sábado, 12 de maio de 2018

A força do setor que levou o Maranhão ao destaque nacional

No artigo deste sábado no Jornal Pequeno, Márcio Honaiser fala do início do calendário de feiras agropecuárias do Maranhão, com a Agrobalsas, e o papel de eventos como esse para difusão de tecnologias e como vitrine do setor que levou o estado ao destaque nacional.
Márcio Honaiser*
*Empresário, engenheiro civil, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão e membro da Executiva do PDT.
Mais um calendário de feiras e eventos agropecuários se inicia, com a Agrobalsas, que acontece na próxima semana, de 15 a 19 de maio, a maior vitrine tecnológica do Maranhão e estados vizinhos. Este ano, sindicatos e associações de produtores têm um motivo extra para se engajar: mostrar porque o crescimento de 9,7% do Produto Interno Bruto do estado, quase dez vezes acima da média nacional, se deve sobretudo ao setor agropecuário.
 
Reconhecendo essa importância, o governo Flávio Dino vem, a cada ano, apoiando, incentivando e participando desses eventos, investindo na realização de feiras, exposições e festivais agropecuários, como parte da ampla política de apoio ao setor.
 
Agrobalsas, Expoema e Exposições Agropecuárias de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Grajaú, Codó e tantas outras são grandes vitrines, aproximando a população dos produtores e demonstrando como estes contribuem para geração de emprego e renda e para a economia local. 
Para quem produz, elas são também oportunidades de acesso a tecnologias e conhecimentos, que permitem melhorar índices de produção e produtividade.
Sabemos o quanto isso faz diferença, sobretudo para os pequenos. Por isso, ao longos dos nossos três anos à frente da Sagrima, promovemos cursos e palestras nos eventos agropecuários, com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vários parceiros, através dos Agropolos, além de termos iniciado o trabalho contínuo de assistência técnica e gerencial, por meio do Programa Mais Produção.
 
Em 2018, a Agrobalsas chega a sua 16ª edição e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) comemora 25 anos buscando o melhoramento e a sustentabilidade da pesquisa voltada ao agronegócio. Parabéns a todos que colaboram com esse excelente trabalho!
 
Certamente este ano trará resultados ainda mais positivos para o setor agropecuário, a exemplo da grande safra de grãos que teremos, com espaço e incentivo a pequenos, médios e grandes. E o Maranhão só tem a ganhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário