sábado, 26 de maio de 2018

Ações do Sebrae geram mais de mil atendimentos na semana do MEI na baixada e litoral ocidental

 
 
A descentralização proporcionou capacitações em 12 municípios atendidos pela regional do Sebrae na baixada e litoral ocidental.

Pinheiro – Pelo segundo ano consecutivo a unidade regional do Sebrae em Pinheiro descentralizou as ações que englobaram a 10ª Semana do Microempreendedor Individual e a 5ª Semana de Educação Financeira na baixada e litoral ocidental maranhense.
A descentralização proporcionou, por meio de 40 ações gratuitas, capacitação para empreendedores e potenciais empreendedores, do campo e da cidade, em 12 municípios atendidos pela regional.
Os números em 2018 são impressionantes, mais de 1.000 atendimentos foram realizados, dobrando a quantidade alcançada no ano passado. Foram 15 palestras com a participação de 400 pessoas, as 09 oficinas atenderam mais de 200 participantes, além de 01 seminário de crédito, orientações porta a porta e capacitações nas áreas de gastronomia e maquiagem.
As oficinas “Oportunidades na gastronomia para o MEI” foram bastante concorridas, nelas, os participantes aprenderam técnicas de manipulação de chocolate e produção de artigos que podem ser comercializados durante todo o ano, tudo aliado a técnicas de gestão e finanças para um pequeno negócio do ramo da gastronomia.
“Esse curso foi uma oportunidade pra gente que já trabalha nessa área da gastronomia se aprimorar ainda mais e também entender como é importante a nossa empresa estar registrada, tudo certinho e o Sebrae tá aí pra ajudar a gente nisso tudo” disse Maria do Rosário, uma das participantes da oficina de gastronomia.
Pinheiro, sede da unidade regional do Sebrae, recebeu diversas ações, que tiveram como objetivo auxiliar os empresários e potenciais empresários locais, a planejar melhor os seus negócios, passando pelo controle financeiro da empresa e até orientações de como conseguir crédito para ampliação e investimentos.
De acordo com a gerente da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, a estratégia de descentralizar as ações beneficia um número maior de empreendedores e torna ainda mais efetivo o trabalho de fomento ao empreendedorismo na região.
“Quanto maior for o número de municípios onde possamos executar nossas ações, maior será o número de empresas abertas e mais forte será o ecossistema dos pequenos negócios na região. A semana do MEI é apenas um, dos muitos eventos que planejamos realizar de maneira regional e itinerante, outras ações com caráter regional também serão executadas esse ano” garantiu Fernandes.
NO MARANHÃO 
Sebrae realiza mais de 10 mil atendimentos na 10ª Semana do MEI
Marca é considerada um recorde no Maranhão: foram 216 atendimentos por hora nos 51 municípios maranhenses onde a iniciativa aconteceu
São Luís - A 10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso porque a instituição realizou 10.410 atendimentos para 5.259 pessoas, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos negócios, potenciais empresários e potenciais empreendedores. A marca é um recorde e dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas.
Este resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae realizaram 216 atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento montados em 51 cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.

(DADOS LOCAIS)

“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa que triplicamos nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015 para 10,2 mil atendimentos”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Um dos MEIs atendidos durante o evento foi Paulo Ricardo Araújo, que tem um minimercado na Vila Cafeteira. Ele foi ao Sebrae Jaracaty onde uma estrutura especial de atendimento foi montada para tirar dúvidas sobre direitos e deveres do MEI. “Já sou formalizado como MEI, e cheguei aqui com um problema. Fui orientado e estou saindo sabendo que providência tomar”, disse. – DEPOIMENTO LOCAL

De acordo com os dados consolidados de atendimento durante o Período, foram atendidos 2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75 formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso foram 5.946 capacitados. “Tivemos empresários e potenciais empresários que realizaram mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI”, explicou Martins.

SEMANA
A 10ª Semana do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.

O objetivo do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e humanos. “Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a orientação para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de crise fará a diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a capacitação dos MEIs ”, disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.

Para este ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 113 oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups – apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.

Além disso foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias. “Tivemos um resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos e erros para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na próxima edição”, finalizou João Martins.

QUADRO
10ª Semana do MEI em Números
Resultado é recorde e mostra um crescimento de 297% no volume de atendimentos
10.410 Atendimentos                                                               
5.259 Clientes Atendidos
362 Ações
3.768 Orientações Técnicas
696 Consultorias
5.946 Capacitados
FONTE: SEBRAE NO MARANHÃO

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