segunda-feira, 11 de junho de 2018

Vereador Edson Gaguinho entrega mais de 3 toneladas de peixe na Vila Riod

O vereador Edson Gaguinho (PHS) promoveu, no sábado, 9, mais um ato de cidadania e ação social. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato como vereador de São Luís, entregou mais de 3 toneladas de peixe para os moradores na Vila Riod, na região da Cidade Operária.
A ação, segundo Gaguinho, beneficia a população incentivando o consumo de alimentos saudáveis. “O peixe é alimento rico em Omega 3, além disso traz benefícios como melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e reduz a inflamação. Muita gente não tem condições de comprar o pescado e, é por isso, que estamos ajudando essas pessoas. Me sinto privilegiado em poder proporcionar esta ação simples, mas, que possui um enorme valor para essas famílias”, explicou Edson Gaguinho.
As mais de 2 mil famílias que foram beneficiadas avaliaram positivamente a ação do vereador. “Esse peixe chegou em boa hora. Estou desempregada e só meu esposo que trabalha. Como estou sem fonte de renda fico feliz em não precisar comprar peixe. Agradeço ao vereador Edson Gaguinho em no ajudar, ele está fazendo um excelente trabalho como vereador”, contou a dona de casa Francisca Silva.

Estevão Aragão promove discussão sobre o
autismo e anuncia entrega de van para a AMA 
A pedido do vereador Estevão Aragão (PSDB), a Câmara Municipal de São Luís realizou, na sexta-feira (8), o Painel: Situação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Bastante prestigiado, o evento contou com a participação dos vereadores Genival Alves (PRTB), presidente da Comissão de Saúde da Casa, e Francisco das Chagas (PP), do ex-vereador e professor Lisboa, de especialistas na área, além de representantes da Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA-MA), que tem Iomar da Silva como presidente, e do Grupo Ilha Azul, presidido por Luise Winkler.
Na oportunidade, Estevão Aragão anunciou a destinação de uma van de 16 lugares para a AMA. O benefício foi um pedido do parlamentar atendido pelo senador Roberto Rocha (PSDB), por meio da Codevasf. “Uma ação concreta, que tenho certeza que dará uma grande ajuda à associação”, enfatizou o parlamentar.
Antes de dar início ao painel, o vereador lamentou a ausência de representantes dos órgãos públicos municipais e estaduais para discutir o tema e, em seguida, ouviu atentamente os problemas enfrentadas por pessoas com autismo e seus responsáveis.
Eles relataram o preconceito da sociedade em geral e a ausência de políticas públicas por parte dos governos municipal e estadual, o que dificulta ainda mais o acesso a direitos básicos, como Educação e Saúde. A falta de atenção para os autistas que já estão na fase adulta foi outro problema relatado por várias mães.
“Nossos filhos não possuem esses direitos, porque o Estado não facilita e não proporciona esse acesso. Muitos criticam os pais que tiram os filhos da escola, porém as escolas ainda não estão preparadas para ajudar no desenvolvimento e socialização das nossas crianças”, pontuou uma das mães presentes.

Nos encaminhamentos finais da discussão, o vereador Estevão Aragão, que, no ano passado, destinou emenda no valor de R$ 500 mil para a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, garantiu que levará a temática ao conhecimento dos colegas parlamentares e, posteriormente irá elaborar projetos de lei que atendam às necessidades dos autistas e de suas famílias.


Penha participa de audiência
pública da Promotoria Itinerante
O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, na noite da última quinta-feira (07), de audiência pública que marcou o encerramento das atividades da Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante de São Luís na região do São Bernardo, que também engloba os bairros da Forquilha, Vila Brasil, São Cristóvão e Parque Sabiá.
Durante o evento, realizado na União de Moradores do São Bernardo, o parlamentar elogiou a iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça em aproximar a instituição da comunidade e ratificou, mais uma vez, o seu compromisso de continuar trabalhando no sentido de atender as reivindicações dos moradores desta região da capital maranhense.
Raimundo Penha, desde o início do seu mandato, vem promovendo importantes ações em benefício dos moradores destes bairros.
Através de emenda parlamentar de sua autoria, a prefeitura, por meio do programa Educar Mais, reformou e climatizou a Unidade de Educação Básica Emir Justino Ribeiro, no São Bernardo.
Dezenas de ruas da localidade já receberam serviços de asfaltamento e recuperação graças aos requerimentos apresentados pelo vereador no plenário da Câmara Municipal.
Recentemente, Penha e o secretário municipal de Saúde, Lula Filho, estiveram na Unidade Mista de Saúde que serve a região. Na oportunidade, o auxiliar do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atendendo pedido do vereador, anunciou que está em estudo ações de melhoramento da estrutura física do prédio.
No mês passado, Raimundo Penha e o seu colega de partido, vereador Osmar Filho, presidente eleito da Câmara, estiveram na Vila Brasil acompanhados do secretário municipal de Obras, Antônio Araújo.
Eles percorreram todo o trajeto do transporte coletivo e conversaram diretamente com os moradores.
Araújo garantiu aos parlamentares que serviços de recuperação das vias da localidade serão realizados e deu prazo de 30 dias para apresentar o projeto.
“Com o apoio do prefeito Edivaldo, estamos tendo a oportunidade de contribuir para melhorar, cada vez mais, a vida dos moradores desta região de São Luís. Parabenizo o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho, e o promotor de justiça Vicente de Paula por realizarem este importante projeto itinerante e que atendeu bem milhares de ludovicenses”, afirmou o vereador.
Na audiência pública, o promotor Vicente de Paulo Martins apresentou relatório sobre as respostas dadas aos encaminhamentos feitos pela Promotoria Itinerante aos órgãos responsáveis, principalmente os da prefeitura de São Luís.
As principais demandas dos bairros atendidos foram relativas à infraestrutura das ruas, abastecimento de água, saneamento básico, reforma e construção de unidades de saúde e logradouros públicos.


Vereador Ricardo Diniz defende
regulamentação das startups

O vereador Ricardo Diniz (PRTB) tomou a iniciativa ao propor uma ampla
discussão sobre as startups, empresas que atuam na criação de soluções
para incrementar um processo produtivo, por meio da inovação tecnológica.
Em reunião com diretores do SEBRAE-MA, Ricardo Diniz se colocou à
disposição para uma parceria.

O objetivo é criar um Projeto de Lei para regulamentar o funcionamento das
startups, estabelecendo critérios para os incentivos e investimentos,
possibilitando, por exemplo, a dispensa de Alvará de funcionamento e
isenção de alguns tributos para as empresas inovadoras.  “Os investimentos
para a criação de empresas de startups geram imediatamente impostos porque
estão investindo na linha de produção, estão contratando gente e gerando
emprego”, afirmou.

Ricardo Diniz ressaltou a importância de se adotar um modelo que se
enquadre as empresas desse setor, resolvendo as barreiras burocráticas
para a abertura de empresas no Brasil.  "Existe uma corrida no mundo todo
pela automação e inteligência artificial e não podemos deixar que essa
corrida fique distante de São Luis e do Maranhão, uma nova lei vai
favorecer o ambiente de negócios de inovação ", explicou o vereador.


Basileu aplaude o trabalho do pastor
José Ubirajara Viana na Vila Janaína   
A Câmara Municipal de São Luís aprovou, por unanimidade, uma moção de autoria do vereador Basileu Barros (PRTB) solicitando que a Casa legislativa envie aplausos e congratulações ao senhor José Ubirajara Viana, pastor da congregação União Missionária Petencostal do bairro da Vila Janaína.
Na moção que recebeu o apoio de todos os vereadores com assento na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Basileu Ramos reconhece os bons serviços prestados ao longo dos anos pelo grande líder comunitário e religioso, pastor José Ubirajara Viana, no bairro da Vila Janaína e nas demais comunidades adjacentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário