sexta-feira, 25 de maio de 2018

Prefeitura de São Luís e secretaria de Agricultura celebram aniversário de 30 anos do programa Feira Livre

Feirantes e funcionários da Semapa se reuniram para celebrar as três décadas do programa Feira Livre
O programa Feira Livre, gerenciado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que tem como principal objetivo diversificar os locais de compra e oferecer produtos hortifrutigranjeiros, cereais, pecuários e peixes a preços mais competitivos, completou 30 anos de existência nessa segunda-feira (21).
Para marcar a data, a gestão municipal promoveu um evento com atividades esportivas e culturais. O programa foi criado ainda com o objetivo de garantir postos de trabalho e facilitar o escoamento de parte da produção da agricultura familiar dos polos agrícolas assistidos e estimulados pelo município.
– Por determinação do prefeito Edivaldo, temos fomentado cada vez mais a produção agrícola familiar, contribuindo com o aumento do escoamento em nossos equipamentos públicos de abastecimento, como as feiras livres. Um programa exitoso que valoriza o trabalho do feirante e impulsiona as vendas do pequeno agricultor – destacou o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
Para celebrar os 30 anos da iniciativa, foi realizado um jogo de futebol amistoso entre os feirantes e os funcionários da Semapa, com empate de dois gols para cada time. A comemoração foi realizada na Associação dos Servidores da Caema e teve ainda momentos de lazer entre os feirantes, familiares e servidores da Semapa, com música ao vivo ao som dos cantores Fábio Souza e Edilene Silva. A programação teve almoço e bolo oferecido aos feirantes e sorteio de cestas com produtos selecionados em parceria com as empresas Agrolusa, Fribal Franchising e Supermercados Mateus.
– São 6 anos à frente da associação e podemos afirmar que a produção local ganha cada vez mais espaço no mercado, mostrando que aqui temos produtos com qualidade para abastecer a mesa do maranhense. Sou grato pelo incentivo que o Governo do Estado e a Prefeitura dão aos produtores locais. Para nós é uma vitória poder celebrar os 30 anos do programa Feira Livre, que dá sustento a tantas famílias – disse o presidente da Associação dos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiros da Grande São Luís (Prohort), Reginaldo Fonseca Cantanhede.

Evento reuniu nesta segunda-fera (21), feirantes e seus familiares em um dia de lazer com atividades esportivas e culturais na Associação dos Servidores da Caema

Durante o mês, são realizadas 36 feiras livres na capital em diferentes bairros, com mais de 400 feirantes cadastrados. Os fregueses que gostam de produtos naturais e saudáveis podem encontrá-los frescos, vindos direto da plantação e comprá-los das mãos dos produtores rurais de São Luís nas feiras livres.
HISTÓRIA
O programa Feira Livre surgiu em 1988 da necessidade que os agricultores familiares e pequenos produtores tinham de mostrar o valor e qualidade de sua mercadoria em comparação com a dos atravessadores. No início, uma média de 45 barracas eram montadas, algumas divididas entre duas famílias de produtores, dependendo da quantidade que tinham para ofertar em produtos.
– A feira livre tem um significado muito grande pra mim, é como se fosse um filho. Ela cumpre o seu papel até hoje de melhorar o valor de comercialização da produção do pequeno produtor e de criar a alternativa de um preço melhor ao consumidor, além da integração da comunidade com os produtores da zona rural – destacou o produtor agrícola Said Zeitouni, de 58 anos, um dos fundadores do programa.
CRONOGRAMA DAS FEIRAS LIVRES EM SÃO LUÍS:
Terça-feira, de 14h às 21h do bairro Cohab IV.
Endereço: Rua “B”, S/N, Planalto Anil I (Avenida de acesso ao Cohatrac);
Quarta-feira, de 14h às 21h, no bairro Vinhais.
Endereço: Avenida 1, S/Nº, Vinhais (Próximo ao Posto Brasil);
Quinta-feira, de 14h às 21h na Praia-Grande.
Endereço: Aterro do Bacanga, Centro (Próximo ao circo da Cidade);
Sexta-feira, de 14h às 21h, no bairro Renascença.
Endereço: Rua Cedro, S/Nº, Renascença, próximo ao Hiper Bom Preço;
Sexta-feira, de 14h às 21h, do Planalto.
Endereço: Av. Guajajaras S/N, Planalto Anil (Próximo ao posto Ipiranga);
Sábado, de 7h às 13h, no bairro Bequimão (fixo).
Endereço: Av. Perimetral Norte, S/N, Bequimão;
Sábado, de 7h às 13h, na Madre Deus (fixo).
Endereço: Praça da Saudade, Madre Deus;
Sábado, de 7h às 13h, do Turu (fixo).
Endereço: Avenida 06, S/N, Habitacional Turu;
Além das feiras livres e da Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos no Centro, das 7h às 13h, existe ainda a Feira do Produtor, que é realizada todos os sábados, de 7h às 13h, no bairro Angelim, onde metade das bancas são destinadas para venda de produtos direto dos produtores agrícolas familiares da capital. A Feira do Produtor ocorre na Rua 27, S/Nº, Angelim (Próximo ao Ecoponto do Angelim e Restaurante Xico Noca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário