segunda-feira, 16 de abril de 2018

Serviço de Oftalmologia do HU-UFMA está entre os 14 melhores do país


Resultado coloca o hospital à frente de serviços tradicionais como os da UNICAMP e UFMG

O Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ficou em 14º lugar entre 85 instituições de todos o país na prova nacional de oftalmologia. Com ela os residentes conquistam o título de Especialistas em Oftalmologia concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).        
A prova foi realizada no mês de março, em São Paulo, e teve ao todo 787 médicos inscritos, 3 destes residentes do HU-UFMA. O resultado do exame nacional coloca o hospital à frente de serviços tradicionais em oftalmologia como os da UNICAMP, UFMG, UFPI e UFPR.
O coordenador da Residência em Oftalmologia do HU-UFMA, Bonifácio Júnior, parabeniza os residentes e destaca o empenho de toda a instituição para que os profissionais sejam cada vez melhor capacitados. “A residência tem buscado melhorias ano após ano, em todos os aspectos. Os residentes têm saído cada vez mais preparados, com uma formação muito boa. Eles têm um volume de procedimento cirúrgico muito alto, diferente de outras instituições e isso enriquece muito o crescimento deles enquanto profissionais”.   
A residência em Oftalmologia oferece três vagas anualmente. Os residentes são inseridos na rotina do serviço, perpassando por momentos de aulas teóricas, vivência no ambulatório, centro cirúrgico, imersão em pesquisas científicas, dentre outros. A residência tem uma duração de três anos, iniciou em 2012 e já entregou para a sociedade 9 oftalmologistas.
Uma parceria entre o HU-UFMA e a Escola Paulista de Medicina permite que no início da residência os aprovados participem de um curso básico em São Paulo. Bonifácio Júnior destaca que como essa área é muito específica, normalmente os alunos saem da faculdade sem um conhecimento mais profundo, por isso a importância dessa introdução. 
A Residência Médica, de acordo com a Lei 6.932 de 07/07/1981, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Centro de Referência Oftalmológica
Anexo do HU-UFMA, está localizado na Rua Silva Jardim (ao lado da Unidade Presidente Dutra). Realiza atendimentos ambulatoriais e cirurgias de alta e média complexidade. O serviço conta com salas de ambulatório, salas cirúrgicas, sala de recuperação pós- anestésica, salas de treinamento e recebe pacientes de todo o Maranhão.  Entre os procedimentos mais procurados estão a cirurgia de catarata, com cerca de 150 cirurgias por mês.  Em média, são realizadas 1900 consultas por mês e 320 cirurgias oculares, nas mais diversas subespecialidades, a exemplo, da correção de estrabismo, do transplante de córnea, da cirurgia antiglaucomatosa, entre outros.
Sobre a Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário