quinta-feira, 19 de abril de 2018

Painel realizado na Câmara Municipal discute segurança pública em São Luís

 
A Câmara Municipal de São Luís realizou na manhã de quarta-feira (18), um painel sobre segurança pública, com o tema “Segurança é Coisa”. A direção dos trabalhos foi feita pelo presidente da casa, vereador Astro de Ogum (PR), autor da proposição, e contou com a presença de autoridades que atuam na área de segurança publica em São Luís e no Estado do Maranhão.
As principais ações dos executivos estadual e municipal foram debatidas pelos vereadores com os representantes do Governo do Estado e da prefeitura de São Luís, que mostraram as estatísticas criminais da cidade, Ações Especiais de policiamento no Combate a criminalidade  e o armamento da Guarda Municipal São Luís.
O painel com o tema “Segurança é Coisa” teve inicio  às 10h, com o presidente da casa Astro de Ogum, parabenizando as ações do secretário de Estado de Segurança, delegado  Jeferson Portela,
“Eu fico feliz em saber que tanto o secretário como Governo do Estado, que estão focados e trabalhando na defesa do cidadão de São Luís. e tenho visto uma melhora significativa em nossa segurança”, parabenizou Astro de Ogum.
Participaram do Painel, “Segurança é Coisa Séria” promovido pela Câmara Municipal, os vereadores, Osmar Filho, Pavão Filho, Edson Gaguinho, Cesar Bombeiro, Antônio Garcez, Pedro Lucas, Concita Pinto, Paulo Victor, Marcial Lima, Francisco Chaguinhas,Gutemberg Araujo, e  Josué Pinheiro. Representando o Governo do estado, esteve presente o secretário de Segurança Pública Jeferson Portela.    
 
Sá Marques e representantes de comunidades se reúnem com Lula Fylho para tratar da instalação de posto de saúde no João Paulo
 
O vereador Sá marques (PHS) reuniu-se na manhã desta terça-feira (17), com o secretário de saúde de São Luís, Lula Fylho. O parlamentar esteve acompanhado de representantes de vários bairros, entre eles João Paulo e Caratatiua. Durante a reunião foi tratado do assunto relacionado a interdição por parte da Vigilância Sanitária do posto de saúde localizado no João Paulo.
 
Na reunião, Lula Fylho explicou que a Prefeitura tem um prédio na Avenida Getúlio Vargas, ao lado da Igreja São Vicente, aonde funcionava a Junta Militar. Segundo o secretário, a Prefeitura de São Luís está concluindo o levantamento do prédio, um trabalho está sendo realizado na estrutura do prédio, para receber o posto de saúde que vai atender os moradores do João Paulo e de bairros vizinhos. Lula Fylho garantiu que todas as adequações estão sendo feitas para melhor atender à população. São vários os serviços que serão ofertados, entre os atendimentos estão: Ambulatorial, farmácia, atenção básica e preventivo. O secretário pediu o prazo de um mês a um mês e meio, tempo estimado para finalização das adequações para receber a unidade de saúde. Só que Lula Fylho lembrou que tem um fator complicador que é a chuva. Fato é que, a empresa deve entregar a estrutura do prédio completamente adequada para atender com conforto a população ainda neste primeiro semestre, de 60 a 90 dias.
 
"Acompanharei de perto esta situação. Eu como vereador, cidadão, morador e com um enorme carinho e respeito por esta área, não posso permitir que as pessoas sejam penalizadas com a perda deste importante instrumento da saúde. Estarei vigilante, lutando para que este posto de saúde comece efetivamente a funcionar para atender as comunidades do João Paulo, Caratatiua, Jordoa, Barreto, Alemanha e Ivar Saldanha. Até mesmo com base no que diz as portarias do Ministério da Sáude, relacionadas a assistência à população. Fiz ainda questão de vir com representantes dos bairros, para que pudessem ouvir do próprio secretário. Eu como vereador desta cidade, estou constantemente cobrando, lutando por dias melhores, e é importante que as pessoas possam ver isso de perto. A participação popular também é de extrema importância para a construção e implementação de políticas públicas", destacou Sá Marques.
 
 
 
Quadra poliesportiva de Unidade Escolar
necessita de conclusão, diz Josué Pinheiro
 
A conclusão dos serviços de construção de uma quadra poliespoprtiva na Unidade Escolar José Nascimento de Morais está necessitando ser realizada. Para conseguir concretizar essa ação, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) aprovou a indicação nº 075/2018 na Câmara Municipal. A proposição solicita ao governador Flávio Dino que determine ao órgão responsável pela obra a execução do serviço.
Explica o vereador do PSDB que “a referida iniciativa visa atender a reivindicação dos pais e responsáveis pelos alunos daquela Unidade de Ensino, os quais destacam também os riscos de acidentes, que os restos de materiais e ferragens expostas representam”. Acrescenta ele, além das citadas que “a água fica empossada no local e pode abrigar mosquitos transmissores da dengue”.
A proposta de conclusão dos trabalhos, segundo o parlamentar social democrata, “objetiva oportunizar à comunidade escolar um espaço adequado para realizarem as atividades físicas, competições esportivas e lazer, como forma de proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos”, completa ele.
Josué Pinheiro diz que está fazendo esse pleito “considerando a sensibilidade e compromisso da gestão estadual com os anseis de toda a população”. Para finalizar, ele sugere que “a proposta seja viabilizada dentro do Plano de Metas Emergenciais do Governo, pois trata-se de medida com grande alcance social para aquela comunidade”.
 
 
 
Estevão Aragão pede reforma
imediata da feira da Forquilha 
Um dos principais pontos comerciais de São Luís, fonte de renda para centenas de famílias, a Feira da Forquilha tem de tudo, frutas, legumes, carnes, peixes, farinha, roupas, calçados, lixo, goteiras, esgoto, ratos correndo livremente pelos estabelecimentos e etc. Quem precisa comprar na feira na maioria das vezes volta para casa insatisfeito, não por não ter conseguido o que queria, mas pela falta estrutura que o lugar oferece.

No período chuvoso, a situação complica ainda mais porque a água da chuva invade alguns dos pontos de venda, causando prejuízos para proprietários e frustração para consumidores. O mau cheiro também incomoda quem precisa trabalhar ou passar pelo local. 

Mediante a lamentável situação da Feira da Forquilha, o vereador Estevão Aragão (PSDB) protocolou junto à Câmara Municipal de São Luís um pedido para que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. (PDT), realize estudos técnicos por meio da SEMOSP, com objetivo de reformar imediatamente a feira. 

"A feira da Forquilha precisa imediatamente de uma ampla reforma. Peço ao prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Jr. (PDT), para que se sensibilise com esse pedido e venha atender os feirantes e consumidores da área", disse.

 
 
 
Aprovado projeto de Pavão Filho que
altere nomenclatura da Guarda Municipal
 
Por unanimidade o plenário da Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 131/2017, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que se transformou na Lei Municipal nº 501, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de São Luís.
Segundo a iniciativa do parlamentar pedetista “fica autorizada a instituição Polícia Municipal de São Luís, bem como seus servidores de carreira a se identificarem como ‘Polícia’, em razão das atribuições e função de polícia determinadas na Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014”. O dispositivo legal dispõe ainda que a instituição continua a reger-se pelas demais legislações vigentes quando era denominada Guarda Municipal de São Luís.
A Polícia Municipal de São Luís, de acordo com o proposto pelo vereador do PDT, “fica autorizada a inserir na identificação visual de seus veículos, em sua sede, em seus uniformes, identidades funcionais e demais instrumentos de trabalho, o termo ‘Polícia’, que servira para identificar a função de policiamento e patrulhamento nos termos da Lei Federal nº 13.022”.
Pavão Filho afirma que “tal medida se tornou necessária, em razão das atribuições e funções de Polícia que os guardas municipais exercem na cidade de São Luís, atuando de forma preventiva para a proteção da população, contribuindo para a paz social e prevenindo a criminalidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário