segunda-feira, 4 de junho de 2018

Caravana Maranhão Quilombola chega à região de Vargem Grande nesta terça-feira (5)

 
A Caravana Maranhão Quilombola oportuniza, nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), um conjunto de ações e serviços nas áreas de saúde e cidadania à população de Rampa e Boi Manso, respectivamente, em Vargem Grande. O programa do Governo do Estado fomenta o estabelecimento da Saúde Integral da População Negra no Maranhão.
As secretarias de Estado da Saúde (SES) e Igualdade Racial (SEIR) desenvolvem ações conjuntas na Caravana Maranhão Quilombola, promovendo o acesso da população negra, dos povos e comunidades tradicionais nas ações e serviços de saúde, além de reduzir a morbimortalidade por doenças e agravos prevalente da população negra.
A Caravana Maranhão Quilombola leva à região de Vargem Grande serviços de consultas médicas (clínica geral, oftalmologia, ginecologia, fisioterapia e nutrição), avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, hepatite B e C e Sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, exames preventivos, atividades de saúde bucal (palestras, escovação, aplicação de flúor e entrega de kit de escovação), além de emissão de documentos.
A chefe do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, ressalta o importante passo adotado pelo Governo do Estado com a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão.
“O Governo do Estado com a participação efetiva de várias secretarias tem levado ações de saúde integral para as comunidades quilombolas, de forma que estas ações possibilitam o acesso a serviços básicos de saúde que melhoram a qualidade de vida do povo maranhense”, destacou Claudiana Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário