domingo, 8 de abril de 2018

“Com essa ajuda, consegui aumentar minha produção”, conta produtor do Agropolo da Ilha

 
Há 20 anos trabalhando como pequeno produtor na região da Pindoba, Paço do Lumiar, Sergimar da Silva é um dos produtores atendidos pelos programas Agropolo e Mais Produção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
“Essa foi a primeira vez em que uma gestão do estado realmente olhou para os pequenos produtores. Com essa ajuda, consegui aumentar minha produção. Recebo assessoria técnica, insumos, equipamentos e condições para escoar a produção”, conta Sergimar.
 
O produtor faz questão de elencar os fatores que fizeram sua produção aumentar após o recebimento dos insumos e kits de irrigação.
“A partir do momento que a Sagrima começou a dar assistência para gente, as coisas foram melhorando. Começamos a aprender a controlar as pragas, em primeiro lugar, que era o que fazia nossa produção não ir para frente. Depois aprendemos a usar o biofertilizante, o que nos fez deixar de usar fertilizantes químicos e usar mais o adubo orgânico”, destaca.
Sergimar também lembra da importância do caminhão do Agropolo, veículo doado pela Sagrima para auxiliar no transporte da produção, traçando rotas que atendam aos produtores da grande ilha. “O que fez as coisas evoluírem de verdade, foi a melhora da logística, com a chegada do caminhão do Agropolo, que nos ajuda a escoar a produção em bom estado. O produto sai e chega fresco ao local de venda porque o processo de tornou mais rápido”, conta o produtor.
Com uma área de 4,5 hectares, o produtor tem a ajuda dos irmãos e da esposa para cuidar das mudas de alface, couve, vinagreira, cheiro-verde, quiabo, maxixe e outras folhosas que tem venda garantida em pequenos e grandes comércios da capital maranhense.
“Depois do caminhão, iniciamos a venda dos nossos produtos no supermercado da capital. Hoje são cinco grandes lojas abastecidas com aproximadamente 800 maços de alface e outros folhosos por semana”, explica Sergimar.
 
Selo Agropolo
Por meio de um selo especial e da identificação nas prateleiras, os produtos produzidos por Sergimar e aproximadamente outros 250 agricultores, chegam aos consumidores maranhenses em prateleiras de grandes redes de supermercado e empórios da Grande Ilha.
“É muito bom saber que o maranhense está consumindo produto da terra, deixando de lado o mito de que no Maranhão e na Grande Ilha não se produz. Produz sim e com qualidade”, garante o produtor.
Isto significa mais renda e mais emprego para os produtores, além de produtos frescos e de qualidade na mesa dos maranhenses.
Agropolo da Ilha
Desde 2015, o programa revoluciona a produção maranhense, com incentivo aos pequenos produtores, valorizando produtos maranhenses e diminuindo a importação de diversos itens.
Para interagir com o Programa Mais Produção na execução de ações voltadas para as vocações de cada região e fomentar as diferentes cadeias produtivas, o Programa Agropolos realiza uma assistência técnica e gerencial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), aliada à entrega de equipamentos, insumos e capacitações aos pequenos produtores rurais e associações de produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário