domingo, 24 de junho de 2018

Programação de São João da Feirinha São Luís movimenta domingo no Centro Histórico

A programação cultural deste domingo foi planejada para fortalecer a diversidade da cultura maranhense

Atrações culturais da Feirinha São Luís neste domingo (24) valorizaram a cultura maranhense
Neste domingo (24), a programação cultural da Feirinha São Luís foi planejada para fortalecer a diversidade da cultura maranhense que é ainda mais perceptível durante o período junino. Nessa 55ª edição, a ação da Prefeitura de São Luís contou com a apresentação do Boi da Lua, Boi Estrela de Bequimão, Companhia Encantar, Grupo Marajunino, e a anfitriã Banda da Feirinha fazendo as honras da casa.
A gestora de beleza, Suelen Saraiva, é uma frequentadora assídua da Feirinha São Luís. "Minhas amigas costumam dizer que aqui é minha casa aos domingos. Eu acho muito interessante esse programa, onde encontramos amigos de infância e amigos da nossa família para tomar um café da manhã. É maravilhoso esse movimento cultural, onde temos a oportunidade de conhecer artistas locais e aproveitar grupos tradicionais. Gerando uma vitrine permanente da nossa cultura para os visitantes do Centro Histórico, e o melhor, com segurança para aproveitar o que é proporcionado", disse.
O Programa Feirinha São Luís nasceu em junho de 2017, executado na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). A ação ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, de 7h as 15h, tendo como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos visitantes a cultura e gastronomia ludovicense.
"Além de ser uma opção de lazer para a população aos domingos, a Feirinha São Luís é uma oportunidade para que agricultores e artesãos possam comercializar seus produtos. O projeto é mais uma estratégia do prefeito Edivaldo para o fortalecimento da agricultura familiar na capital, sendo um canal de escoamento da produção local, contribuindo com a melhoria na renda das famílias produtoras", explica o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
AVANÇOS
Em apenas um ano de existência, a Feirinha movimentou mais de 20 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local, recebendo cerca de 240 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 12 milhões nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da Praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas cerca de 300 apresentações culturais.
Cerca de 100 barracas são distribuídas pela Praça Benedito Leite para compor a Feirinha São Luís, destinadas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário