segunda-feira, 21 de maio de 2018

Osmar Filho e lideranças políticas participam de I caminhada contra exploração sexual a crianças e adolescentes

 
 
As ruas dos bairros Cohatrac e Cohab viraram palco de grande mobilização neste sábado (19) pelo enfrentamento contra abusos sexuais a menores de idade. Com o subtema: ‘’Abuse do Brincar, Não brinque de Abusar: Não à Violência’’ a comunidade recebeu conscientização e foi alertada sobre o assunto. A iniciativa foi motivada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado dia 18.
Parlamentares apoiadores desta causa ergueram a bandeira da não violência sexual e caminharam pelas ruas da comunidade, mostrando colaboração ao movimento. Participaram os vereadores Osmar Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) além da secretária da Semcas, Andreia Lauande, representando o município.
Para Osmar Filho que possui em seus trabalhos como parlamentar prioridades na pasta de educação, e ciência dos problemas sociais relacionados a essa temática, ressaltou a importância da programação em chamar a atenção da coletividade sobre o assunto.
"Inicialmente quero parabenizar os idealizadores desse evento pela organização, pois esse momento é de conscientização para que desperte em toda a sociedade a atitude de sempre proteger nossas crianças, e o de combater o abuso e a exploração sexual, pois sabemos que elas são vítimas no dia a dia, dessa forma, é de suma importância que esse assunto seja alertado para que as instituições como a família, a igreja e a escola, se sensibilizem com esta causa, e protejam nossas crianças. Enquanto vereador, compreendo essa realidade, e sei que em conjunto com esses setores sociais podemos encontrar soluções para uma infância protegida e abraçada’’, destacou o pedetista..
As ações fazem parte das atividades realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS), juntamente com o conselho tutelar daquela região, o Centro de Referência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que durante todo o mês de maio orienta sobre a prevenção de casos de violência sexual praticados contra esses jovens.
Ações de entrega de materiais informativos, sobre a temática, estiveram dentro da programação durante a caminhada que iniciou na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac e finalizou na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab.
Para o conselheiro tutelar, Daniel Rodrigues da área Cohab-Cohatrac, o objetivo do evento foi divulgar o trabalho do conselho tutelar como uma entidade que tem a missão de garantir os direitos da criança e adolescentes, tanto na proteção quanto na orientação, informando a população sobre a importância de denunciar, “Esse mês de maio alertamos à sociedade, que não olha e compreende esses abusos, o quanto ele é danoso às crianças e adolescentes. Por isso, definimos a intensificação desse trabalho em vários pontos do bairro, com material de panfletagem para alertar a importância da denúncia”, afirmou.
A comunidade escolar, representada pelos diretores das unidades colegiais, a igreja, e lideranças politicas da cidade foram os protagonistas que levantaram a voz em favor da conscientização e do basta aos criminosos que violentam crianças e adolescentes em todo o mundo.
 
Raimundo Penha participa e apoia ações de
combate à violência contra crianças e adolescentes
 
Integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, onde possui assento representando o parlamento de São Luís, o vereador Raimundo Penha (PDT) participou, semana passada, de dois grandes atos que tiveram como objetivo conscientizar os moradores da capital sobre a importância de combater e denunciar qualquer tipo de abuso ou violência praticado contra crianças e adolescentes.
 
Na sexta-feira, (18), no Centro de São Luís, Penha participou de uma grande caminhada promovida pelo CMDCA, que saiu da Praça Maria Aragão e percorreu várias vias até à sede da prefeitura, onde ele e demais representantes de segmentos da sociedade organizada foram recebidos pelo prefeito Edivaldo.
 
Já neste sábado, (19), na região da Cohab/Cohatrac, o vereador participou de outra grande caminhada, desta vez promovida pelo Conselho Tutelar, que saiu da Igreja Católica do Cohatrac até a Igreja Católica da Cohab.
 
Penha estava acompanhado dos vereadores Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Osmar Filho – este último também do PDT e que foi eleito recentemente presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2019/20.
 
Também participaram do ato alunos da Unidade Integrada Cônego Ribamar Carvalho; UEB Primavera; UEB Rúben Goulart; Colégio Cenaza; além de representantes do Djoma; Unicetma; Acetma; Conselho Municipal de Saúde; Conselho do Pacto pela Paz; CRAS; CREAS e Projeto Doando Alegria.
 
As atividades fizeram parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, comemorado sexta-feira.
 
Raimundo Penha, é importante destacar, apresentou recentemente projeto de lei  que determina a obrigatoriedade para que ações e contatos telefônicos do Conselho Tutelar sejam divulgadas no ambiente das escolas das redes pública e privada de ensino da capital maranhense.
De acordo com a proposta, que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, os estabelecimentos públicos e privados de São Luís deverão afixar, em locais visíveis e de fácil acesso, cartazes com dados explicativos sobre o Conselho Tutelar e suas competências; além do número telefônico da sua respectiva circunscrição.                               
 Armação política vergonhosa na Blitz Urbana para impedir
a comemoração do primeiro centenário do bairro da Liberdade                      

         Muitos políticos tiveram a oportunidade resgatar a memória do bairro da Liberdade. Se não o fizeram, simplesmente por falta de compromisso e respeito aos cidadãos e cidadãs de comunidades dotadas de grandes e importantes potenciais culturais, muitos dos quais integrantes da história de São Luís. Foi o vereador Cézar Bombeiro (PSD) com o apoio de lideranças comunitárias, que teve a iniciativa no Legislativo municipal, seguindo pesquisa de pessoas, muitas das quais com mais 80 e 90 anos, que relatam os nomes do bairro até chegar a Liberdade, por indicação do prefeito Epitácio Cafeteira e projeto do vereador Hélcio Silva.
A data do centenário para o dia 25 de Maio foi decorrente de observações e informações colhidas pela pesquisa. Foi do vereador Cézar Bombeiro, a autoria do Projeto de Lei, aprovado em 2017 pela Câmara Municipal de São Luís, a legitimação da data do primeiro Centenário do Bairro da Liberdade.
                 A luta de Cézar Bombeiro pela Liberdade incomoda o oportunismo
                       O vereador Cézar Bombeiro jamais imaginou que a sua atuação e luta permanente por direitos e dignidade das pessoas das comunidades que integram o bairro da Liberdade, iria lhe proporcionar gratuita ira de políticos sem qualquer compromisso com as comunidades, a ponto de utilizar expedientes mesquinhos para suspender a realização dos festejos do Centenário do Bairro da Liberdade.
O Parlamentar do PSD destaca, que se alguém tem alguma coisa contra Cézar Bombeiro, que se manifeste contra ele e não contra o povo da Liberdade. A articulação politica que a Prefeitura de São Luís está fazendo através da Blitz Urbana é um total desrespeito a população do bairro da Liberdade, tentando impedir por meios escusos e vergonhosos que a festa do Centenário da Liberdade não seja realizada.
                      Prefeitura tenta punir o bairro da Liberdade atropelando politicamente Cézar Bombeiro
                        A trama é integrada por um candidato ao senado, outro a deputado federal e um terceiro a deputado estadual. Eles decidiram visitar as comunidades do bairro da Liberdade, e fazer promessas que o povo não acredita. Na primeira eleição para a Prefeitura de São Luís, o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em sua primeira eleição pediu e contou com o apoio do então líder comunitário Cézar Bombeiro.
               O compromisso exigido por Cézar Bombeiro foi o de obras e serviços em todo o bairro da Liberdade. Eleito, Edivaldo Holanda Júnior virou as costas para a Liberdade. Na campanha a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior e o seu pai o deputado Edivaldo Holanda, procuraram Cézar Bombeiro, já vereador com as mesmas propostas de outrora. O vereador lembrou aos dois, que pagou um preço muito alto perante a população pelas promessas não honradas e que ele não iria correr outro risco com promessas evasivas.
                           A bem da verdade, diz Cézar Bombeiro, que os serviços realizados pela prefeitura no bairro da Liberdade, foram frutos de Termos de Ajuste de Conduta feitos pelo Ministério Público Itinerante, depois de ouvir e debater os sérios problemas levantados pelas comunidades.
            Faltam ainda vários serviços, o que levará as lideranças comunitárias a denunciar a Prefeitura ao Ministério Público Itinerante, principalmente obras de infraestrutura e quadra de esportes do Japão. “Tenho procurado como legislador cobrar direitos para várias comunidades de São Luís e naturalmente para a Liberdade, mas infelizmente os meus requerimentos não têm qualquer prioridade, daí é que encaminho cópia deles para as lideranças dos bairros para tomarem conhecimento de quem é o responsável para que os seus direitos não sejam atendidos”, enfatiza o vereador.
                       Blitz Urbana ratifica as constantes denuncias públicas de falta de seriedade
                      O vereador Cézar Bombeiro e uma equipe de comunitários deram entrada na Blitz Urbana, com um pedido de Autorização Especial solicitando a liberação da Praça do Viva do Bairro da Liberdade para Atividades Culturais em Comemoração aos 100 Anos do Bairro. A solicitação foi feita exatamente no dia 13 de março e no dia 23 de março ela foi expedida normalmente recebendo a numeração 573/18, estabelecendo a sua validade para o período de 25 a 27 de maio.
                       Dias depois a Blitz Urbana expediu a Autorização Especial para o Conselho Cultural Comunitário da Liberdade a Autorização Especial de numeração 624/18 para a Comemoração dos 100 Anos do Bairro da Liberdade para os dias 25 e 26 de maio, datando o documento com o dia 07 de março.
                       O vergonhoso para a Blitz Urbana e para a Prefeitura de São Luís, concedendo as duas autorizações especiais para um mesmo período e para um mesmo evento e de maneira dolosa para atender interesses políticos. As ordens seriam do Gabinete do Prefeito de São Luís, tentando criar um problema sério e grave com riscos de conflitos dentro de uma comunidade para atender unicamente a vontade de candidatos que são apoiados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
                       A bandalheira dentro da Blitz Urbana fica numa simples observação. Se uma solicitação de autorização especial foi feita no dia 07 de março, como é que ela tem a numeração 624/18 muito superior a outra solicitada no dia 13 de março com numeração 573/18 tudo com os mesmos nomes e mesmos períodos de realização.  Por outro lado no protocolo de Blitz Urbana o pedido expedido com a numeração 624/18 data de 04 de abril.
                       “Sinceramente não qualifico a questão como manipulação, mas como corrupção séria e coloca em total descrédito público a Blitz Urbana, que inclusive já é mal vista perante a opinião pública por facilidades para alguns e rigor para muitos até com violência. Um órgão da maior importância administrando de tal forma concorre para que a Prefeitura de São Luís também não mereça credibilidade, levando-se em conta até prisões de fiscais do órgão por extorsões”, desabafa Cézar Bombeiro.
                      Cézar Bombeiro recebe apoio de vereadores e vai às ruas da Liberdade com carro de som denunciar a bandalheira e seus autores
                             O vereador Cézar Bombeiro já recebeu apoio de vários vereadores, alguns registrando que tudo é fruto de armação com interesses políticos vergonhosos. Ele vai denunciar publicamente a bandalheira no plenário da Câmara Municipal, inclusive os seus advogados estudam ingressar na justiça com uma ação diante de que uma licença que teria sido solicitada com bastante antecedência ter uma numeração superior a outra solicitada posteriormente, local e datas idênticas e numeração inferior.
                               Cézar Bombeiro registra que tem o apoio de inúmeros segmentos comunitários para a realização dos festejos do Centenário do Bairro da Liberdade, e que com um carro de som, irá a todas as ruas das comunidades do bairro da Liberdade, relatar a manipulação que está sendo feita para impedir a festa popular e que não tem medo de nada e vai dar nomes, começando do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e os candidatos por ele protegidos, autores de toda a manipulação.
 

Sá Marques participa de ato

em defesa dos professores

 
O vereador Sá Marques (PHS) participou na manhã de sexta-feira (18), de um ato realizado por professores da rede estadual de ensino. A manifestação ocorreu no centro da cidade, na praça Joãozinho Trinta.   Os professores revindicam perdas salariais. O estopim da revolta da categoria foi uma Medida Provisória aprovada nesta quinta (17), na Assembleia Legislativa.  
"Não posso abandonar a categoria que faço parte. Todos conhecem a minha postura, não só como político, mas também como professor que sou. Todos sabem, que como vereador, na Câmara de São Luís, luto diariamente por benefícios aos professores quer seja da rede municipal, quer seja da rede estadual de ensino, como é o caso agora”, afirmou o parlamentar do PHS.
O vereador acrescenta ainda que “os governos precisam respeitar esta categoria, que tem um papel fundamental para o desenvolvimento do país. Trabalham em um setor fundamental, que é a educação. Não medem esforços para está em sala de aula, levando conhecimento as pessoas, e fazem isso com amor, assim como faço como professor, ainda na sala de aula, até quando Deus me permitir, por entender a importância de ensinar, por valorizar a profissão, sou professor há mais de 30 anos com muito orgulho. Enquanto vereador, não medirei esforços, para buscar melhores condições de trabalho aos professores maranhenses, e isso passa por melhores salários e estrutura de trabalho", frisou Sá Marques. 
A MP 272/2018 altera os vencimentos dos servidores públicos estaduais do subgrupo Magistério da Educação Básica do Maranhão, e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), que é a entidade que representa a categoria, alega que, a MP 272, trata exclusivamente, sobre a aplicação do reajuste de 6,81%, e não faz nenhuma alteração no Estatuto do Educador. Os manifestantes reclamam que a Medida Provisória não contempla de fato a categoria.
"A Medida Provisória (MP) nº 272/18, traz em seu bojo não somente a questão do reajuste salarial dos professores. O governador Flávio Dino (PCdoB) se utiliza dessa MP para, também promover, mais uma vez, a violação do Estatuto do Magistério (Lei nº 9.860/13). Através dela, o governo trabalha para fazer os professores acreditarem que estão sendo bem remunerados e valorizados, quando na verdade, o caminho traçado nas entrelinhas dessa MP nos conduzirá para a desvalorização. A aprovação resulta em um brutal achatamento salarial", relatou o professor Antonísio Furtado, líder do movimento.
As perdas mensais do salário, segundo os manifestantes, a partir de planilha apresentada, pode chegar a R$ 767. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário