quinta-feira, 24 de maio de 2018

Reforma do C. E. Estado do Pará será entregue nesta sexta-feira (25)

 
O Governo do Maranhão entregará, nesta sexta-feira (25), o Centro de Ensino Estado do Pará totalmente reformado para a comunidade escolar, no bairro da Liberdade. A obra faz parte de um amplo programa estadual de reestruturação física das escolas da rede estadual de ensino.
A escola, que tem 14 salas de aula, além de secretaria, laboratório de informática e refeitório, atende a 700 alunos da comunidade da Liberdade e de bairros vizinhos. São turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sala de aula do Centro de Ensino Estado do Pará completamente reformada. (Foto: Lauro Vasconcelos)
A escola havia passado por uma última reforma em 2003. O estado de conservação era precário, com a estrutura deteriorada, quadros sucateados, salas de aula sem climatização, e muitos problemas estruturais.
“A escola era precária, era toda pichada, não tinha ar condicionado. O banheiro era acabado, sujo, era um chiqueiro. Ou seja, não tinha a estrutura básica para dar aulas para os alunos”, disse Gabriel de Sousa Moreira, aluno do C. E. Estado do Pará.
“Na sala, eram dois ventiladores para toda turma. O calor era muito grande”, disse o estudante Thiago Fernando Teixeira Nascimento.
“Nós tínhamos uma escola sucateada, que não oferecia boas condições de valorização, tanto dos alunos como dos professores. Era o retrato de uma escola abandonada”, disse a professora Maria da Graça Silva Marques, de Língua Portuguesa.
Investimentos na ordem de R$ 750 mil, oriundos do Tesouro Estadual, garantiram uma reforma geral. A obra contemplou serviços de revisão geral do telhado, revestimento de paredes, pintura, substituição de quadros, colocação de forro novo, troca de piso e dos sistemas elétrico e hidráulico, reforma completa dos banheiros com instalação de louças novas. A escola também recebeu climatização, entre outros.
“Agora melhorou tudo, a gente não sente mais calor, tem estrutura. A escola melhorou 100%”, concluiu Gabriel de Sousa Moreira.
Corredor do Centro de Ensino Estado do Pará após reforma. (Foto: Lauro Vasconcelos)
“Hoje a escola tem muitos projetos de capoeira, tambor de crioula, jiu-jitsu. E está muito melhor”, concluiu Thiago.
“Tendo uma boa escola, projetos para ajudar nas aulas das disciplinas, faz com que os alunos tenham vontade de aprender cada vez mais”, destacou a estudante Jhenyffer Haysha Ribeiro de Sales.
“Nós saímos de uma escola que não tinha vida, e agora estamos vendo uma escola que se transforma em um ambiente harmônico, prazeroso, com a estrutura modificada, mobiliada, climatizada, e com projetos que estão ajudando a dar um novo sentindo ao nosso trabalho, um norte para os nossos estudantes. Nós estamos felizes e realizados”, pontuou a gestora geral da escola, professora Sandra de Fátima.
SERVIÇO:
O QUÊ? Entrega do Centro de Ensino Estado do Pará.
QUANDO? Nesta sexta-feira (25), às 9h.
ONDE? Na Rua Machado de Assis, bairro Liberdade, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário