quarta-feira, 18 de abril de 2018

Grupo Suzano apresenta novos projetos de expansão no Maranhão aos deputados e dirigentes da Assembleia

Grupo Suzano apresenta novos projetos de expansão no Maranhão aos deputados e dirigentes da Assembleia
O grupo Suzano Papel e Celulose apresentou aos deputados estaduais e dirigentes da Assembleia, na noite desta terça-feira (17), seus novos projetos de expansão no estado do Maranhão, durante jantar no restaurante Villa do Vinho, na avenida Mário Andreazza, no bairro Olho D’água. O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B), liderou o grupo de deputados integrado por Edivaldo Holanda (PTC), Max Barros (PMB), Fábio Braga (SD), Zé Inácio (PT), Edilázio Júnior (PSD), Léo Cunha (PSC), Francisca Primo (PC do B), Professor Marco Aurélio (PC do B), Sérgio Vieira (PEN), Antônio Pereira (DEM) e Glalbert Cutrim (PDT).
Estiveram também presentes os dirigentes da Assembleia, Edwin Jinking Rodrigues, diretor de Comunicação; Tarcísio Araújo, procurador-geral; Bráulio Martins, diretor geral da Mesa; e Sílvia Tereza, diretora-adjunta de Comunicação.
O grupo Suzano foi representado pelo gerente de Relações e Gestão Legal, Flávio Moura Fé, o diretor Industrial, José Ventura, e a gerente executiva de Recursos Humanos, Simone Caixeta. 
“O objetivo desse encontro com os deputados é fazer uma aproximação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e todos os seus membros com a Suzano, apresentando a eles nossas operações e toda a nossa contribuição para o estado do Maranhão, na região tocantina, tanto do ponto de vista econômico, quanto dos nossos projetos sociais e das questões ambientais”, esclareceu Flávio Moura.
“É essencial que o Poder Legislativo Estadual conheça o grupo Suzano e possa fazer suas cobranças e contribuições, afinal é a Casa que elabora as leis e que reúne os representantes legítimos do povo. Juntos podemos fazer inovações legislativas, elaborando leis que possam incentivar a produção e o desenvolvimento ambiental sustável. É uma parceria extremamente necessária, por isso buscamos essa aproximação”, acrescentou.
Protagonismo do Grupo Suzano
A Suzano é uma multinacional brasileira de base florestal que atua nas áreas celulose, papel e novos negócios. É a maior fabricante de papeis da América Latina e a segunda maior produtora de celulose e eucalipto do mundo. Atua em mais de 170 municípios onde tem presença com sua base florestal, ocupando uma área de mais de um milhão de hectares, com um terço correspondendo a área de preservação. Na área social, mantém bibliotecas comunitárias em escolas de todo o Brasil.
Segundo Flávio Moura, a Suzano, atualmente, é a maior indústria do mundo com a maior quantidade de selos e certificações nacionais e internacionais como, por exemplo, ISO e FSC. “Esses selos atestam a qualidade do nosso trabalho ambiental aliado ao social. Para nós, as pessoas com as quais trabalhamos e o ambiente no qual operamos são essenciais. Sem eles, o nosso negócio não para de pé”, salientou.
Expansão e Novos projetos no Maranhão
No Maranhão, a Suzano Papel e Celulose iniciou suas operações na região do Baixo Parnaíba, na década de 80, e, a partir de 2010, na região Tocantina, com a instalação da fábrica de celulose. Tem operações em 37 municípios do Maranhão, gerando mais de cinco mil empregos, sendo 77% mão de obra da região. Sua presença em Imperatriz, a partir de 2013, gerou um crescimento de 70% do PIB local e uma receita de R$ 74,5 milhões de ISS. Já investiu mais de 3 bilhões de dólares na região tocantina.
Os novos projetos da Suzano na região Tocantina consistem no aumento de 10% da capacidade de produção da planta. Antes era de um milhão e meio de toneladas e, agora, foi para um milhão e seiscentas e cinquenta mil e também a verticalização da cadeia produtiva, com a implementação da fábrica de “tissue”, que são papeis de uso pessoal como papel higiênico e guardanapos, prevista para ser inaugurada agora em junho. “Para esses dois projetos, o grupo Suzano ja investiu em torno de R$ 500 milhões”, ressaltou Flávio.
Reconhecimento e apoio dos deputados
O presidente da Assembleia reconheceu como muito importante a participação da Suzano, no Maranhão, para a economia local e a geração de emprego e renda. “Conhecemos todo o funcionamento dessa empresa e também fizemos algumas sugestões de aumentar ainda mais os investimentos sociais e  os cuidados ambientais. Foi um momento enriquecedor e de troca de experiências entre esse grande empreendimento, que a é a Suzano, e a Assembleia Legislativa do Maranhão”, enfatizou Othelino Neto.
Para o deputado Antonio Pereira, foi a Suzano que abriu as portas do processo de industrialização de Imperatriz. “Acompanho a atuação Suzano em nossa região e constato que tem dado uma contribuição muito grande para o desenvolvimento da região Tocantina, buscando mitigar ao máximo seus impactos ambientais. Precisamos trazer mais indústrias para desenvolver mais nossa região e gerar mais emprego e renda”, destacou.
O deputado Léo Cunha disse que a Suzano transformou Imperartiz que, hoje, é uma nova cidade. “Nós, como parlamentares, temos que estar contribuindo para que esse investimento gere mais resultados e empregos. Nesse sentido, sugeri que se crie uma comissão para elaborar uma proposta de como duplicar as estradas utilizadas pela Suzano, para facilitar e ampliar suas operações”, frisou.
Por sua vez, o deputado Professor Marco Aurélio destacou o trabalho mútuo da Suzano, no Maranhão, sobretudo na região tocantina, com uma linha de produção que, hoje, se constitui uma diferencial para o aumento da arrecadação de Imperatriz.
“Antes a Suzano era uma empresa só com uma linha de exportação e, hoje, com a implantação da fábrica de tissue agrega novos valores ao município e à região, pois vai gerar ICMS e reforçar a força econômica de nossa região. Além disso, temos o trabalho social dessa empresa, com a implantação de bibliotecas em vários municípios. Esse diálogo com a Assembleia abre portas para que se possa ampliar mais ainda a atuação da Suzano de forma a gerar mais emprego e renda, com sustentabilidade ambiental, e desenvolver mais ainda nossa região”, complementou.
“A gente entende que investimentos que respeitem o meio ambiente, aproveitem a mão de obra local e gerem emprego e renda são sempre bem-vindos ao estado do Maranhão”, opinou o deputado Fábio Braga.
                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário