sexta-feira, 25 de maio de 2018

Maranhão já entregou 5 mil toneladas de sementes a produtores desde 2015

 
Dando continuidade ao projeto de expansão do Programa Mais Sementes, o Governo do Maranhão distribuiu nesta semana mais 30 toneladas de sementes a produtores de Lago da Pedra. Em pouco mais de cinco meses, a ação entregou grãos para cultivo a 19 municípios do Estado, beneficiando 5.200 famílias maranhenses apenas em 2018.
Criado com o objetivo de garantir a produção local de produtos essenciais para a segurança alimentar dos maranhenses, o programa tem reforçado o apoio da gestão ao desenvolvimento da agricultura familiar e a redução dos casos de desnutrição no Maranhão. Com o investimento, em três anos o Mais Sementes favoreceu 508 mil famílias de produtores, com a distribuição de 5 mil toneladas de sementes nas 217 cidades do Estado.
Saiba mais:

Flávio Dino entrega sementes em Lago da Pedra. (Foto: Nael Reis)
A fim de garantir a colheita e a produtividades dos trabalhadores rurais, sementes de arroz, feijão, milho, hortaliças e frutas têm sido entregues, ano a ano, antes do período recomendado para plantio, a partir da atuação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
“Esse é um estímulo fundamental para promover a produção do Estado e garantir grande retorno do crescimento econômico vivenciado pelo Estado”, afirmou o governador Flávio Dino durante a entrega de sementes em Lago da Pedra nesta semana.
Além das entregas, o Mais Sementes realiza capacitações e treinamentos para assegurar o uso adequado dos grãos, disponibilizados pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp). A cada ciclo, são identificadas as necessidades de cada localidade, reforçando o potencial agrícola de cada município, como explica o presidente da AGED, Sebastião Anchieta.
“O Mais Sementes é de fundamental importância para o estado e está propondo uma maneira inovadora e diferenciada de se relacionar com os produtores. Ele pode procurar a secretaria por meio das unidades da AGED instaladas nos 217 municípios, que estão prontas para assegurar a realização dos pré-cadastros e a entrega de sementes de qualidade”, afirma o presidente da Agência.
No momento, mais de 520 toneladas de sementes de feijão estão em processo de distribuição no Estado. Até o fim do ano, ainda estão previstas entregas de arroz, milho e feijão, já em processo de compra pela Sagrima.
Produtores interessados em receber sementes também podem procurar os postos da Agerp, instalados em 19 regionais do Estado, ou os bancos de distribuição dos grãos nas cidades. Uma vez cadastradas, as informações vão para o banco de dados do Governo do Maranhão, que coordena a melhor gestão da compra e distribuição dos insumos, garantindo a maior abrangência do programa e atendimento das demandas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário