segunda-feira, 23 de julho de 2018

Prefeitura de São Luís realiza cirurgia neuroendoscopia inédita na rede pública municipal

 
A Prefeitura de São Luís realizou, nesta segunda-feira (23), mais um procedimento inédito na rede municipal de Saúde. A neuroendoscopia para tratamento de uma hidrocefalia, denominada de terceiro-ventriculostomia endoscópica, aconteceu no Hospital da Mulher, unidade administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A oferta do novo procedimento é fruto dos investimentos que vêm sendo realizados pela gestão do prefeito Edivaldo no sistema de saúde da capital. Com os investimentos que incluíram melhorias e ampliação da infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e a ampliação dos serviços, o Hospital da Mulher é hoje referência em neurocirurgia.
Para a realização da cirurgia, a Prefeitura de São Luís adquiriu um equipamento de alta tecnologia. O aparelho, considerado pelos especialistas um dos mais modernos, funciona como um GPS, gerando imagens tridimensionais (3D), guiando os médicos através de um visor que aponta a localização da incisão com precisão milimétrica. O procedimento consiste na introdução minimamente invasiva do endoscópio.
O prefeito Edivaldo enfatiza que a saúde é uma das áreas prioritárias para a gestão e reforça que a intenção do poder público municipal é oferecer um atendimento digno à população. "Com muito trabalho e planejamento, estamos avançando cada vez mais na área da Saúde. São investimentos que têm possibilitado a ampliação do alcance dos nossos serviços, permitindo que cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde tenham acesso a um atendimento digno e de qualidade na rede pública", destacou Edivaldo.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, reforça os investimentos que vêm sendo realizados na área. "A vida é o nosso bem mais precioso. Cada paciente que chega na unidade de saúde é uma vida que chega em nossas mãos e nossa intenção é oferecer o nosso cuidado, que vem sendo aprimorado, pois a gestão do prefeito Edivaldo tem priorizado o atendimento com o aperfeiçoamento dos serviços", disse.
A cirurgia para tratamento de hidrocefalia já era realizada na rede municipal de saúde através do método tradicional, com a colocação de um cateter e válvula para drenagem do líquido produzido dentro do cérebro. O neurocirurgião, Gelson Soeira, destacou os benefícios do novo procedimento. "Esse novo procedimento reduz a possibilidade de sequelas ou outras complicações decorrentes de intervenções complexas nessas regiões cerebrais", disse o especialista.
"Hoje, podemos fazer praticamente todos os procedimentos neurocirúrgicos aqui no Hospital da Mulher. Com o apoio da Prefeitura de São Luís, estamos tendo todo o aparato médico e tecnológico para realizar cirurgias cada vez mais complexas", completou o médico, avaliando positivamente os investimentos do poder público municipal na área.
De acordo com o diretor geral da unidade, Deusdede Fernandes, o procedimento vai atender a uma demanda que existe pelo procedimento. "Esse é um procedimento inédito na rede municipal de saúde, nossa proposta é oferecer esse serviço aos pacientes que estão precisando. Esse hospital começou a realmente funcionar na gestão do prefeito Edivaldo e hoje, graças a esse trabalho, somos referência em neurocirurgia", destacou.
O paciente, Rughere Pestana, 24 anos, apresentava sintomas como dor de cabeça persistente e progressiva, tontura, alteração visual e ânsia de vômito. A mãe, Gilcilene Pestana, 44 anos, disse que apesar de ser ansiosa, estava tranquila com o procedimento. "Confio demais nos profissionais que estão conduzindo esse procedimento e dou graças a Deus por tudo estar dando certo, pois eu já não sabia o que fazer com meu filho com tantas dores. Desde que chegamos aqui estamos sendo muito bem atendidos", disse.
MAIS AÇÕES
Outro procedimento novo realizado no Hospital da Mulher é a cirurgia endoscópica de coluna, indicada principalmente para pacientes com hérnia de disco. A técnica, de mínima invasão, possui, entre as vantagens, um tempo menor de recuperação em relação à cirurgia tradicional.
A cirurgia endoscópica de coluna e a terceiro-ventriculostomia endoscópica comprovam os avanços que vêm sendo realizados na saúde municipal, especialmente no Hospital da Mulher, completamente reestruturado na gestão do prefeito Edivaldo. A unidade de saúde passou por reformas estruturais, além da a qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher. O trabalho resultou no reconhecimento, pela Câmara Federal, da unidade como Hospital Amigo da Mulher.
Além disso, desde 2016 o hospital é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. A habilitação confirma que o Ministério da Saúde reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionado maior qualidade no atendimento da rede municipal de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário