sábado, 16 de junho de 2018

ASSEMBLEIA DEBATE PROCESSO ELEITORAL NA UEMA

 
Alunos e professores participam de debate com o coletivo “Por Democracia na UEMA” em assembleia de discussão sobre o próximo processo eleitoral da universidade com data incerta Em assembleia realizada na tarde da última quinta feira (14/06) no auditório do CECEN na Universidade Estadual do Maranhão, estudantes da graduação e da pós-graduação e professores estiveram presentes e discutiram sobre a Universidade que desejam e o papel da UEMA para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. A assembleia visava o debate de questões relacionadas às eleições na universidade com interesse especial em garantir o respeito à democracia e aos anseios de uma universidade pública e inclusiva. 
No debate foi solicitada uma agenda eleitoral para a consulta à comunidade para a formação da lista tríplice para Reitor, Diretor de Centro, Diretor de Curso e Chefe de Departamento, além da formação de uma Comissão Eleitoral com representação ampla e sem cargos comissionados não eletivos. A comissão será encarregada da elaboração do edital, garantindo uma campanha eleitoral com prazo mínimo de um mês com a Universidade em pleno funcionamento, divulgação com prazo de trinta dias dos eleitores aptos a votar e a lista dos locais de votação. 
Henrique Carneiro, representante da Associação Maranhense dos Estudantes, em referência à atual situação da universidade e o modo de gerenciá-la, compreende a importância de ampliar a discussão e democratizar entre os estudantes a discussão e a luta por uma nova universidade, "é preciso levar o debate sobre a democratização eleitoral para os Centros Acadêmicos, Coletivos e para as salas de aula para que os alunos reflitam sobre a centralização atual da gestão e busquem um posicionamento" comenta. 
Para o Prof. João Coelho, membro da coordenação do Coletivo por Democracia na UEMA, o incentivo ao debate sobre o processo eleitoral é pertinente e necessário, segundo o professor, “a UEMA é uma grande instituição e com papel estratégico para o desenvolvimento do estado, portando, precisa construir o processo eleitoral transparente, livre e democrático.” Abandonando a prática de eleições convocadas no período de férias.
A assembleia deliberou ao final que o passo seguinte deverá ser a elaboração de um documento compondo as solicitações apresentadas no encontro que será redigido por uma comissão formada no espaço e que será encaminhará o documento para o presidente do Conselho Universitário (CONSUN), órgão acadêmico responsável por convocar as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário