sábado, 26 de maio de 2018

Em artigo deste sábado, Márcio Honaiser conta um pouco de sua jornada como empresário e defende o incentivo ao empreendedorismo no campo e na educação dos jovens.

 
Legado empreendedor
 
Márcio Honaiser*
 
*Empresário, engenheiro civil, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão e membro da Executiva do PDT.
 
Ao longo dos poucos mais de três anos em que estivemos à frente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), um dos legados que mais nos dá orgulho e felicidade é ver que ajudamos a formar e incentivar pequenos empreendedores rurais, através da assistência técnica e gerencial.
 
Por falta da assistência adequada, fruto do descaso com que o setor produtivo foi tratado durante muitos anos, boa parte dos pequenos produtores e agricultores familiares do estado não sabiam por a produção na ponta do lápis: saber quanto gastam para produzir, por quanto vender e se estavam lucrando ou pagando para trabalhar. Pensando nisso, contratamos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para conosco oferecer assistência não só na técnica de produção, como na administração do pequeno negócio de cada produtor. Inicialmente, 1550 propriedades receberam esse acompanhamento e os resultados foram gratas surpresas. 
 
Os produtores assistidos na cadeia do leite, por exemplo, passaram a produzir acima da média nacional. Os de frutas e hortaliças quadruplicaram a rentabilidade, muitos entraram no mercado formal e começaram a fornecer para supermercados e empórios. Antes de nos desincompatibilizarmos da Sagrima, garantimos a continuidade desse trabalho, com novas propriedades e entidades entrando no programa, já que parte dos primeiros assistidos hoje já alcançaram a maturidade na gestão e conseguem trilhar o caminho com suas próprias pernas. Tudo graças à orientação e o incentivo para empreender.
 
Como filho do seu Chico Honaiser, um dos  produtores pioneiros na agricultura mecanizada em Balsas nos anos 70, o empreendedorismo é parte da nossa vida. Vislumbrando o futuro crescimento do setor agrícola na região, ele e alguns sócios iniciaram a Lavronorte, fornecedora de máquinas e insumos, onde comecei a trabalhar ainda adolescente. 
Há 10 anos, diversificamos nossa atuação para, além da tecnologia, facilitar o acesso ao conhecimento, criando a Unibalsas, onde a disciplina de Empreendedorismo é parte do projeto pedagógico de todos os cursos, uma ideia que acreditamos que precisa ser levada a todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, seja como disciplina ou tema transversal. De forma que o incentivo ao empreendedorismo é  uma bandeira nossa, que levamos para a Sagrima e continuaremos a defender. 
 
O momento que o Maranhão vive hoje é particularmente positivo, de destaque a nível nacional e internacional, sendo uma terra fértil para novos negócios, graças à força de vontade e disposição do empreendedor local e dos investidores, além do excelente trabalho que o governador Flávio Dino e sua equipe vêm realizando para tornar o estado cada vez mais competitivo. 
Em função desse contexto e da nossa  identificação com o tema, estaremos palestrando aos alunos do Instituto de Ensino Superior Franciscano, de Paço do Lumiar, na próxima segunda-feira, sobre como empreender nesse Maranhão de oportunidades. Espero poder compartilhar um pouco dessa experiência e ajudar a plantar em cada estudante a semente do empreendedor que todos podemos ser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário