o vereador verificou o trabalho de avaliação física e nutricional para mulheres que participam do projeto “Superação”.
 
Alunos dos cursos de Nutrição e Educação Física da Faculdade Estácio, de forma voluntária, participaram de mais uma etapa do projeto realizando testes físicos; aferição de pressão arterial; dentre outras atividades.
 
O “Superação” é uma iniciativa que vem melhorando a qualidade de vida de centenas de pessoas que passaram a ter contato direto com atividades gratuitas esportivas e de lazer, como treinamento funcional, aulas de zumba e dança que acontecem duas vezes por semana nos bairros da Liberdade, Bequimão, Rio Anil, Coroadinho, além da própria Alemanha.
 
O projeto conta com o apoio irrestrito do vereador, que inclusive já destinou recursos de emenda parlamentar de sua autoria para execução do mesmo.
  
Audiência pública de autoria da vereadora Fátima Araújo discutiu "Os Direitos Limitados da Mulher" na sociedade
 
Com o tema: “Os Direitos Limitados da Mulher”, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) usou a palavra na abertura da sessão para lembrar a luta da mulher na sociedade. Para iniciar sua fala, a vereadora enumerou as conquistas, e a partir de quando a mulher começou ganhar seu espaço. Em seu pronunciamento a Pequena Guerreira falou do voto da mulher, das oportunidades na política, do mercado de trabalho e destacou o poder de força do sexo feminino, visto por muitos como frágil.
Para dar mais ênfase no debate, Fátima Araújo destacou a violência contra as mulheres no Brasil, principalmente no Maranhão e citou nomes como da vereadora carioca Mariele Franco, morta na semana passada no centro do Rio de Janeiro, da publicitária Mariana Costa, violentada e morta pelo cunhado dentro da própria casa, da menina Alanna Ludimilla, violentada e morta pelo padrasto no município de Paço do Lumiar, além de outros casos até chegar ao nome da Maria da Penha, que originou a lei Nº 11.340/2006.
A Secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes, também esteve presente e destacou os avanços da mulher na gestão do governador Flávio Dino, mas se mostrou indignada com a violência que assola as mulheres no mundo.
"Nós estamos avançando sobremaneira. Nesses últimos 50 anos a gente foi para rua dizer que não queremos mais ser tratadas como ser inferior. Nós temos diferenças, mas isso não significa dizer que somos inferiores. Mas isso não nos torna inferiores ou frágeis como falam. O Brasil é o 5º país do mundo que pior trata suas mulheres, e o Maranhão infelizmente está no topo como o pior estado. Em 2017 foi entregue a Casa da Mulher Brasileira, com plantão de uma delegacia especializada funcionando 24h. Isso nos mostra o quanto a violência é grande no Maranhão. Estamos atendendo em média 600 mulheres por mês", destacou a secretária.
Para a Maria de Jesus Castro Reis, Membro da Comissão da Mulher na OAB-MA, destacou a importância da Lei Maria da Penha para combater a violência no Brasil. "Estou lutando há tempo para aprovar um projeto de lei e peço ajuda da vereadora Fátima Araújo para ela possa tentar essa aprovação junto aos seus pares na Câmara Municipal, desse projeto, que vai obrigar a Lei Maria da Penha, entrar na grade curricular das escolas municipais e estaduais, como disciplina escolar. Essa lei é uma dedicação a uma mulher que foi violentada pelo marido e escapou da morte duas vezes. Sabemos que algum dia alguém já foi violento, mas isso só será possível evitar através da educação, do conhecimento e do respeito. As pessoas precisam ser educadas, e com a lei Maria da Penha nas escolas, isso mais melhorar a cultura da violência contra mulheres", disse Jesus, que deixou o número do Disque Assédio (99109-2449).
Para finalizar o Sargento Wagner Santos, Comandante da Patrulha Maria da Pena, destacou o trabalho realizado desde 2016 em São Luís e Imperatriz. "Temos projetos para levar a Patrulha Maria da Penha para outros municípios. A Patrulha funciona sempre com várias policiais femininas para dar mais tranquilidade à vítima. Para a mulher ter acesso ao serviço da Patrulha da Maria da Pena, ela precisa se cadastrar na Casa da Mulher Brasileira. Após o registro, nossa equipe vai até a residência da vítima imediatamente. Em um ano de trabalho já colocamos aproximadamente 30 agressores para o Presídio de Pedrinhas. Com a Patrulha, a vítima tem nosso acompanhamento para qualquer lugar", destacou o Sargento que fez referência a Mariele Franco e Anderson Gomes mortos no Rio de Janeiro.
Estiveram presentes os vereadores Francisco Carvalho (que presidiu a audiência) e Cezar Bombeiro, Loudes Leitão (Conselheira do Fórum Maranhense de Mulheres, Vânia Marta de Albuquerque de Oliveira (Coordenadora Municipal de Mulher de São Luís), Secretária Municipal Sônia Barros (primeira coordenadora da mulher em São Luís), lideranças comunitárias, representantes de classes e comunidade em geral.
 
O vereador César Bombeiro (PSD) confirmou a participação do Bumba Boi da Maioba, nos festejos do primeiro centenário do bairro da Liberdade. É de sua autoria o Projeto de Lei, que estabelece a data de 25 de maio de 2018, como aniversário do bairro da Liberdade, tendo por base pesquisas de estudiosos e registros em documentos levantados por importantes lideranças do bairro, que se constituiu em referência para o Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de São Luís.
Cézar Bombeiro vem discutindo a programação para o importante marco para a Liberdade, com lideranças comunitárias. O bairro da Liberdade tem uma expressiva diversidade cultural e ela estará presente no período dos festejos, destaca o vereador, que não deixou a sua ascensão politica influenciar em sua maneira de ser, além de manter os hábitos dentro da comunidade e ser pessoa bem presente, uma vez que continua morando no bairro da Liberdade, na mesma rua e na mesma casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário