quarta-feira, 9 de maio de 2018

Osmar Filho defende 'Câmara harmônica' após ser eleito presidente



Após ser eleito nesta quarta-feira (9) presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT) defendeu que a Casa tenha um papel de harmonia e diálogo nos próximos dois anos. Para ele, os vereadores devem avançar mais em votações que possam melhorar a vida da população ludovicense.

O vereador foi eleito presidente da Câmara de São Luís para os próximos dois anos. Com chapa única, Osmar venceu a disputa após uma grande articulação motivada por muito debate, disputa judicial e convencimento. Também foram escolhidos os demais membros da Mesa Diretora, para o biênio 2019-2020. Eles tomam posse no cargo no 1º de janeiro do ano que vem.
 
Na sua primeira entrevista antes da disputa, o pedetista disse que a experiência que teve enquanto Secretário de Articulação Politica e também como líder do governo, vai ajudar no diálogo entre os parlamentares oposicionistas e governistas.
 
"Eu tive uma experiência em exercer a função de secretário de Articulação Politica, da gestão do prefeito Edivaldo. Eu tive uma experiência de liderar o governo do prefeito Edivaldo aqui na Câmara. Então, a partir dessa experiência de relacionamento me sinto capacitado, humildemente falando, para conduzir um bom relacionamento com todos os colegas ", declarou.Embora esteja filiado ao PDT, partido do prefeito Edivaldo, Osmar Filho adiantou que a Câmara terá sua independência. Segundo ele, a relação entre os dois poderes será de em harmonia e diálogo."Sempre haverá conflitos executivo e legislativo, o que pode ser resolver sempre com bom diálogo. Há uma previsão constitucional que garante a independência entre os poderes. Eu tenho uma relação de amizade com o prefeito Edivaldo, sou aliado do prefeito, sou correligionário do prefeito, mas a Casa é independente. E nós iremos saber separar isso para que haja uma relação de harmonia em favor da cidade", concluiu.PERFIL
Casado e pai de dois filhos, Osmar Gomes dos Santos Filho, que nasceu em 25 de novembro de 1986, em São Luís – MA, é filho de Osmar Gomes dos Santos e Maria Félix dos Santos. Ele que é Advogado e membro da ABRAP – Associação Brasileira de Advogados Públicos.
 
E e descobriu-se homem público com ênfase na política partidária desde muito cedo, quando percebeu que através da vida pública poderia mudar a realidade de um povo cuja situação social, política e econômica o inquietava. Tornou-se em 2008 o vereador mais novo de São Luís, aos 21 anos de idade, quando surpreendeu até mesmo os analistas políticos, obtendo uma expressiva votação de quase 7 mil votos, repetindo a marca no pleito de 2012.
Em 2013, já com sua carreira política consolidada, foi convidado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, para assumir a Secretaria de Articulação Política. Ao retornar para a Câmara de Vereadores, assumiu, a convite do prefeito, a liderança do governo no Parlamento Municipal.
 
Nas eleições de 2016 foi eleito vereador, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), para o seu 3º mandato, como o vereador mais votado de São Luís/MA, com a expressiva marca de 9.809 votos. Atualmente é o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís (biênio 2017/2018) e Relator de umas das comissões técnicas mais importantes da Casa, a de Orçamento.
 Osmar Filho é eleito presidente da Câmara
 e garante que não decepcionará  os colegas
Depois de um período de turbulência, que teve até ações judiciais de primeiro e segundo graus, a Câmara Municipal de São Luís voltou ao  clima de tranquilidade, na manhã desta quarta-feira (9), com a eleição do vereador Osmar Filho (PDT), para a presidir aquela casa no biênio 2019/2020. Ele foi eleito com a esmagadora maioria, não sendo unanimidade por conta do voto contrário do vereador Estêvão Aragão (PSDB) e da ausência de Honorato Fernandes, que está em Brasília. Osmar conquistou 29 votos.
Antes do pleito, durante um café da manhã com a imprensa, na Sala Vip daquele Parlamento, Osmar Filho fez um breve pronunciamento, onde destacou que sua identificação com a Câmara Municipal acontece desde quando tinha apenas 5 anos de idade e seu pai era o chefe de gabinete do então presidente, João Evangelista, que depois seria presidente da Assembleia Legislativa.
Visivelmente emocionado, Osmar Filho, que tomará posse no dia primeiro de janeiro de 2019, destacou: “Esse é um momento único na minha vida. Com apenas 31 anos de idade, vou dirigir os destinos da  Câmara Municipal a partir de 2019, pelo período de dois anos. Garanto a vocês que estou preparado para essa missão e digo a vocês que não irei decepcionar, até mesmo porque não posso decepcionar uma geração”, salientou.
Mais na frente, Osmar Filho citou os nomes dos filhos Osmar Neto e  e João Pedro, enfatizando que pedia desculpas a ele e à esposa, pela falta de tempo à família, mas justificando tal falta de dedicação por conta da atividade política, que requer muito tempo a quem a ela se dedica.
“Quero também agradecer ao presidente Astro de Ogum, um político e um gestor talentoso, que estabeleceu vários avanços nesta Câmara. Destaco aqui as transmissões ao vivo das sessões via rádio AM, ação, dentre outras, que daremos continuidade”, assinalou o presidente eleito do Legislativo de São Luis.
Osmar Filho citou também os colegas, assegurando que todos terão participação em sua administração. Ele disse que sua gestão será compartilhada e destacou ainda que os servidores serão priorizados em sua administração.
 
        CHAPA
A chapa, denominada “Vereador Edmilson Jansen”, ficou assim composta:
 
Presidente – Osmar Filho (PDT)
1º Vice –Presidente- Astro de Ogum (PP)
2º Vice-Presidente – Nato Júnior   (  PP  )
3º Vice-presidente – Josué Pinheiro (PSDB)  
1º  Secretário –Francisco Carvalho (PSL)
2º  Secretário – Chaguinhas  (PP)
3º Secretário – Beto Castro  (Pros)
4º Secretário -Concita Pinto (Patriota)
5º Afonso Manoel (MDB)
Vereadores destacam eleição                                       
de Osmar para a presidência
“Quem ganha com esse resultado é a Câmara, com essa unificação. O presidente Astro soube construir esse consenso e o vereador Osmar Filho, eleito para presidir este parlamento a partir do próximo ano, com certeza trará mais energia, mais oxigenação a esta Casa, mas, no final todos saíram lucrando, nós, vereadores e a população de São Luis, com essa lição democrática”. –Pedro  Lucas Fernandes – Vereador (PTB)
 “Posso garantir que, apesar de um voto contrário, a eleição de Osmar Filho foi praticamente consensual. Todos sabiam que seria chapa única. Isso mostra o amadurecimento desta Casa e do próprio presidente eleito, que, sob a minha ótica, deverá fazer uma excelente gestão. Estou apostando nisso, porque será bom, não apenas para a Câmara Municipal, mas para toda a sociedade de São Luis”. –Vereador Genival Alves (PRTB)
“Para nós, a Câmara está dando uma lição de maturidade. Todos viram a guerra de liminares na Justiça em torno dessa eleição. A vitória quase que por unanimidade de Osmar Filho unifica a Câmara, mostra a vontade de acertar e dá um claro recado: O Poder Legislativo de São Luis está preparado  para outras lutas. A guerra ficou para trás e o nosso ambiente está pacificado. Vamos agora é trabalhar  em benefício dessa sociedade”. Vereador Raimundo Penha (PDT)
Conforme o vereador Basileu   Barros (PRTB), o resultado final pacificou e unificou o Legislativo da capital.  “O resultado foi excelente, voltamos a fumar o cachimbo da paz. O vereador Astro de Ogum mostrou ser um hábil articulador e, por conta disso chegamos a esse resultado quase que consensual”.
“Isso é uma autêntica aula de democracia. Ocorrem as divergências, se senta para conversar e se faz o consenso. Aqui tivemos sérios embates entre Sarney e Cafeteira, que, no final de suas carreiras políticas, acabaram juntos. O que ocorreu na Câmara de São Luis, com a eleição do vereador Osmar Filho para a presidência, em chapa única, foi exatamente isso, um exemplo clássico de como se faz política e de como se constrói a democracia”. – Cézar Bombeiro – Vereador (PSD)
Na opinião da vereadora Bárbara Soeiro (PSC), a Câmara Municipal mais uma vez superou obstáculos e construiu o consenso, através do diálogo, o que mostra a capacidade de negociação do presidente Astro de Ogum. “Estou aqui há  três décadas, porque antes acompanhava meu marido, o então vereador Albino Soeiro e atualmente sou a vereadora, então posso dizer que já adquiri certa experiência. Votando com o colega Osmar Filho em quem confio plenamente, tenho plena convicção de que ele irá estabelecer um canal que possibilite mais espaço para a mulher. Não apenas para a mulher vereadora, mas para a mulher funcionária deste poder, para a mulher que frequenta esta Casa, enfim, para todas as mulheres de São Luis”.
Astro de Ogum agradece aos colegas, à
imprensa e toda a sociedade de São Luis
“Agradeço aos colegas, a toda a sociedade de São Luis e principalmente à imprensa que nos acompanha ao longo destes três anos como presidente desta casa parlamentar, mostrando o trabalho de cada um dos vereadores. Construímos um canal de diálogo e chegamos a esse consenso que possibilitou a eleição do vereador Osmar Filho em chapa única. Quanto ao meu nome na chapa dele, como primeiro vice-presidente, ele está aqui  (Osmar estava ao seu lado) e pode confirmar que recebi o convite há vários dias atrás e somente  ontem (na quarta-feira) é que decidir aceitar.
Estas foram as palavras iniciais de um rápido pronunciamento feito pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, durante um café da manhã entre vereadores e comunicadores na Sala Vip da Câmara, antes da eleição que definiu a vitória do vereador Osmar Filho para a presidência do Legislativo  Ludovicense.
“Não há mágoas, não há conflitos aqui na Câmara. Descontentamentos isolados não podem deixar de existir numa casa com tamanha pluraridade partidária, mas aqui está reinando um  clima de pacificação. Posso garantir a vocês que o vereador Osmar Filho é meu amigo, tem  o meu apoio e a minha admiração”, afirmou  Astro de Ogum.
Astro de Ogum destacou ainda que sempre recebeu o apoio incondicional do presidente eleito, do ex-presidente Chico Carvalho, que compõe a chapa de Osmar como primeiro secretário e dos demais vereadores e disse que a Câmara está preparada para os novos desafios.
Sobre as demandas judiciais que envolveram a eleição da Câmara, Astro afirmou que isso é natural numa democracia. “Ocorreram os problemas, mas eles foram prontamente superados através do diálogo e a judicialização ficou para trás. Agora é olhar para frente, olhar para o futuro e buscar novos horizontes”, acrescentou.
Astro de Ogum lembrou ainda aos presentes, que seu mandato irá até o dia primeiro de janeiro do próximo ano. “Já vinha afirmando, durante algum tempo, que não pretendia concorrer a mais um mandato presidencial. Não cheguei à presidência para me perpetuar, a democracia requer alternância de poder e isso está acontecendo nesta Casa”, acrescentou.
Ao final do pronunciamento de Astro de Ogum, o presidente eleito Osmar Filho confirmou que foi ele quem pediu para que Astro compusesse a sua chapa, na condição de primeiro vice. De acordo com Osmar, o nome de Astro foi aceito por unanimidade, embora o próprio estivesse bastante relutante quanto à aceitação.
Câmara realiza sessão de eleição
na sua primeira votação eletrônica
A Câmara Municipal de São Luís elegeu o vereador Osmar Filho (PDT), na manhã desta quarta-feira, (09), com a utilização da sua primeira votação eletrônica nesses seus quase quatrocentos anos de existência, sendo a quarta câmara mais antiga do Brasil.
Ao dar início a sessão solene, o presidente Astro de Ogum falou da sua satisfação em poder está dirigindo “essa sessão com voto eletrônico, que coincide com essa eleição presidencial”. Dando destaque ao fato, o dirigente acentuou que “para nós é motivo de estarmos satisfeitos, pois agora estamos on line para todo Brasil, para o Maranhão e para o mundo”.
Astro de Ogum enfatizou que com o painel eletrônico agora em pleno funcionamento, a Câmara Municipal estará em conexão com a Câmara Federal, Senado, bem como realizar conferências e até manter contato e debates com outras autoridades. Na oportunidade ele anunciou que a partir da próxima semana todos os vereadores passarão da pauta on line em suas bancadas no plenário

Ele falou também sobre os trabalhos que vem sendo realizado e sobre os desafios que o futuro presidente terá de enfrentar, tanto na esfera política quanto na administrativa. Astro de Ogum ainda disse ainda que “já conversei com Osmar Filho e disse que temos uma grande preocupação com os nossos servidores, e vamos ver o que a gente já fez, e o que poderemos fazer mais ainda pelos funcionários desta Casa”.                               Nato Júnior é eleito 2º vice-presidente
da Câmara Municipal de São Luís
O vereador Nato Júnior (PP) foi eleito 2º vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2019-2020, na chapa “Edmilson Jansen”, que teve Osmar Filho (PDT) eleito presidente na manhã desta quarta-feira, em São Luís.
“É uma grande alegria em poder fazer parte da mesa diretora da casa legislativa. Estarei sempre à disposição para ajudar no crescimento desta casa”, afirmou Nato Jr.
O único voto contrário foi do vereador Estêvão Aragão (PSB). O vereador Honorato Fernandes (PT) não votou, porque está em evento da executiva Nacional do PT em São Paulo.
Texto: Dalvana Mendes
 


Josué Pinheiro assume 3º vice-presidência
da Câmara, durante o biênio de 2019-2020 
 
Com a eleição da chapa “Edmilson Jansen”, nesta quarta-feira (9), para a presidência da Câmara Municipal durante o biênio de 2019-2020, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) prossegue integrando a mesa diretora da casa, desta vez como 3º vice-presidente do Poder.
Josué Pinheiro possui experiência como membro da mesa diretora. Além de exercer, atualmente, o cargo de 1° secretário da Casa, ele também já ocupou, por duas vezes, a 2ª secretaria da mesa.
“Vejo os 31 vereadores que compõem o parlamento municipal, como uma família, e, no momento em que fui contemplado com a 3ª vice-presidência, creio que meu papel é o de continuar ajudando naquilo que for possível. Como seres humanos, temos nossas falhas e, por isso, precisamos uns dos outros. Apesar da nossa pouca experiência de trabalho na mesa diretora, temos certeza de que podemos auxiliar o presidente Osmar Filho a desenvolver um excelente mandato”, comentou Josué. 

 
Chico Carvalho voltará a ser 1º secretário
da Mesa Diretora da Câmara Municipal
Em oito anos de mandato de vereador de São Luís, Francisco Carvalho (PSL), já ocupou os mais diversos cargos na Mesa Diretora da Câmara Municipal. Nas eleições internas na Casa deste ano, Carvalho foi eleito 1ª secretário, cargo que tem a função de administrar juntamente com o presidente a Legislativo Municipal.
Atualmente, Chico Carvalho é 2º vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís. Antes, o vereador já havia sido secretário geral da mesa na constituinte de 1988 quando o presidente do Legislativo da capital maranhense era Manoel Ribeiro.
Depois, o vereador do PSL voltou a ocupar um cargo na Mesa Diretora da Casa. Desta vez de presidente, função que desempenhou de 1995 a 2000.
Nas eleições da mesa diretora com chapa encabeçada pelo atual presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR), Chico Carvalho foi 1º vice-presidente e agora ocupa o cargo de 2º vice-presidente.
Para o biênio de 2019/2020, Carvalho foi eleito para ser 1º secretário. Segundo ele, seu ideal é trabalhar em conjunto com o próximo presidente da Casa, vereador Osmar Filho, para que haja transparência na gestão.
“O cargo de 1º secretário é muito importante porque administra junto com o presidente da Câmara. Por isso, quero disponibilizar toda minha experiência para junto com o novo presidente Osmar Filho trabalhar com transparência e pelo povo de São Luís”, afirmou Carvalho.

 

Chaguinhas é eleito 2º secretário na
chapa encabeçada por Osmar Filho
Cumprindo o seu terceiro mandato, o vereador Francisco Chaguinhas (PP), foi eleito segundo secretário da mesa diretora, na chapa encabeçada pelo vereador e presidente eleito, Osmar Filho. 

No ato, o parlamentar falou da satisfação de compor a chapa. "É uma satisfação muito grande de esta compondo a chapa encabeçada pelo vereador Osmar Filho. Chego para somar e desejo a todos nos um ótimo mandato", disse. 

O QUE FAZ 2º SECRETÁRIO

O 2º secretário substitue o secretário-geral no caso de sua ausência, além de exercer funções por ele delegadas. No dia 1º de janeiro, respectivamente, seram empossados nos cargos.
 

Concita Pinto é eleita 4° secretária na
chapa encabeçada por Osmar Filho 
A vereadora Concita Pinto (PEN), eleita ao cargo de 4° secretária, na chapa encabeçada pelo vereador e presidente eleito, Osmar Filho. A parlamentar falou do empoderamento da mulher nas tomadas de decisões. 

"Agradeço a Deus por mais essa conquista de compor a chapa encabeçada pelo vereador Osmar Filho. Sem sombras de dúvidas, assumimos um papel de destaque na mesa diretora", disse. 

O 4º secretário substitue o 1°,  2° e 3° no caso de sua ausência, além de exercer funções por ele delegadas. No dia 1º de janeiro, respectivamente, seram empossados nos cargos
 


Afonso Manoel é eleito 5° secretário na
chapa encabeçada por Osmar Filho 
O vereador Afonso Manoel (MDB), eleito ao cargo de 4° secretário, na chapa encabeçada pelo vereador e presidente eleito, Osmar Filho. O nobre edil falou da satisfação de compor a chapa. 

"Uma satisfação de fazer parte da mesa diretora da casa. Estou aqui para somar e ajudar no que for necessário", disse.

O 4º secretário substitue o 1°,  2°, 3° e 4° no caso de sua ausência, além de exercer funções por ele delegadas. No dia 1º de janeiro, respectivamente, seram empossados nos cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário