sexta-feira, 6 de abril de 2018

Federação da Agricultura e Pecuária promove Dia A pela erradicação da febre aftosa e homenageia personalidades

Para marcar a plena erradicação da febre aftosa no país, as agências de defesa agropecuária dos 26 estados e do Distrito Federal e federações de agricultura e pecuária realizaram o Dia A nesta quinta-feira, 5. No Maranhão, a  Faema (Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão) homenageou diversas personalidades ligadas ao setor agropecuário, entre elas o ex-secretário de Agricultura, Márcio Honaiser, pelo trabalho desenvolvido, contribuindo para o crescimento de quase 10% do PIB do Maranhão, acima da média nacional, através do incentivo ao setor, e do fortalecimento da defesa agropecuária estadual.
"Uma honra ser lembrado nesse momento tão importante do setor agropecuário, que contribuiu de forma decisiva para que o Maranhão tivesse um crescimento do PIB acima da média nacional e tem tido cada vez mais condições para se desenvolver", agradeceu Honaiser.
Para o presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, a erradicação da febre aftosa é fruto de uma grande parceria entre poder público, entidades e produtores. "Em primeiro lugar, os produtores rurais que se empenharam em manter a sanidade do seu gado, as entidades, como Faema, Senar, sindicatos, e a Sagrima e Aged que se empenharam em alcançar esse resultado tão importante para a agropecuária maranhense"
Desde 2014, o Maranhão é livre de aftosa com vacinação e vem alcançando índices acima de 98% de alcance desde 2015. Por isso, este ano o regime de imunização foi modificado, com a maioria dos bovinos e bubalinos sendo vacinados em apenas uma etapa, e apenas os animais de até dois anos em tuas etapas, respectivamente em maio e novembro. Este é mais um passo em direção ao status de livre de aftosa sem vacinação, como destacou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, também homenageado no evento.
"Esse é um trabalho de fundamental importância tanto no Brasil como no Maranhão, comemorando a erradicação da febre aftosa. O encontro desta manhã foi muito bom, com a federação, pelo reconhecimento do trabalho de toda a equipe da Aged e dos criadores, que tem tornado o nosso estado cada vez mais competitivo", disse.
Mateus Ferreira, gerente de assistência técnica e gerencial do Senar Nacional, e Osvaldo Serra, do Fundo de Desenvolvimento Pecuário do Maranhão (Fundepec), também foram reconhecidos por suas contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário