sexta-feira, 8 de junho de 2018

Flávio Dino discute políticas públicas para juventude com representantes de Conselho Nacional

O governador Flávio Dino recebeu nesta quinta-feira (7), no Palácio dos Leões, representantes do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Na reunião, eles discutiram prioridades para a população jovem do Maranhão e do país.
Na passagem pelo Estado, os visitantes estão conhecendo as políticas públicas implementadas pelo Governo do Maranhão.
“Funcionamos como fiscais das políticas públicas, do que é feito para os jovens em todo o Brasil. Chegar aqui e ver que o Maranhão está na contramão da redução de direitos que vemos em todo o país é revigorante”, afirmou a presidente da Comissão de Políticas e Programas do Conjuve, Maria das Neves.
Entre os programas conhecidos pelos conselheiros, estiveram o Escola Digna, o Cidadão do Mundo, o CNH Jovem e IEMA, entre outros.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou a relevância da visita dos conselheiros ao estado.
“É uma agenda federal, estamos apenas recebendo-os e apresentando o nosso estado e é muito importante eles conhecerem todas essas iniciativas dos Governo do Maranhão num momento em que os outros Estados não conseguem implementar políticas, e o nosso Estado tem conseguido dar essa devolutiva para a sociedade”, comentou a secretária.
Reunião
 
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) promove nesta semana, até esta sexta-feira (8), a agenda oficial da Caravana do Conjuve, que faz parte da 46ª Reunião Ordinária do Conselho, em São Luís, Maranhão.
A realização da reunião no Maranhão é fruto de um encaminhamento do Plenário e da Mesa Ampliada a respeito da proposta da Caravana que busca aproximar o Conselho da realidade dos jovens, por meio da descentralização das reuniões e da criação de espaços de diálogo com as diferentes juventudes do país.
Na passagem por São Luís, eles já estiveram também na Assembleia Legislativa e visitam nesta sexta-feira (8) o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
Conjuve
O Conselho Nacional de Juventude foi criado pela Lei 11.129 de 30 de junho de 2005 e regulamentado pelo decreto presidencial 5.490 de 14 de Julho de 2007. O Conjuve é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o Governo Federal na formulação de diretrizes da ação governamental, promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.
A organização é formada por representantes do poder público e da sociedade. Pelo poder público, participam 20 membros oriundos de ministérios que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude, representantes do Fórum de Gestores Estaduais, da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude e das entidades municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário