segunda-feira, 16 de abril de 2018

Prefeito Edivaldo prestigia entrega de Rua Digna e inauguração do portal de São Luis

  As ações do Governo do Estado somam-se às iniciativas da Prefeitura de São Luís e têm beneficiado a população ludovicenseParceria entre o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino tem resultado em benefícios para a população ludovicenseO prefeito Edivaldo participou, na manhã deste sábado (14), da entrega de mais um pacote de obras realizadas pelo Governo do Estado em benefício da capital maranhense e da população. No anil, a Rua da Matança foi entregue totalmente restaurada por meio do programa 'Mutirão Rua Digna'. Em seguida, o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino inauguraram o Portal da Cidade, novo elemento turístico instalado nas imediações do Km 0 da BR-135, principal via de acesso à Grande Ilha de São Luís. Participaram dos atos de entrega das obras secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e federais, vereadores e lideranças comunitárias da região.
No ato, o governador Flávio Dino destacou os aspectos sociais e turísticos das obras entregues. "O programa Mutirão Rua Digna tem dois importantes viés: além de melhorar a qualidade de vida da população, com intervenções importantes de infraestrutura nos bairros, também é uma ação propulsora da geração de trabalho e renda na própria comunidade beneficiada, porque utiliza mão de obra local. Já o Portal da Cidade, é mais um investimento que fazemos para a melhoria da infraestrutura turística da capital. Já executamos aqui uma grandiosa obra de intervenção viária, para melhorar o tráfego e, agora, complementamos esse serviço na área com a entrega desse portal que servirá como um cartão postal para a capital. Portanto, temos trabalhado muito em parceria com a Prefeitura para transformar São Luís em uma cidade cada vez melhor, com mais atrativos e mais humana para todos", afirmou Flávio Dino.
Na cerimônia de entrega das obras, o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado pelo vice-prefeito Júlio Pinheiro e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo,também pontuou os fatores positivos das obras entregues. "A cidade está recebendo mais um conjunto de serviços desenvolvidos pelo Governo do Estado, que tem sido um grande parceiro da nossa gestão em diversas áreas. A requalificação da Rua da Matança sana problemas antigos de infraestrutura no local. Já o portal, é mais um elemento inserido no conjunto de intervenções realizadas para melhorar o aspecto da entrada da nossa cidade, tornar a área mais bela à visão de quem chega à ilha e promover o desenvolvimento do turismo no nosso município", observou o gestor municipal.
O vice-prefeito Júlio Pinheiro ressaltou a importância dos serviços para a cidade. "Duas importantes obras que vão somar ao conjunto de serviços executados nas áreas da Infraestrutura e do Turismo no município. De forma que vemos aqui mais um esforço empreendido com a parceria do Governo do Estado em favor de uma São Luís melhor para visitantes e moradores", frisou Júlio Pinheiro.
TURISMO
O Portal da Cidade simula uma fachada de casarão colonial português, similar aos existentes no Centro Histórico da capital. O design do projeto do portal tem como objetivo acentuar os aspectos históricos da cidade Patrimônio da Humanidade. O portal tem 45 metros de largura e fica localizado no km 0, ocupando as seis faixas da via: três no sentido BR-135 e três no sentido cidade. O investimento na obra foi de cerca de R$ 833 mil.
INFRAESTRUTURA
Também disponibilizada à população e amplamente restaurada, a Rua da Matança, antes um difícil acesso de terra batida, no Anil, ganhou pavimentação com calçamento de bloquetes, garantido beleza à via e melhor trafegabilidade.
Em São Luís, além da Rua da Matança, o programa Mutirão Rua Digna já contemplou outras 87 vias de diversos bairros da capital, entre eles o Santa Bárbara, a Cidade Olímpica, a Apaco, a Vila Vitória, Vila Maria Aragão e outros.
A ação, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), leva pavimentação e melhoria na infraestrutura a pontos que nunca tinham recebido intervenções anteriormente. O recurso empregado no programa é de até R$ 200 mil para cada Plano de Trabalho. Os calçamentos das ruas são feitos com bloquetes, preferencialmente confeccionados pelos apenados do Complexo Penitenciário São Luís e utilizando mão de obra da própria comunidade onde o projeto é executado. O programa já alcançou mais de 160 ruas de 22 cidades do Leste, Oeste e Norte do Maranhão.
"O programa é uma iniciativa idealizada para amenizar a crise econômica que atravessa o Brasil, com desemprego generalizado. É mais uma ação do Governo que tem como objetivo contribuir com a distribuição de renda, beneficiando pessoas que estejam desempregadas e, também, promover melhorias na qualidade de vida das pessoas", disse o titular da Setres, Julião Amin.
A dona de cada Conceição de Maria Moraes, 60 anos, enalteceu as obras de infraestrutura executadas na Rua da Matança. "Vivo aqui desde que nasci e jamais vi qualquer serviço sendo executado. O calçamento dessa rua é um grande sonho acalentado por todos nós, moradores do Anil", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário