terça-feira, 6 de março de 2018

Othelino participa da solenidade de entrega de 20 viaturas para a Polícia Militar

 
Othelino participa da solenidade de entrega de 20 viaturas para a Polícia Militar
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na manhã desta segunda-feira (5), da solenidade de entrega de 20 viaturas para a Polícia Militar do Estado. A cerimônia, presidida pelo governador Flávio Dino (PC do B), no Palácio dos Leões, contou também com a presença dos deputados Glalbert Cutrim (PDT), Francisca Primo (PCdoB), Júnior Verde (PRB) e Paulo Neto (PSDC), além do suplente de deputado Marcos Caldas (PSDB). 
O vice-governador Carlos Brandão e os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Juscelino Filho (DEM) também prestigiaram o evento e louvaram os investimentos feitos pelo governador Flávio Dino na área da Segurança Pública. Diversos secretários de estado, prefeitos, vereadores e autoridades policiais marcaram presença no evento.
O deputado Othelino Neto destacou as ações do Governo do Estado em relação ao fortalecimento do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. “O governador Flávio Dino já entregou quase mil viaturas policiais, além do reforço na aquisição de armas e equipamentos, valorização dos policiais e a realização de concursos públicos para a ampliação do efetivo tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar. Isto representa compromisso com a Segurança Pública do nosso Estado. É um grande avanço para o setor de segurança tanto na dimensão preventiva quanto repressiva”, ressaltou Othelino.
Em seu discurso, o governador Flávio Dino fez referência a uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada hoje, que aponta o Maranhão como o segundo Estado em todo o Brasil que mais aumentou os investimentos em Segurança Pública. Entre 2015 e 2017, o Governo do Maranhão ampliou em 26% os investimentos na área, ficando atrás apenas do Piauí. Em números absolutos, foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos pelo Maranhão no combate à violência em 2017.
Segundo o governador Flávio Dino, os 26% de aumento são bem maiores do que a média nacional de 1% de ampliação dos investimentos na área no mesmo período. Além disso, 11 Estados tiveram redução de gastos com a Segurança Pública, ainda segundo a Folha de S. Paulo.
O governador enfatizou que a entrega das viaturas faz parte do “maior programa de modernização da Polícia da história do Maranhão, apesar das enormes dificuldades financeiras que o Brasil atravessa”.
“Em muitos estados nesse momento não há munições na polícia, equipamentos básicos e coletes. Há viaturas paralisadas por falta de combustíveis. Há, infelizmente, pessoas que ignoram essas realidades objetivas. Mas nós estamos lidando com ela, convivendo, e, graças a Deus, vencendo-as”, salientou Flávio Dino.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, afirmou que os investimentos do Maranhão na área têm se refletido na expressiva redução da criminalidade. O número de homicídios na Grande São Luís, por exemplo, caiu 40% em 2017 na comparação com 2014. Em fevereiro deste ano, a queda foi de 60% na comparação com o mesmo mês de 2014. “Hoje o Maranhão tem a maior tropa de policiais da história, passando de 12 mil profissionais”, assinalou Jefferson Portela.
MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
A entrega de viaturas contemplou estes 15 municípios: Açailândia, Bernardo do Mearim, Brejo de Areia, Buriticupu, Carutapera, Icatu, Junco do Maranhão, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Primeira Cruz, Santa Luzia, Santana do Maranhão, São Félix de Balsas, São João do Paraíso e Vitória do Mearim.   
As 20 viaturas policiais são totalmente adaptadas e possuem os mais modernos equipamentos para o uso policial. São picapes com tração 4×4 aptas a enfrentar todos os tipos de terreno do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário