quarta-feira, 4 de abril de 2018

Vereador Edson Gaguinho diz ter sido constrangido em Blitz do BPRV e pede treinamento adequado para policiais

 
O vereador Edson Gaguinho (PHS), durante discurso nesta quarta-feira (04) na câmara municipal de São Luís, comentou sobre os constrangimentos que passou quando parado por policiais militares nas adjacências da Cidade Operária, bairro onde reside. De acordo com o parlamentar, a abordagem feita pelos policiais aconteceu quando ele se deslocava em seu veículo para uma oficina localizada no bairro Janaína. Gaguinho conta que foi parado por policiais que estavam em uma viatura e duas motocicletas do BPRV circulando pela região da Vila Riod e Janaína. Disse ainda que apresentou CNH válida e licenciamento 2018 do veículo do qual dirigia e é proprietário. O vereador afirmou que mesmo apresentando todos os documentos exigidos na abordagem, teve o seu veículo revistado e ainda foi agredido verbalmente pelos policiais.
“O que me causou estranheza foi à forma como fui abordado. Sei que as blitz são importantes, mas os policiais deveriam receber uma orientação melhor de como abordar as pessoas”, disse ele.
Gaguinho contou com detalhes como foi realizada a abordagem. “Eles me pararam do nada, não estavam realizando nenhuma blitz, simplesmente me pararam e pediram minha habilitação e documento do meu carro. Depois que analisaram os documentos que apresentei eles constataram que estava tudo dentro da legislação, aí partiram para uma vistoria no veículo. Logo após, me colocaram contra a parede, apertaram meu braço e me revistaram. Eu disse que não precisava de força física, até porque eu sempre ando com todos os meus documentos. Me identifiquei como empresário e vereador de São Luís, foi aí que um dos policiais se dirigiu até a minha pessoa proferindo palavras de baixo calão. Até agora não entendi o motivo de toda essa agressividade. Trabalho, pago meus impostos, sou conhecido em toda a Cidade Operária, nunca me envolvi com nada ilícito e nem respondo processo. Tenho uma vida limpa. Não estou questionando o fato de os policiais realizarem Blitz pela cidade, o que questiono é a forma como eles realizam a abordagem. Acredito que os militares deveriam passar por um treinamento mais adequado antes de ir para as ruas”, finalizou o parlamentar que registrou boletim de ocorrência no Plantão Central da Cidade Operária.
Logo após o pronunciamento de Edson Gaguinho, os demais vereadores se solidarizaram com parlamentar. O presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum, disse que já entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para tomar as providencias cabíveis com relação as abordagens nas ruas da capital. 
Pedro Lucas volta a Câmara destacando
que está mais preparado para a política
 
O vereador de São Luís Pedro Lucas Fernandes (PTB) voltou, na terça-feira (3), a assumir a cadeira de parlamentar ludovicense após  licença de 13 meses para comandar uma pasta no executivo estadual. Pedro Lucas havia assumido a Presidência da Agência Metropolitana e agora deixa o cargo após 195 dias à frente da pasta.
Questionado sobre sua volta ao parlamento ludovicense, o vereador do PTB respondeu com uma frase de quem está ainda mais preparado para a política maranhense. "Quero afirmar que o Pedro Lucas voltou mais experiente. Esse tempo que estive no executivo estadual me deu a real noção de como é o procedimento a nível de executivo". 
Em alguns minutos Pedro Lucas destacou o trabalho realizado na Agência Metropolitana, que estava apenas no projeto. "Nesse tempo que nós estivemos lá, conseguimos tirar uma agência recém criada que existia apenas no papel, saímos do zero. Fizemos um plano estratégico, definimos o plano de ação, que conteve a gestão plena da Região Metropolitana, fizemos o Conselho Metropolitano, o Colegiado Metropolitano, definimos o Fundo Metropolitano, estávamos trabalhando no plano diretor de desenvolvimento integrado e paralelamente a isso fizemos vários projetos especiais, passando desde o projeto das barracas do Araçagy, até mesmo na feira do Jardim América".
Pedro Lucas enfatizou o trabalho e apontou todas as ações que irão beneficiar inúmeros municípios na região. "Muitas intervenções foram feitas, como por exemplo a licitação de uma Quadra Esportiva para o bairro Ilhinha, já que o governador Flávio Dino gosta dessas intervenções que possam trazer a comunidade de volta aos espaços públicos. A Agência hoje está com a carteira de projetos bastante avançados que serão executados pelo Lívio Corrêa, novo presidente da pasta", enfatizou o vereador.
O parlamentar petebista destacou o trabalho, mostrando que nada se faz sem planejamento. "Foi um ano de muito planejamento, mas que precisava ter feito, se não a Agência Metropolitana não teria um norte a definir. A gente fez todo esse trabalho de planejamento e já estamos fazendo intervenções em 13 meses. Então muita coisa que já aconteceu e quero aqui agradecer o apoio que o governador Flávio Dino tem nos dado enquanto estivemos lá e agradecer todos os secretários estaduais e prefeitos que puderam colaborar com a Agência Metropolitana", disse.
Pedro Lucas falou que a agência definiu que vai ajudar 10 dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana, na questão do resíduo sólido, arcando com as despesas de 10 municípios, ficando de fora apenas São Luís, Alcântara e Rosário (que já tem uma compensação ambiental).
Para finalizar, o vereador falou que vai focar sua visão para São Luís, já que é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes e precisa de muita atenção dos vereadores e tem muitos problemas estruturantes que vem de muito tempo, mas o prefeito Edivaldo Holanda tem dado sua contribuição de tentar resgatar a dignidade da população e a Câmara tem dado um grande apoio ao prefeito. Câmara dá cidadania a delegados nascidos
em Taiwan e Belém, mas adoram São Luís
            Os delegados de polícia do Maranhão Wang Chao Jen, natural de Taiwan e naturalizado brasileiro, e Humberto Oliveira de Souza, belenense do Pará, foram agraciados com os títulos de cidadania ludovicense pela Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (03), em razão da contribuição que têm dado à segurança pública, na capital, e sua integração à cultura local. A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Sá Marques (PHS) e contou com a aprovação unânime dos vereadores presentes à sessão que apreciou a matéria.
Durante a sessão de homenagem, os participantes fizeram um minuto de silêncio pelo médico legista Rodrigo Copobiango Braga e o investigador Alfredo Neto, integrantes do sistema de segurança do Maranhão, falecidos domingo à tarde num acidente com um helicóptero que caiu na divisa dos Municípios Axixá e Rosário. Além dos vereadores Sá Marques, presidente da sessão solene, e Cezar Bombeiro (PSD), que a secretariou, estavam presentes os familiares dos homenageados, o delegado geral da Polícia Civil, Leonardo Diniz, a coordenadora das delegacias da mulher no Maranhão, Kazumi Tanaka, dezenas de delegados, investigadores, escrivães de polícia, dirigentes sindicais dos policiais civis, dentre outros.
Sá Marques, ao justificar a concessão dos títulos aos dois delegados, ressaltou que qualquer adjetivação em favor dos homenageados seria pouco, mas frisou que ambos se destacam principalmente pela simplicidade e seriedade no trato de suas atividades profissionais. “Eles são merecedores desta honraria, pelo exemplo que dão no exercício das atividades que desenvolvem, em São Luís. Com Humberto tenho uma relação familiar, cuja amizade foi selada na casa de minha mãe, dona Lili Sá Marques, e com Wang muito aprendi, com a sua calma e simplicidade orientais, quando ingressei na polícia, como investigador”, lembrou. Por sua vez, Cezar Bombeiro destacou que Sá Marques soube reconhecer para homenagear dois delegados exemplares e muito queridos pelos colegas.
AGRADECIMENTOS
Ao subir à tribuna, o homenageado Wang Chao agradeceu a honraria da Câmara por iniciativa de Sá Marques e lembrou quando, com oito anos de idade, em 1972, desembarcou no aeroporto Marechal Cunha Machado com a família para ir morar num bairro no entorno do João Paulo. Na cidade, seus pais abriram uma loja na Rua Grande de produtos orientais, de onde provinha o sustento familiar, seus estudos em escola de classe média e a diversão em boates até chegar à Universidade Federal para formar-se bacharel em Direito. “Me integrei a São Luís completamente. Como não poderia gostar desta cidade? Me sinto parte desta terra. É meu porto seguro. Agradeço muito esta homenagem”, confessou.
Já o paraense Humberto Oliveira agradeceu as palavras dos vereadores e declarou estar muito honrado com o título de cidadania oferecido pela Câmara. “Doravante me incluo como parte deste povo ludovicense. Estou emocionado e orgulhoso com esta homenagem”. Ele lembrou que aprendeu a gostar e ter curiosidade por São Luís através de um ludovicense, José Ribamar, que conheceu em Belém e que falava maravilhas da culinária maranhense, da hospitalidade do povo, do bumba-boi, de praias a perder de vista na capital, dentre outras belezas. Oliveira disse que confirmou tudo isso quando, ao passar num concurso de delegado de polícia, se fixou em São Luís, e, para felicidade, se tornou figura cativa da casa de dona Lili Sá Marques.
Os dois delegados foram muito aplaudidos pelos presentes. O delegado geral Leonardo Diniz destacou o carinho que os colegas de profissão têm por ambos os homenageados e arrematou: “É um orgulho para os ludovicenses natos receberem estes dois novos irmãos, por suas qualidades”. Por seu lado, a delegada Kasume lembrou que os dois, como policiais, são inspiradores, além de serem honrados e dignificarem a instituição a que pertencem.                                                Vereador Estevão Aragão agradece a todos pela
solideriedade prestada à morte da sua prima
 
Na sessão desta terça-feira, 03, o vereador Estevão Aragão (PSDB) falou com imensa tristeza do falecimento da sua prima Suziane, vítima de choque elétrico. Na ocasião, agradeceu ao empenho dos profissionais de saúde da Unidade Mista do Coroadinho e da UPA do Bacanga, que não mediram esforços na prestação dos serviços. 
A jovem, de 25 anos, estava no oitavo período de direito e tinha muitos sonhos e planos pela frente. 
O parlamentar agradeceu também a solidariedade de toda a comunidade da área onde residia sua prima e de amigos que se consternaram com a situação.
Agradeceu ainda ao empenho dos vereadores Osmar Filho e Honorato Fernandes pelo auxílio prestado naquele momento, o mesmo ao secretário de saúde do município Lula Filho, na pessoa do Rodrigo Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário