sexta-feira, 23 de março de 2018

Cézar Bombeiro propõe debate sobre uso sustentável, abastecimento, desperdício e qualidade da água

O vereador Cézar Bombeiro usou a tribuna da Câmara Municipal para fazer reflexões sobre o Dia Mundial da Água. Ele anunciou que está solicitando ao plenário do Legislativo da capital a realização de audiência pública na qual será promovido um amplo debate sobre a água. O uso sustentável da água, o abastecimento, desperdícios e a qualidade da água que a população consome estão entre os tópicos que serão abordados, além de uma série de outros graves problemas que afetam diretamente os consumidores de todos os bairros de São Luís.

No próximo sábado será encerrado, em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, que conta com a presença de especialistas em água doce e ambientalistas de vários países do mundo, que estão apresentando propostas diversas para a preservação dos potenciais hídricos, para o combate intenso ao desperdício e o consumo sustentável.

São Luís dispõe de três fontes de abastecimento, mas estas não atendem todas a demanda, deixando dezenas de bairros sem água. Esses núcleos populacionais vivem em plena exclusão de um direito fundamental, enquanto outros, por terem acessos privilegiados, não dão o devido tratamento ao precioso e necessário produto, sem o qual não há vida.

Fontes

A maior parte da cidade é abastecida pelo Sistema Italuís, em regime de rodízio. Outra fonte de abastecimento é Sistema Paciência, mais voltado para o Centro da capital e de menor porte, e que também opera em rodízio. Um terceira fonte de água são os poços artesianos, muitos dos quais administrados pelo poder público e a maioria localizados em empreendimentos da construção civil e em residências particulares.

“Sem um consumo responsável e com o desperdício, não vai demorar muito tempo para que o nosso lençol freático sofra as consequências”, alertou Cézar Bombeiro. O vereador menciona a preocupação externada por técnicos especialistas, daí a sua iniciativa de promover um amplo debate na Câmara Municipal de São Luís com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, inclusive as associações comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário