segunda-feira, 23 de julho de 2018

Novo recorde do Porto de Itaqui é destaque na imprensa nacional

Página 2: O jornal O Estado de S. Paulo destaca nesta segunda-feira (23) o desempenho positivo do Porto do Itaqui, que é administrado pelo Governo do Maranhão. A reportagem diz que devem ser exportados 8,5 milhões de toneladas de soja e milho neste ano, 6% a mais que em 2017. “No primeiro semestre a movimentação de grãos já foi intensa”, afirma o jornal.
“Enquanto outros portos tiveram suas operações afetadas em junho, por causa da greve dos caminhoneiros e do debate sobre o tabelamento do frete rodoviário, o de Itaqui carregou volume recorde de 1,25 milhão de toneladas da oleaginosa”, acrescenta a reportagem. Boa parte chegou do produto chegou por ferrovias.
Além disso, o Estadão diz que o porto deve se beneficiar das taxas adotadas pela China na importação da soja dos Estados Unidos. Isso traz para o Brasil parte da procura internacional.
Ao jornal, a VLI, que opera um terminal do Itaqui, afirma que a oferta de ferrovias também estimula o avanço da atividade agrícola. “Vimos um crescimento relevante da produção neste ano, especialmente em áreas próximas à Ferrovia Norte-Sul. Quando há infraestrutura, o agricultor produz”, afirma o diretor comercial, Fabiano Lorenzi.
O Porto do Itaqui tem crescido ano a ano desde 2015, sendo responsável por 14 mil empregos. A estrutura tem s
ido modernizada, o que vem atraindo navios de todo o mundo para o Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário