terça-feira, 5 de junho de 2018

Meio Ambiente: Você pode ser a mudança que deseja para o mundo

 
O dia mundial do meio ambiente, dia 05 de Junho, pode ser comemorado com muito orgulho pelos maranhenses, pois já são mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis coletados pelo projeto Ecocemar, no Estado. O projeto da Cemar visa incentivar a cultura da reciclagem e da sustentabilidade em todo o Maranhão, além disso, o projeto ajuda a reduzir o valor da conta de energia de instituições filantrópicas, com a doação do bônus que você ganha ao levar os resíduos recicláveis aos postos.
 
Já são mais de 83 mil pessoas cadastradas, que somam mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak, entre outros, que geraram mais de 1 milhão de reais em descontos na conta de energia de residências e instituições sem fins lucrativos.
 
No estado do Maranhão, várias instituições já foram beneficiadas com o bônus, entre elas a Escola de Cegos do Maranhão, uma instituição que acolhe e educa centenas de deficientes visuais de todo o estado do Maranhão. A Cemar e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão apoiam esta instituição no ECOCEMAR e em outros projetos.
 
Você também pode fazer parte dessa corrente do bem. Veja como funciona o ECOCEMAR e como participar:
1-    Separe os resíduos (limpos e secos);
2-    Procure um dos 23 postos de coleta do Ecocemar: 16 em São Luís, 1 São José de Ribamar, 1 em Santa Inês, 3 em Imperatriz, 1 em Timon e 1 em Caxias;
3-    Com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos, leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca. Você receberá o cartão ECOCEMAR e poderá leva-lo nas próximas entregas;
4-     Após a pesagem, solicite que o desconto seja encaminhado diretamente para conta de energia da Escola de Cegos do Maranhão ou outra instituição cadastrada no projeto. Desta forma as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.
 
Resíduos que são aceitos no ECOCEMAR:
 
Plásticos: Pet (refrigerantes e água mineral); Plástico duro (embalagens de shampoo, detergente, embalagens de margarina, baldes, bacias.) caixas de plásticos, cadeiras e mesas; Plástico filme (sacolas plásticas, embalagens de mantimentos, etc). PVC (canos e forros)
Metais: aço inox, alumínio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro.
Papéis: Branco, misto, Jornal e papelão.
Resíduos orgânicos: óleo de cozinha.
Tetra Pack: caixa de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite, leite condensado, etc.
Resíduos eletrônicos: Somente pilhas, baterias, e sucata de celular. (Descarte apenas em postos fixos. Não gera bônus na conta).
 
Participe do ECOCEMAR e doe seu bônus para a Escola de Cegos do Maranhão, afinal fazer o bem, faz bem para você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário