domingo, 27 de maio de 2018

Feiras da Agricultura Familiar elevam autoestima de pequenos agricultores maranhenses

 
Prestes a realizar a 17ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), o Governo do Estado comemora os bons números em movimentação da agricultura familiar. Foram R$ 24.324,738,00 em contratos firmados com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, 28.714 agricultores familiares capacitados e milhares de visitantes ao longo das edições realizadas até agora.
Desde 2015, a Agritec é realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e já passou pelos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana, Zé Doca, Paraibano, Barra do Corda, Santa Luzia, Itapecuru-Mirim, Cururupu, São Raimundo das Mangabeiras e Lago da Pedra.
“Podemos fazer uma retrospectiva extremamente positiva ao longo dessas 16 Agritecs, onde iniciamos em São Bento e já percorremos praticamente todo estado do Maranhão, municípios estratégicos, comentando, divulgando, valorizando o agricultor familiar e a agricultura familiar”, explica o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça.
 
Somando todas as edições, a comercialização de animais, a venda da produção da agricultura familiar e alimentação, a Agritec movimentou o montante de R$ 1.772.570,45. O número demonstra a importância do evento para os agricultores que têm mais oportunidade para geração de renda, com a comercialização dos produtos e capacitação.
São pessoas como a agricultora familiar Ivanilde Gomes, que levou para a Agritec de Cururupu um dos frutos mais apreciados da Baixada: o abacaxi de Turiaçu. “Foi muito boa a venda na Agritec. Deu para tirar uma renda extra também com as geleias que eu trouxe. As pessoas compraram tudo e espero que a região promova outra feira dessa para mostrar o quanto nosso abacaxi é saboroso”, disse Ivanilde.
Parcerias
Além da SAF como organizadora do evento, outras secretarias e órgãos da gestão estadual fazem parte das edições da Agritec disponibilizando serviços importantes para os participantes da feira.
O VIVA/Procon, por exemplo, emitiu carteiras de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) participou das edições com um estande, onde mostrou sua atuação, realizou palestras e oficinas sobre os programas de prevenção, controle e/ou erradicação da Brucelose, Febre Aftosa, Raiva; além de atividades educativas como o Projeto Fazendo Educação e apoio a Agroindústria Familiar (com registro, documentação necessária, instalação e orientação sobre produtos enquadrados na área).
Na regularização de terras, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) entregou títulos coletivos e individuais de posse terra beneficiando famílias de agricultores familiares de vários municípios.
Em algumas edições, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou palestras sobre como fortalecer a execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional e contribuiu com oficinas sobre o reaproveitamento dos alimentos e a importância dos nutrientes encontrados nos talos, cascas e sementes, além de realizar a degustação de receitas funcionais e nutritivas como doce de abóbora com casca, geleia de abóbora com gengibre, farinha da semente de abóbora, e brigadeiro de biomassa da banana verde.
“A região do Cerrado Sul Maranhense não será mais a mesma depois da Agritec”, declarou José Filho, diretor de comercialização da Cooperativa Agroecológica Pela Vida do Cerrado Sul Maranhense (COOPEVIDA) do município de São Raimundo das Mangabeiras que participou de cursos, oficinas, capacitações e comercialização da edição realizada no seu município em abril deste ano.
Também esteve presente nas edições da Agritec, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que levou o ônibus da cidadania e suas orientações sobre emissão de Nota Fiscal Avulsa para formalização de microempreendedores e agricultores familiares, parcelamento do IPVA, além de palestras, cursos de capacitação e formação de conselheiros sociais.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) atraiu centenas de estudantes e vários visitantes para a Agritec na exibição do Planetário.
Na parte técnica da programação do evento, também apresentaram contribuições as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e a do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), além dos parceiros como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), as prefeituras onde os eventos foram sediados, além da parceria com movimentos sociais como MIQCB, FETRAF-MA, FETAEMA, ACONERUQ, MST, entre outros.
“Durante todas as edições nós buscamos conciliar e juntar várias instituições parceiras que nos ajudaram a fazer grandes eventos, fazendo com que a Agritec se consolidasse no sentido de que esse é o caminho, essa é a direção que o governador Flávio Dino aponta de valorizar o agricultor familiar, de resgate da cultura e de toda a potencialidade que tem o nosso Maranhão”, destaca Júlio César Mendonça.
Agritec de Timon
A próxima Agritec será realizada nos dias 26 e 27 de julho, na cidade de Timon e deve reunir agricultores de toda a região durante os dias do evento.
“Nós queremos encerrar com chave de ouro na cidade de Timon, onde realizaremos a etapa final da Agritec nos dias 26 e 27 de julho. Levaremos para a região Leste do estado mais um evento de forte conotação regional, buscando valorizar as vocações, valorizar toda cultura e todo empreendedorismo do agricultor familiar”, explica o titular da SAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário