quarta-feira, 4 de abril de 2018

Capacitação reforça boas práticas para o acompanhamento da mulher e do bebê no HU-UFMA

Atividade visa capacitar e sensibilizar para a promoção, proteção e apoio à amamentação
Entender a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mulher e difundir isso de forma responsável e consciente é uma das maneiras de reduzir os mitos que giram em torno desse tema. Fazer com que os verdadeiros protagonistas dessa história tenham seus benefícios alcançados, depende do engajamento de toda a sociedade, entre eles, os profissionais que estão em contato direto com a gestante e sua família, sejam eles da área clínica ou não.    
Por esse motivo, profissionais do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciaram hoje, 4, a participação no XII Curso de Capacitação de Boas Práticas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança- IHAC. O objetivo é capacitar e sensibilizar para a promoção, proteção e apoio a amamentação, atendendo assim, a um dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. 
O curso é promovido pelo Comitê da IHAC no HU-UFMA e vai até a próxima sexta-feira, 6. Tem carga horária de 20h, 16h para aulas teóricas e 4h para aula prática. É dirigido aos profissionais que atuam nos setores prioritários que fazem o acompanhamento da mulher e do bebê: ambulatório de pré-natal de risco habitual e pré-natal especializado, centro de parto (centro cirúrgico obstétrico), alojamento conjunto e UTI neonatal.
A parte teórica consiste em aulas expositivas/dialogadas, estudos de casos, rodas de conversa, teatro e exibição de vídeos. A prática será realizada no alojamento conjunto, onde os participantes terão a oportunidade de praticar o manejo do aleitamento materno, observar a mamada e orientar as mães/famílias.
É realizado também, simultaneamente, uma atividade de sensibilização de 4h, voltada para os colaboradores que não são da área da saúde, mas que tem o contato com a mulher e sua família dentro do ambiente hospitalar. Entre eles, profissionais da recepção, segurança, higienização e administrativos de alguns outros setores do hospital. Estes colaboradores podem interferir no processo de aleitamento materno, no Cuidado Amigo da Mulher e na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes (NBCAL).
O presidente do Comitê, Chrystiann Lima, destacou a importância desse conhecimento ser difundido e poder alcançar cada vez mais pessoas dentro da instituição. “Pretendemos capacitar um número maior de colaboradores para garantir as boas práticas como medidas prioritárias para melhorar a qualidade da assistência no hospital. Precisamos que desde a chegada até a sua saída, a mulher receba a mesma informação e seja incentivada”.   
O HU-UFMA recebeu da Unicef em 1999 o título de Hospital Amigo da Criança, desde então, adota os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O HU-UFMA atua também no incentivo ao Cuidado Amigo da Mulher, que inclui boas práticas no parto e no nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário