quarta-feira, 4 de julho de 2018

Flávio Dino entrega máquinas para ampliar produção em mais de 60 municípios maranhenses

 
Agricultores familiares de mais de 68 municípios maranhenses foram contemplados com patrulhas agrícolas entregues pelo Governo do Estado. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (3), no Palácio Henrique de La Roque, reuniu prefeitos e representantes de instituições das cidades beneficiadas para entrega de 79 máquinas. As patrulhas são fruto de parceria entre a gestão e deputados estaduais e federais por meio de emendas parlamentares. Até agora, foram entregues 316 patrulhas pela gestão do governador Flávio Dino.
Durante a solenidade, o governador afirmou que o investimento na produção rural agrícola é um dos pilares do desenvolvimento do Maranhão. “Nosso governo tem um olhar diferenciado à produção, às vocações econômicas do nosso estado editando medidas tributárias de benefício ao setor, reduzindo impostos, melhorando a infraestrutura das cidades e ampliando a assistência técnica. É um caminho importante para a economia e seguimos mantendo o apoio e parceria com as prefeituras e movimentos sociais”, pontuou.
 
A capital maranhense também foi contemplada com um equipamento, recebido pelo vice-prefeito Júlio Pinheiro, que no evento representou o prefeito Edivaldo. “É mais um estímulo para um setor importante da economia, que é a produção rural familiar e que reforça a parceria firme do Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Esse apoio promove o aumento da produção com mais qualidade e favorece a ampliação das culturas, contribuindo para o desenvolvimento das famílias produtoras”, reforçou Júlio Pinheiro.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, destacou que a população que vive no campo é a que mais precisa de apoio no Maranhão. “A gestão realizada pelo governador Flávio Dino vem contemplando os municípios com programas importantes como este, que gera emprego e renda às famílias da agricultura familiar”, disse.
As patrulhas agrícolas serão utilizadas para atividades do campo, incluindo cultivo e aragem das áreas rurais. Mais de 1,5 mil produtores serão beneficiados para atividades de roçagem e cultivo de grãos e frutas, dentre outros. Para a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Cedral, Eliane Silve Costa, “a patrulha representa um impulso importante para a atividade rural e vai contribuir para que a produção aumente e mais famílias possam se desenvolver”.
O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho de Sousa, agradeceu o equipamento entregue pela gestão estadual e citou as melhorias que serão proporcionadas. “Vamos utilizar [as patrulhas agrícolas] com as ações do projeto Linha de Produção, que já reúne agricultores familiares e necessitava desse apoio. Com certeza, será de grande benefício para as comunidades que integram o projeto municipal”, disse. A máquina entregue ao município servirá a mais de 800 famílias produtoras de barragem para criação de peixe, cultivo de hortifrutis como tomate, pimentão e milho, além da aragem de terreno.
 
 
Em Araioses, outro município contemplado, a patrulha será utilizada para a produção de mandioca, feijão, milho, arroz, dentre outros. “Essa máquina é um sonho para nós e a primeira que recebemos em mais de cinco décadas da nossa instituição. O governador Flávio Dino ouviu nossa solicitação e nos atendeu. Não teríamos como conseguir esse equipamento para todos os produtores. Só temos a agradecer”, disse o presidente do Sindicato de Produtores, Francisco Batista da Silva, a entidade que ele representa concentra mais de seis mil produtores rurais.
Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de São Luís, Ivaldo Rodrigues; os deputados federais Weverton Rocha, Eliziane Gama, Cleber Verde, Juscelino Filho, Junior Marreca, Deoclides Macedo; os deputados estaduais Marcos Caldas, Marco Aurélio, Levi Pontes, Valéria Macedo; o senador Pinto da Itamaraty; além de prefeitos e representantes dos 68 municípios contemplados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário