sexta-feira, 25 de maio de 2018

Fundação Antonio Dino leva exames preventivos a comunidades carentes

 
Profissionais da Fundação Antonio Dino, instituição que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizam desde março deste ano, ações integradas para a prevenção do câncer de colo do útero em moradoras de bairros carentes da Grande São Luís. Custeado com repasses feitos pelo Certificado de Contribuição Maracap, o Consultório Móvel Amigos da Vida leva o atendimento preventivo a comunidades urbanas e rurais de baixa renda.
Em cada agenda do ‘Projeto Amigos da Vida’ são atendidas centenas de mulheres, com idade a partir dos 25 anos e que já iniciaram a sua vida sexual. Nesse mês, as moradoras do bairro Cruzeiro de Santa Barbara, na capital, foram beneficiadas com exames preventivos e dicas para saúde da mulher. As ações do ‘Amigos da Vida’, iniciadas na recente campanha Março Lilás, acontecem o ano todo com apoio dos repasses do Maracap.
A médica oncologista Rachel Cosseti, da equipe do Consultório Móvel Amigos da Vida, afirma que o câncer de colo do útero é o que mais acomete e mata mulheres no Maranhão. Segundo ela, “essa doença é fácil de ser prevenida com a realização do exame preventivo ginecológico. Esse exame deve ser feito uma vez por ano, por mulheres partir dos 25 anos e que já tenham iniciado a sua atividade sexual”, orienta a médica.
Os exames identificam lesões e evitam que evoluam para o câncer de colo do útero. A prevenção possibilita ainda melhores condições de saúde às mulheres atendidas. O vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares, afirma que o exame é fundamental à saúde da mulher. “Em países desenvolvidos, com essa prevenção, não existem mais casos de câncer de colo do útero. No Maranhão, graças ao repasse do Maracap levamos esse trabalho preventivo a centenas de mulheres das comunidades mais carentes”, disse Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário