sexta-feira, 2 de março de 2018

Othelino Neto prestigia solenidade comemorativa aos dois anos de implantação do programa “Travessia”

Othelino Neto prestigia solenidade comemorativa aos dois anos de implantação do programa “Travessia”
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na última quarta-feira (28), no Palácio dos Leões, da solenidade comemorativa aos dois anos de implantação do programa “Travessia”, de iniciativa do Governo do Estado na região metropolitana de São Luís e região tocantina.
O evento contou com a presença do governador Flávio Dino (PC do B), dos deputados Bira do Pindaré (PSB) e Josimar de Maranhãozinho (PR), além de usuários do serviço e autoridades. Durante a solenidade, o governador anunciou que o programa será expandido para outros seis municípios.

O programa “Travessia” proporciona acessibilidade ao transportar pessoas com mobilidade reduzida, moradoras de São Luís e dos municípios da região tocantina. Desde que foi criado, já realizou 17.683 viagens e atendeu a 748 passageiros cadastrados.

“É muito bom ver a alegria dessas pessoas que vieram aqui e a forma como agradecem ao governador pela sensibilidade de ter implantado esse programa. Historicamente, por conta das dificuldades, as pessoas com mobilidade reduzida ficam à margem da sociedade, sem lazer e com menos oportunidades. O programa busca saldar essa dívida social com aqueles que têm mais dificuldade de locomoção. Louvamos a disposição do governador em expandi-lo”, disse Othelino Neto.

O governador afirmou que o programa é um grande sucesso e está vinculado à noção de busca pela igualdade de direitos. “Atendemos a essa reivindicação das pessoas com mobilidade reduzida porque elas também têm direito de ir e vir e a uma cidade acessível. Ele está consolidado em São Luís e na região tocantina. Agora, vamos expandi-lo para mais seis municípios”, destacou.
 
Reconhecimento 
Bira do Pindaré disse que não se pode imaginar uma sociedade sem solidariedade e que o programa “Travessia” faz justiça para pessoas com mobilidade reduzida. “O exercício da solidariedade é de fundamental importância para a vida em sociedade. O programa traduz exatamente essa prática”, frisou.
Para Josimar de Maranhãozinho, a iniciativa representa o avanço das políticas sociais do governo Flávio Dino. “É preciso que não fique só aqui. Mas que se expanda para garantir a inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida as quais, por muito tempo, estão sem garantia do direito fundamental de ir e vir”, defendeu.

Ampliação 

De acordo com o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrende Melo, o programa criou um cadastro de beneficiários e será expandido com base no Censo Demográfico do Maranhão. “Hoje, contamos com nove veículos e, ainda neste semestre, vamos aumentar esse número para 20. É nossa intenção incluir as cidades de Pinheiro, Bacabal, Presidente Dutra, Caxias, Timon e Açailândia”, revelou.

A pedagoga Liane Souza, em nome dos beneficiados, agradeceu ao governador Flávio Dino pela sensibilidade de implantar uma política pública para atender a pessoas com mobilidade reduzida. “Esse programa é uma garantia de direito e respeito à dignidade. Dessa forma, podemos participar em pé de igualdade com as outras pessoas”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário