quinta-feira, 5 de abril de 2018

Grêmio Estudantil do Centro Educa Mais Joana Batista tem nova diretoria empossada

 
A Diretoria do Grêmio Estudantil do Centro Educa Mais Joana Batista, escola de Tempo Integral, na Cidade Olímpica, tomou posse nesta quinta-feira (05), em solenidade na própria unidade escolar. A diretoria formada por 13 integrantes foi escolhida no início do semestre letivo por meio do voto e terá o mandato de um ano.
Na solenidade que contou a presença de toda comunidade escolar e do secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais, Ismael Cardoso, os membros do grêmio receberam a certificação de que foram eleitos de forma democrática para exercer o mandato. Este é o primeiro Grêmio Estudantil eleito e empossado na referida escola.
“O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos alunos. Por isso é extremamente importante. É com ele que o estudante tem o poder de ter voz na escola, o poder de opinar e ajudar a encaminhar soluções na administração escolar. O grêmio também nos ajuda a exercer o nosso protagonismo dentro da escola”, destacou Maria Júlia Lira Barros, presidente do Grêmio do CEI Joana Batista.
“Hoje, no Joana Batista, nasce de fato um movimento estudantil. Para mim é um privilégio ter ajudado a promover a eleição do primeiro Grêmio Estudantil desta escola, pois, esta é de fato a possibilidade de o aluno fortalecer a sua voz na escola. O momento que vivemos, na educação do Maranhão, o aluno não é mais problema, ele é parte da solução escola”, destacou a gestora Geral da escola, Viviane Nunes.
A formação de grêmios estudantis faz parte das ações do Governo do Estado de incentivo a uma gestão educacional democrática. Ismael Cardoso, que representou o secretário Felipe Camarão, ressaltou que os Grêmios Estudantis fazem parte de processo de fortalecimento da democratização do ensino e das relações na escola.
“O Governo do Estado está incentivando o funcionamento de grêmios estudantis nas escolas do Maranhão. Em 2015 quando o governador Flavio Dino assumiu a gestão estadual, eram alguns poucos grêmios. Hoje, mais de 200 grêmios já foram instituídos na rede estadual na atual gestão. Isso porque entendemos que Grêmio Estudantil é a premissa para o fortalecimento da democracia nas escolas. É o canal de participação efetiva dos estudantes na busca por soluções e desenvolvimento do processo educacional”, disse o secretário adjunto.
Ismael lembrou, ainda, que no último dia 28 de março, fez 50 anos em que o estudante carioca Edson Luís Lima de Souto, líder estudantil do Ensino Médio no Rio de Janeiro, foi assassinado pelos aparelhos repressivos da Ditadura Militar, que invadiram o restaurante Calabouço, no centro da capital carioca, onde 300 estudantes jantavam no local.
“Edson Luís foi assassinado por fazer aquilo que, hoje, é a coisa mais comum, que é emitir opinião! Nós precisamos nos apropriar da história para que não corramos riscos de ter um retrocesso”, finalizou.
Durante a solenidade posse do Grêmio, houve um momento cultural, onde estudantes da escola que apresentaram números musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário