domingo, 13 de maio de 2018

Prévias juninas vão abrir o São João de Todos em São Luís

Apresentação do Boi União da Baixada no ano passado. (Foto: Charlles Eduardo)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promoverá a partir do dia 1° de junho, o Pré São João de Todos. O evento vai aquecer os turistas e os maranhenses para uma das festas mais aguardadas do ano no Maranhão. As prévias começam na sexta-feira, 1° de junho a partir das 18h, em dois circuitos oficiais, no Canto da Cultura (Praia Grande) e no Espigão Costeiro (Ponta D’Areia), em São Luís
O clima do São João será criado pelos já tradicionais grupos juninos de São Luís. Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Quadrilhas e demais manifestações do folclore maranhense serão o aperitivo que darão o tom à festa mais colorida do Nordeste.
As apresentações serão às sextas-feiras, nos dias 1° e 8 de junho, no Canto da Cultura, e aos domingos, dias 3 e 10, no Espigão Costeiro. “Os arraiais oficiais começam no dia 15 de junho, mas vamos realizar prévias desde o dia 1° para que os ludovicensces e turistas já sintam a vibração dessa festa tão encantadora”, ressalta a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Vanessa Leite.
A festa será um importante meio de divulgação e incentivo às manifestações culturais maranhenses, além de ser um cartão de visitas para atrair turistas. “O Pré São João é uma estratégia para aquecer o turismo local, com a divulgação de nossa festa em vários Estados, com ações de marketing específicas para esse período”, acrescenta Vanessa Leite.
Homenagem
Este ano o sotaque de Costa de Mão, do Bumba Meu Boi, será homenageado como salvaguarda e preservação da extinção dessa brincadeira. Além disso, estão incluídas na programação exposições, rodas de conversas com mestres e palestras.
Seleção
O processo de seleção deste ano recebeu inscrições de mais de 500 grupos culturais, bandas e artistas na primeira etapa do credenciamento. Os festejos serão realizados no período de 15 de junho a 1º de julho e incluem arraiais em São Luís e Imperatriz.
O credenciamento tem por objetivo a habilitação, seleção e contratação de serviços artísticos de grupos, bandas e artistas para as apresentações. Nessa primeira fase, os interessados entregaram documentação necessária ao processo, os quais serão avaliados por equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cultura (Sectur).
Após habilitados, os grupos passam por um processo de classificação coordenado pelo Conselho Estadual de Cultura.
O processo de classificação dos grupos envolve, também, outras entidades do meio cultural, como a Comissão Maranhense de Folclore, Comissão de Folclore de São Luís, Conselho do Patrimônio Imaterial do Maranhão, Conselho Nacional de Cultura, entre outros.
O resultado da análise das propostas está programado para este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário