terça-feira, 17 de abril de 2018

Cônsul-geral de Cuba para o Nordeste visita Prefeitura de São Luís

Cônsul-geral de Cuba para o Nordeste visita Prefeitura de São Luís
A cônsul-geral de Cuba para a região Nordeste, Ivete Laura Pujol, foi recebida em audiência nesta segunda-feira (16), pelo vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, para tratar sobre o estreitamente de relações e reforçar a intensão de firmar parceria institucional com as cidades históricas de Cuba, no campo da educação patrimonial. Laura Pujol está no Maranhão desde a semana passada em missão diplomática.
"Não poderia deixar de fazer esta visita de cortesia à Prefeitura de São Luís. Nós temos feito uma programação bem intensa nos quatro últimos dias, com o embaixador Rolando Gómes González, no estado do Maranhão", disse Laura Pujol. "Conheço São Luís de outras visitas e continuo sendo grande admiradora desta bela cidade. Das suas belezas naturais e também da sua cultura e simpatia e graça do povo maranhense", assinalou a cônsul de Cuba.
O vice-prefeito Julio Pinheiro disse que é interesse da Prefeitura manter as relações com Cuba, respeitando a soberania entre os países. "No campo institucional estamos buscando estabelecer uma relação mais próxima, tendo em vista que Cuba, assim como o Maranhão, tem várias cidades históricas, onde é desenvolvido um grande trabalho na área do patrimônio arquitetônico e cultural", disse Pinheiro.
Na visita a São Luís, os integrantes da missão diplomática visitaram médicos cubanos que atuam no programa federal Mais Médicos. No Maranhão são 493 médicos cubanos que trabalham em mais de 10 municípios. Laura Pujol informou que o programa federal tem uma demanda de vagas, independentemente das relações com Cuba, que na parceria é responsável exclusivamente pelo fornecimento de profissionais.
Segundo a cônsul-geral Laura Pujol, Cuba tem médicos especialistas com disponibilidade para ampliar a participação no programa Mais Médicos, seja diretamente através de convênio com a União, ou com município, consoante permissão da legislação brasileira.
No roteiro de visitas, a cônsul-geral destacou a ida à Federação da Indústria e Comércio do Maranhão com objetivo de estreitar os vínculos econômicas e comerciais entre Cuba e Maranhão. Laura Pujol está há cinco anos como Cônsul de Cuba no Nordeste. Neste período, tem visitado o Maranhão e a capital sempre que tem oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário