sexta-feira, 11 de maio de 2018

Penha promoverá discussão sobre obrigatoriedade de inspeções prediais

 
 
A Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), através do qual o parlamentar promoverá audiência pública, cuja data ainda será definida, para discutir sobre a obrigatoriedade de inspeções prediais periódicas na capital maranhense.
 
Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Casa, Penha reuniu-se recentemente com o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão, Murilo Reis.
 
Na oportunidade, foi tratado como tema principal a criação de mecanismos legais que beneficiem a população com a realização, por parte das autoridades competentes, de inspeções periódicas de obras públicas e privadas objetivando prevenir e evitar qualquer tipo de tragédia.
 
“A audiência pública é um espaço importante e plural para ouvirmos as opiniões de todos os agentes da sociedade ludovicense. Nossa ideia, acatando sugestão do próprio Sindicato, é colher sugestões que possam subsidiar a elaboração de uma minuta de um projeto de lei que permita propormos uma legislação mais sólida sobre a temática das inspeções prediais”, explicou o parlamentar.
 
Além de atores dos mais variados segmentos da sociedade, serão convidados para participar da audiência representantes do CREA; SINDUSCON; Clube de Engenharia; Conselho de Arquitetura e Urbanismo; Instituto de Arquitetos do Brasil; Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia; além de estudiosos de várias instituições de ensino superior.
 
Pavão Filho solicita construção
de Shopping Popular de São Luís
Com a Indicação nº 088/2018 aprovada pela Câmara Municipal o vereador Pavão Filho (PDT) está solicitando ao governador Flávio Dino a celebração de uma parceria com o prefeito Edivaldo Holanda Junior a construção do Shopping Popular de São Luís. O objetivo dessa iniciativa será disponibilizar ao comércio informal espaço físico adequado, dotado de condições de higiene, segurança e conforto para a comercialização de produtos.
Argumenta o parlamentar pedetista que o comércio informal de São Luís não dispõe de espaço apropriado para seu funcionamento, e por esse motivo causa uma ocupação desordenada nas ruas transversais e grande parte do centro da cidade. Com isso, prossegue ele, “existe uma dificuldade de locomoção dos comerciantes e consumidores, provocando aborrecimentos, entre outros transtornos, dificultando principalmente a exposição de produtos, e consequentemente o enfraquecimento de vendas”.
O vereador do PDT diz que “sugerimos ainda que seja concedido o antigo o prédio que funcionava a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, na Rua Oswaldo Cruz, para implantação do Shopping do Comércio Popular de São Luís, por se tratar de local estratégico para tal finalidade”.
Segundo o representante da sigla trabalhista no Legislativo Ludovicense, “devemos cuidar com carinho daqueles que precisam, onde o comércio informal, que é um trabalho milenar, necessita de atenção especial”.
Continuando Pavão Filho acentua que “esta obra irá materializar o fortalecimento da economia local e também dos comerciantes, criando políticas que incentivem a formalização, prestação de serviços diferenciados, a capacitação do grupo, beneficiando de forma significativa os consumidores, além de minimizar questões relacionadas ao desemprego e a geração de renda”.
 
Vereador Ricardo Diniz vai receber

Título de Cidadão Ludovicense
O vereador Ricardo Diniz (PRTB) será homenageado pela Câmara Municipal de São Luis nesta segunda-feira (14), às 14h, com o Título de CidadãoLudovicense. O Projeto de Decreto Legislativo Nº 069/2017, que concede a
outorga é de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT) e foi aprovado pela
Câmara Municipal..

Ricardo Diniz está no segundo mandato de vereador e tem uma expressiva
participação por meio de projetos de lei e ações. Criou o Dia Municipal de
Conscientização do Autista, o Dia Municipal do Cooperativismo, o Dia
Municipal de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata, Dia
Municipal da Menina, Parada Segura no Período Noturno para usuários de
transporte coletivo no município de São Luís, Implantação do Sistema de
Sinalização Sonora de Embarque, visando garantir acessibilidade às pessoas
com deficiência visual no transporte coletivo público urbano, Dia
Municipal do Atacadista e Distribuidor, Dia Municipal do Supermercadista,
a Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade, instituiu o ano de
2015 como o ano do Administrador, Redução em 50% da Tarifa do Transporte
Coletivo Urbano de São Luís, o Vale Táxi Gestante, o Dia Municipal do
Doador de Sangue e instituiu 2017 como o ano da Procuradoria Geral de
Justiça do Maranhão e o Castramóvel, unidade móvel de esterilização de
cães e gatos, controle populacional desses animais.

Realizou painéis como a homenagem ao Dia Internacional da Mulher para
debater a construção de uma política para mulheres e para o enfrentamento
de todas as formas e violência. Promoveu audiências públicas sobre A
Proliferação do Crack e de Outras Drogas Ilícitas e Como Consequência a
Situação de Crianças e Adolescentes Usuários Vivendo nas Ruas da Cidade,
Falta de leitos nas maternidades da rede pública e privada de São Luís,
Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes, Criação do Cargo de
Administrador Municipal, Audiência Pública para discutir a Prevenção aos
Acidentes de Moto, a Problemática da Educação Pública no Município,
Primeiro processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares do
Município de São Luís-MA, Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura,
Literatura e Biblioteca no município de São Luís-MA.

O parlamentar também promoveu sessões solenes para homenagear os atletas medalhistas que disputaram o Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo e Fitness – Troféu
Markus Classec, realizado pela Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação – WBPF – FEBEL – Federação Baiana de Esportes e Lazer. Em 2017 homenageou os escoteiros do Maranhão em uma sessão solene em comemoração ao Dia do Escoteiro e prestou homenagem ao Bumba Meu Boi da Maioba pelos 120 anos de fundação.

Entre outras ações ainda homenageou, por meio de sessão solene, os 25 anos da Igreja Batista do Angelim e os 16 anos da Igreja Batista Nacional da Palavra. O vereador Ricardo Diniz realiza ainda projetos sociais nas comunidades como o CRAQUES DO FUTURO, incentivando o esporte e a cidadania entre crianças e jovens, o  MOVIMENTE-SE que promove a prática de atividades físicas,PLANTANDO VIDAS, para mobilizar a população de São Luís em um grande mutirão de conscientização ambiental e o MEU QUERIDO OLHAR que promove a saúde ocular em escolas comunitárias e escolas públicas do município.
  
Projeto Saúde na Comunidade atendeu mais
de mil pessoas no último final de semana.
 
Investir na prevenção da saúde é preparar o povo para viver mais e melhor. Foi pensando nisso, que o vereador de São Luís, Genival Alves (PRTB), criou o Projeto Saúde na Comunidade, que em 2017 atendeu mais de 10 mil famílias e realizou 31 mil procedimentos. Uma referência em saúde pública na capital maranhense. 
 
No último final de semana, o Projeto Saúde na Comunidade realizou sua 12° edição, na comunidade Túnel do Sacavém, atendendo mais de 1000 moradores, com consulta médica e com entrega de medicamentos; teste de glicemia (diabetes); aferição de pressão arterial; avaliação com nutricionista; serviços odontológicos com aplicação de flúor; atividades educativas; testes rápidos; preventivo e vacinação; Equipe de estética e Oficina com as crianças da comunidade. 
 
A Escola UEB Vera Macieira e Escola Comunitária Maria Rocha, foram transformadas pela equipe do vereador Genival Alves, em um hospital por um dia, levando exames da saúde básica da família, do preventivo a diversos outros exames, e uma das salas da escola foi transformada em farmácia popular, onde todas as pessoas que foram consultadas, da criança ao idoso, receberam os medicamentos de graça, além da consulta e exames que são gratuitos. Tudo isso bancado com o salário do vereador, que tem feito um grande trabalho na capital maranhense. 
 
Em sua página na rede social Facebook, o vereador Genival Alves mostrou sua felicidade em realizar o projeto Saúde na Comunidade. "Assim foi a 12° edição do Projeto Saúde na Comunidade. No último sábado (05/05/18) foi no Túnel do Sacavém. Cada edição confirma meu compromisso com a saúde de quem realmente precisa. Agradeço a Deus por está conduzindo nosso trabalho e a todos que participam do projeto", destacou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário