sexta-feira, 25 de maio de 2018

Secretário não era para ser convocado deveria seguir as promessas políticas do prefeito de estar junto ao povo

 
Estamos em pleno período pré-eleitoral e se torna muito importante para o eleitor questionar as promessas políticas de campanha e a realidade do exercício do poder. Atualmente estamos vendo um problema que está sendo criado pelos vereadores que integram a base de sustentação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que tentam por todos os meios barrar a convocação do Secretário Municipal de Obras, Antônio Araújo, para que compareça à Câmara Municipal para falar sobre os constantes alagamentos nos mais diversos pontos da cidade.
Recentemente a Assembleia Legislativa mostrou ser mais contundente e os deputados que recebem orientações do Palácio dos Leões barraram a convocação do secretário de Estado da Segurança Pública.
A aprovação do requerimento do vereador Cézar Bombeiro (PSD), convocando Antônio Araújo foi com o importante apoio de vereadores da base de sustentação do prefeito de São Luís. Muitos dos que aprovaram o requerimento querem por todos os meios derrubar a convocação, tendo inclusive levado sugestões ao vereador Cézar Bombeiro, que apresente outro requerimento transformando a convocação em convite.
Cézar Bombeiro mostra-se irredutível e diz que ao tomar a decisão de acatar a proposta estará faltando com o devido respeito aos vereadores favoráveis e principalmente aos eleitores que o elegeram e que são vítimas dos alagamentos, além de ferir a sua própria dignidade de político e sindicalista.
O representante do PSD no Legislativo Ludovicense registra que tanto os candidatos a prefeito e a governador quando vão às comunidades em campanhas, afirmam para os eleitores, que as suas administrações serão bastante transparentes com o compromisso de atender a todos. “Entendo que todo e qualquer secretário quer seja municipal ou estadual deveria ter o dever e a responsabilidade de prestar contas aos segmentos municipais diretamente para o povo e também ouvir os clamores da população”, afirmou o parlamentar. Completando ele enfatiza que “se negar a falar sobre um dos problemas sérios que atinge a população de vários bairros de São Luís, lamentavelmente é no mínimo falta de compromisso e respeito aos eleitores que elegeram o prefeitos e vereadores.
 
Câmara aprova projeto que regulamenta Conselho
das Populações Afrodescendentes em São Luís
 
A Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), que regulamenta o Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (COMAFRO).
A proposta, que seguiu para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), visa regulamentar o órgão e adequá-lo à institucionalização do Programa Municipal de Combate ao Racismo e de Garantia da Diversidade Étnica, que prevê a adoção de medidas para diminuir a discriminação contra afrodescendentes.
“A regulamentação deste Conselho Municipal, cuja composição alia o poder público à sociedade civil, fortalece a estrutura pública e a sua base social na garantia dos direitos do cidadão, bem como a participação popular na gestão pública. Reafirma, também, a necessidade de uma ação conjunta entre o poder público e a sociedade, de forma a buscar a efetivação dos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais da população negra de nossa capital”, afirmou Raimundo Penha.
O COMAFRO tem como objetivo principal deliberar em todas as esferas da administração pública de São Luís acerca de políticas públicas específicas direcionadas à promoção e desenvolvimento da população negra nas áreas econômica, política, social e cultural sob a ótica de suas reivindicações históricas destinadas a garantir a igualdade de oportunidades.
É composto por onze representantes do poder público e outros onze membros de entidades ligadas aos movimentos negros.
Estes conselheiros exercem um mandato de três anos, podendo ser reconduzidos ao cargo uma única vez.
 
Ricardo Diniz estimula denúncia
de crimes contra mulheres
O vereador Ricardo Diniz (PRTB) participou recentemente de reunião com as advogadas Dra Larissa Barros Lima, Dra Nereida Cristina Cavalcante Dutra e Dra Maria de Ribamar Fernandes Cardoso, integrantes do Fórum de Mulheres do Mercosul, para discutir a criação de uma cartilha com o objetivo de orientar, principalmente, crianças e adolescentes sobre a Lei Maria da Penha. "A cartilha tem formato de história em quadrinhos para educar meninos de meninas sobre como evitar a violência contra a mulher", explicou Ricardo Diniz.

O vereador defendeu o fortalecimento e o cumprimento da Lei Maria da Penha para assegurar a punição para quem comete crimes contra mulheres e se colocou à disposição dos movimentos ligados às mulheres maranhenses para discutir a melhor maneira de se estimular denúncias de casos de violência contra a mulher.
“O alerta precisa ser fortalecido, ninguém pode se calar para que as mulheres tenham seus direitos cumpridos”, afirmou.

O vereador reforçou ainda a importância da informação para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre os crimes. "As mulheres precisam saber seus direitos para que fiquem cada vez mais unidas e fortes no combate às desigualdades e à violência", concluiu Ricardo Diniz.
 Edson Gaguinho fiscaliza obras da Praça
da Avenida José, no bairro Jardim América.
Nesta quinta-feira (24), o vereador Edson Gaguinho (PHS), esteve fiscalizando as obras da Praça da Avenida José, localizada no bairro Jardim América. O parlamentar foi acompanhado do também Vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), do Deputado Estadual Edivaldo Holanda (PTC) e do Presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Corrêa.
 
O projeto urbanístico contempla a revitalização do campo de futebol, implantação de academia ao ar livre, playground, bancos, além de instalação da feira, que antes funcionava na Praça das Amendoeiras.
 
“Estamos aqui vistoriando as obras e vendo como vai ficar esse espaço. Será um local coberto, mais adequado para a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos feirantes do Jardim América. O povo dessa comunidade merece um local urbanizado”, concluiu Edson Gaguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário