sábado, 28 de abril de 2018

Audiência Pública de iniciativa de Cézar Bombeiro foi marcada por denúncias e criticas aos serviços de transporte coletivo e mobilidade urbana em São Luís




As ausências dos Secretários de Trânsito e Transporte e de Obras Públicas para prestar esclarecimentos, debater e informar sobre possíveis projetos para a resolução da precariedade dos serviços de transportes coletivos, acessibilidade e aos conhecidos e sem solução dos problemas relacionados a acessibilidade e mobilidade urbana, na audiência pública de iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD), não significou surpresa, embora elas sejam decorrentes de pedidos de comunidades que estão sendo bastante prejudicadas. As ausências de secretários municipais em audiências públicas é um fato que está a merecer um posicionamento do parlamento, uma vez que, ao mandarem prepostos, que não na maioria das vezes não têm o mínimo preparo para debates e pouco ou nada sabem informar é um total desrespeito do Executivo, não ao vereador, mas à Câmara Municipal, afirmou Cézar Bombeiro.

A participação de pessoas de vários segmentos sociais foi importante para os debates

A audiência pública foi presidida pelo vereador Francisco Carvalho e contou com as participações dos vereadores Cézar Bombeiro (autor da audiência pública), Genival Alves e Basileu Barros. Como convidados, estiveram o promotor de justiça Nacor Paulo Pereira dos Santos, Coordenador do Centro de Apoio do Consumidor; o delegado Lawrence de Melo Pereira, Presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana; Antonio Sales Barbosa, Presidente da Associação dos Usuários dos Transportes Coletivos de São Luís; Sebastião Santos, Presidente do Movimento de Articulação da Área Itaqui-Bacanga e Nilson Brasiliano dos Santos, Superintendente de Transporte da SMTT.

Cézar Bombeiro diz que é necessário se lutar por um transporte de massa

O vereador Cézar Bombeiro foi a tribuna fazer uma explanação para a realização da audiência pública, quando lamentou profundamente que em São Luís, apesar de ter mais de um milhão de habitantes não tem projeto para pelo menos um transporte de massa. Disse que, a maior motivação para a audiência pública são as constantes queixas que recebe cidadãos e cidadãs, quer sejam ou não trabalhadores, que reclamam dos valores das tarifas dos transportes coletivos, que não oferecem um mínimo de conforto e que constantemente sofrem panes mecânicas e larga as pessoas em ruas e avenidas ao bel prazer ao aparecimento de um outro coletivo da mesma empresa para a conclusão do trajeto.

Cézar Bombeiro disse que há a necessidade de se rever a concorrência pública dos transportes coletivos, uma vez que empresas que detinham o monopólio de áreas da cidade permanecem com os mesmos privilégios, servindo cada vez pior os seus usuários. Não há a livre concorrência e os passageiros em todos os bairros, ficam a mercê da vontade das empresas e as viagens que já são bem demoradas para atender a questão de horários estabelecidos pelos empresários, além de mobilidade que é bastante cruel com a buraqueira, complicam ainda mais a vida das pessoas. O vereador registrou que, com algumas entidades comunitárias vai à justiça questionar o aumento das tarifas e de imediato barrar outro aumento que está na iminência de ser colocado em prática em nossa capital, aguardando apenas a realização das eleições.

Ministério Público, Agência de Mobilidade Urbana e Entidades Comunitárias

O promotor de justiça Nacor dos Santos ao falar aos presentes deixou claro, que ali estava para ouvir as demandas e encaminhá-las de acordo com as necessidades e garantia de direitos dos cidadãos. Ele reconheceu que os problemas relacionados a acessibilidade e mobilidade urbana em São Luís, são muito difíceis e que precisam ser encaradas com muito responsabilidade.

O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, mostrou-se sensível a toda a problemática levantada pelo vereador Cézar Bombeiro, deixando bem claro que a instituição que dirige está aberta a questionamentos e reconheceu as reclamações inerentes a acessibilidade e mobilidade urbana são bastante difíceis.

Os lideres comunitários e dirigentes de associações Antonio Sales Barbosa e Sebastião Santos, defenderam uma luta incessante em favor de um transporte coletivo de qualidade com tarifas correspondentes. Eles querem juntamente com o vereador Cézar Bombeiro, recorrer à justiça sobre as atuais tarifas dos transportes coletivos e barrar as articulações que estão sendo feitas entre empresários e a prefeitura para ser posta em prática depois das eleições, segundo tiveram informações.

Os debates foram bem procedentes e proporcionaram a muitos esclarecimentos e uma quantidade de demandas que podem perfeitamente ser encaminhadas pelo Ministério Público e outras irão depender da organização comunitária e questionamentos na justiça. Ao final da audiência pública, o vereador Cézar Bombeiro avaliou como bem produtivos os debates e as respostas que serão levadas para as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário