quinta-feira, 21 de junho de 2018

Informações da Câmara Municipal de São Luís

 

 Por meio do Ato da Presidência nº 005 de Junho de 2018, em detrimento de uma decisão judicial,  foi instituído o cadastramento biométrico dos servidores empregados e funcionários públicos, ativos e inativos da Câmara Municipal de São Luís, no período de 25 de junho a 13 de julho. O documento assinado pelo presidente do Legislativo Ludovicense, vereador Astro de Ogum (PR), leva em consideração a necessidade de atualizações dos dados cadastrais dos servidores.
 
Para chegar a adoção desta medida foram cumpridas várias etapas como fase de instalação terminais, treinamento dos funcionários visando habilitação para cumprimento de suas tarefas, e agora vai começar a fase de inserção de dados nos terminais do sistema.  
O cadastro aplica-se também aos servidores e empregados públicos afastados, licenciados ou cedidos, e no caso daqueles que “acumulem cargo, emprego ou função públicos, desde que permitidos em lei, o cadastramento biométrico deverá ser procedido em cada um dos vínculos”, estabelece o documento.
Está determinado ainda que a Secretaria Administrativa fica incumbida de coordenar, controlar e acompanhar o cadastro  e expedir normas complementares para execução.   
Ao deixar enfático que o cadastro não poderá ser realizado por procuração, os servidores, empregados e funcionários públicos que não se cadastrarem no período estabelecido terão imediatamente suspenso seus vencimentos ou salários, e responderá penal e administrativamente os servidores e empregados públicos que, no cadastramento deliberadamente prestarem informações incorretas.
PONTO FACULTATIVO
Já conforme a Resolução Administrativa nº 006/2018, de 20 de junho de 2018, nesta sexta-feira, (22), a Câmara Municipal não estará funcionando. O motivo será a realização do jogo da Seleção Brasileira, coincidentemente no horário de funcionamento do Legislativo.
Segundo o documento, “fica estabelecido o horário de expediente da Câmara Municipal de São Luís durante a Copa do Mundo, nos dias em que houver jogos da Seleção Brasileira, será das 8h às 12h, quando a partida ocorrer no período vespertino”. Na mesma resolução está explícito que “nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira iniciarem no período matutino, não haverá expediente nesta Casa Legislativa”.
 
 Vereador dr. Gutemberg homenageia profissionais
da oncologia maranhense em solenidade na Câmara
A oncologia maranhense e o trabalho dedicado de centenas de profissionais que trabalham na área foram destaque, nesta quarta-feira (20), em solenidade ocorrida na Sala Vip da Câmara Municipal de São Luís. A iniciativa do evento foi do vereador e médico Gutemberg Fernandes de Araújo, que contemplou instituições e hospitais públicos e privados.

“Essa grande solenidade surgiu da necessidade de fazer justiça a homens e mulheres abnegados que dedicam conhecimento e tempo para cuidar daqueles que padecem desse mal, mas também para servir de alerta para as práticas preventivas”, justificou o parlamentar. “ Esta homenagem é uma forma de parabenizar homens e mulheres que não medem esforços para fazer a diferença na vida dos outros. A Câmara reconhece quem trabalha pela saúde do povo do Maranhão”, afirmou o vereador.

A escolha dos homenageados se deu por indicação dos próprios hospitais que oferecem tratamento oncológico, quais sejam, o Hospital Universitário Presidente Dutra, o Hospital do Câncer do Maranhão, o Hospital São Domingos e o Hospital Aldenora Bello. Diversos vereadores estiveram presentes, além do Secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho e a representante da Secretaria Estadual de Saúde, gestora de Regulação, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde da SES, Marina do Nascimento Sousa.

A sala vip ficou lotada e uma das primeiras a fazer uso da palavra foi dona Enide Dino, viúva de Antonio Jorge Dino, que inaugurou o tratamento oncológico no Maranhão. Ela narrou a trajetória do Hospital Aldenora Bello e os diversos percalços enfrentados no caminho. “Tenho certeza de que nossa missão é cuidar das pessoas”, afirmou, após receber o diploma alusivo à homenagem.

Também foram agraciados com a honraria o Dr. Stênio Roberto de Castro Lima Santos, diretor clínico do Hospital do Câncer do Maranhão; Joyce Lages, Superintendente do Hospital Universitário Presidente Dutra e Hélio Mendes da Silva, diretor geral do Hospital São Domingos. Homenageados também os médicos Osmar Macatrão, Antonio Augusto Ribeiro, Gyl Eanes Barros Silva, João Batista Barreto, Ilva dos Santos Ribeiro, João Santos Garcia, Ronald Coelho José de Ribamar Calixto, Ulcijara Aquino, Klayton Ribeiro e Natalino Salgado Filho. Em suas falas, reconheceram a iniciativa do vereador Dr. Gutemberg Araújo e a singularidade da ocasião.

Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem prestada à Maria Helena Costa, de 63 anos, que está concluindo o tratamento de um câncer no fígado. A escolha da homenageada coube à Dra. Kika Araújo, que integra a equipe do Hospital do Câncer do Maranhão. “Quis escolher alguém que não é médica e nem pesquisadora da área da saúde, mas é uma pessoa que retrata o drama de milhares de outras, enfrentando a doença de forma positiva, com fé em Deus e apoio da família”, justificou.

Após a descrição dos trabalhos realizados no âmbito de cada uma das unidades de saúde que combatem e previnem o câncer no Maranhão por parte de seus representantes, Dr. Gutemberg Araújo aproveitou para lembrar sua iniciativa na área preventiva com o programa de rádio Conexão Saúde, que vai ao ar todos os sábados, das 10h às 11h, na rádio Difusora. “Eu me sinto numa sala de aula virtual com milhares de alunos que tem a possibilidade de saber mais dos temas atuais da saúde e muito mais, a possibilidade de prevenir eventuais problemas”, recomendou.


Vereador Basileu aplaude o trabalho de
Cláudia Maria Silva no Bairro de Fátima
 
A Câmara Municipal aprovou uma moção de autoria do vereador Basileu Ramos (PRTB), enviando aplausos e congratulações à senhora Cláudia Maria Silva, pelos bons serviços prestados como líder comunitária, professora e religiosa no Bairro de Fátima.
 
Na moção que recebeu o aval dos vereadores com assento no Parlamento Municipal, o vereador Basileu Ramos reconhece o os bons serviços prestados por Cláudia Maria Silva, que dedica sua vida profissional e religiosa aos moradores do Bairro de Fátima. 
 

 

Edson Gaguinho solicita drenagem e pavimentação para ruas localizadas na Vila Vitória II.
 
Atendendo reivindicação dos moradores daquela região, o vereador Edson Gaguinho (PHS), durante sessão ordinária da Câmara de São Luís, solicitou obras de drenagem e pavimentação asfáltica das ruas: C, D, E, H e I, localizadas na Vila Vitória II, por meio de proposições encaminhadas ao secretário de Infraestrutura do Estado, ao governador Flávio Dino, a prefeitura da capital e ao secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Em seu pedido, Gaguinho explicou que o trecho é importante para a comunidade e que precisa de asfalto para melhorar as condições de tráfego.
“É uma via bem movimentada. Sem o pavimento, a população tem reclamado constantemente da poeira em tempo seco e da lama em tempo chuvoso”, reforçou o vereador.
Os moradores tem reclamado que naquele trecho a rua está cheia de buracos e isso pode causar algum acidente. Estamos solicitando essa recuperação asfáltica para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Edson Gaguinho.

De acordo com os moradores, os buracos que tomam conta das ruas estão prejudicando o tráfego de veículos, causando sérios prejuízos. O pedido feito pelo vereador Edson Gaguinho foi encaminhado em regime de urgência e os moradores esperam agora a recuperação das ruas.


“É muito importante a recuperação dessas vias, pois os problemas comprometem o fluxo de veículos, dificultam os deslocamentos, fazendo com que os motoristas realizem manobras arriscadas, causando lentidão e ainda prejuízo com seus veículos. Os moradores precisam viver em um local mais adequado, com infraestrutura adequada”, finalizou Edson Gaguinho.
Assembleia aprova congratulações do deputado Braide ao vereador Cézar Bombeiro pelos 100 anos do bairro da Liberdade
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou por unanimidade o requerimento nº 264/2018, de autoria do deputado estadual Eduardo Braide, solicitando o encaminhamento de mensagem de congratulações ao vereador Cézar Bombeiro (PSD) e as entidades comunitárias pela comemoração dos 100 anos do Bairro da Liberdade, no dia 25 de maio.
O deputado Eduardo Braide, que esteve presente a grande festa e foi muito bem recebido pela comunidade, destacou que se sentiu muito honrado pela maneira carinhosa com que foi recebido não apenas pelo vereador Cézar Bombeiro, mas por centenas de famílias, numa demonstração bastante afetiva, que tocou profundamente a sua sensibilidade, disse o parlamentar.
O deputado destacou uma perfeita identidade de luta e interesses coletivos entre o vereador Cézar Bombeiro, lideranças, juventude e as famílias que fazem o Bairro da Liberdade, afirmou Eduardo Braide, que na eleição municipal passada foi o candidato mais votado nas comunidades do bairro.
 Honorato Fernandes acompanha agenda
do governador na região tocantina
O presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís, vereador Honorato Fernandes, participou na terça-feira (19) da agenda do governador Flávio Dino, na Região Tocantina. A primeira parada foi na cidade de Buritirana. Honorato tem percorrido vários municípios do Maranhão levando a mensagem de Lula Livre. O vice-presidente da MOB, Francimar Melo, também participou da agenda. 
“É uma honra estar aqui em Buritirana junto com o governador, e participar destas atividades como a entrega de patrulhas agrícolas e fardamentos escolares, além de vistoriar as ações do Mais Asfalto. São ações que melhoram a vida da população”, disse Honorato Fernandes ressaltando que por onde tem andado tem conversado com a população sobre o momento que o País está passando e a necessidade de todos estarem unidos em defesa da democracia, da liberdade de Lula e do direito do ex-presidente ser candidato.
De Buritirana Honorato seguiu na comitiva do governador para Amarante. Honorato acompanhou toda agenda do governador que na ocasião entregou e vistoriou obras.
“É gratificante participar destas atividades. São ações como esta que estão mudando o Maranhão”, disse.
Encontros- Tanto em Buritirana quando em Amarante o presidente do diretório municipal do PT de São Luís encontrou com lideranças do Partido. Em Buritirana encontrou com Sandra e em Amarante com a vereadora do PT, Perinha, com a presidenta do diretório do PT de Amarante, Geane e com Zezinho Baiano, secretário de Agricultura de Amarante.
 “Estes encontros são importantes pois aproveitamos o momento para nivelar informações e fortalecer a nossa luta em prol dos trabalhadores, da manutenção dos direitos e por Lula Livre”, disse Honorato Fernandes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário