segunda-feira, 9 de abril de 2018

Iterma reúne com assentados da Reforma Agrária em três municípios maranhenses

 
O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), concluiu nesse sábado (7) uma série de reuniões de trabalho, com agricultores familiares e beneficiários dos Projetos de Assentamento do Estado (PEs), nos municípios de Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia.
Os eventos, todos contaram com as participações do presidente, Raimundo Lídio, do diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural, Renê Campos e do coordenador de Assentamento e Desenvolvimento Rural, Albino Boueres. Os principais temas abordados foram a participação e alinhamento do Instituto de Terras no convênio celebrado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Barreirinhas (STTR) e a Secretaria Municipal de Agricultura; concessão de créditos da Reforma Agrária e a regularização fundiária, de acordo com as prioridades estabelecidas pelo governador Flávio Dino.
 
De acordo com Raimundo Lídio, só em Barreirinhas o Estado do Maranhão tem 40 Projetos de Assentamento, que beneficiam cerca de 2.137 famílias de trabalhadores rurais. “Estamos aqui discutindo a nossa participação e apoio no Acordo de Cooperação Técnica que envolve o Incra, prefeitura municipal, objetivando a realização de atividades necessárias à supervisão ocupacional com a atualização cadastral e de verificação das condições de permanência das famílias beneficiárias dos PEs”, declarou o presidente do Iterma.
Participaram dessa reunião o presidente do STTR, Nivaldo Nunes; a assessora especial da SAF, Korina Corrêa; o representante da Agerp, Cláudio Carneiro; a secretária municipal de agricultura, Conceição França, vereadores e lideranças rurais da região.
Em Paulino Neves o encontro foi realizado no povoado Beira do Lago, com intensos debates sobre o direito da posse da terra. Na oportunidade, o diretor de Assentamento, Renê Campos fez uma longa explanação sobre como acessar os recursos garantidos pelo Incra por meio do Crédito Instalação para as famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). O Fomento Mulher, um crédito no valor de R$ 3 mil para as assentadas da Reforma Agrária, também foi destacado. “Esses créditos são destinados ao incremento da produção’’, assegurou o diretor.
No povoado Belágua, em Tutoia, os representantes do Governo Estadual assumiram o compromisso de enviar nos próximos dias uma equipe técnica do Iterma para aquela região detentora de mais de mil assentados do Estado.
“Essa reunião, que contou com a presença do prefeito Romildo Damasceno Soares, consideramos muito importante para todos nós para a garantia da segurança jurídica e acesso ao crédito”, afirmou o líder rural Raimundo Nonato Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário